Fotos Antes e Depois

Óleo Essencial de Bergamota: Os 17 Benefícios e Usos Fantásticos do Composto

O óleo essencial de bergamota é um excelente óleo do tipo citrino com incríveis propriedades curativas para problemas físicos e emocionais. É feito a partir da casca de um citrino híbrido laranja/limão de nome científico Citrus bergamia ou Citrus aurantium bergamia.

A árvore é nativa do Sudeste Asiático, mas tem sido cultivada de forma mais intensiva em Itália.

O nome da bergamota provém, na verdade, do nome da cidade onde o óleo essencial começou a ser produzido – Bergamo, na região da Lombardia, Itália.

Este óleo cítrico é de natureza diferente de outros óleos essenciais cítricos. Possui uma fragrância quente, picante mas também doce a limão que parece ir direta ao plexo solar, dando um enorme impulso ao seu estado de espírito e à sua confiança.

Óleo Essencial De Bergamota

Conheça alguns dos seus principais benefícios:

Alivia a Depressão e a Dor Emocional

Aproveite as propriedades naturais do composto na melhoria do estado de espírito para aliviar a depressão. Este fantástico óleo melhora o seu humor, afasta esse sentimento de desamparo, eleva o seu estado de espírito e ajuda-o a sentir-se novamente motivado.

Coloque 2 a 3 gotas nas suas mãos, esfregue-as para aquecê-lo e, de seguida, encoste as mãos ao nariz e à boca. Respire lenta e profundamente. Irá sentir o seu estado de espírito a elevar-se e a dor emocional a desaparecer, em poucos minutos.

Esfregue o óleo diretamente no seu abdómen e nos seus pés para obter os mesmos benefícios. Poderá também aplicar uma mistura do composto com um óleo veicular/carreador, como o óleo de argão (argan), na proporção de 50/50.

Se desejar produzir uma incrível mistura equilibradora e elevadora do humor, misture 8 gotas do composto cítrico com 2 gotas de óleo essencial de jasmim e 4 gotas de óleo essencial de salva esclareia.

Coloque algumas gotas desta mistura no difusor de aromas e deixe-o a trabalhar, durante 45 minutos.

Poderá igualmente adicionar esta mistura de elevação do humor a 1 colher de chá de um óleo veicular, como o óleo de coco ou o óleo de jojoba, para obter um óleo de massagem extremamente relaxante.

Óleo Essencial De Bergamota

*Tenha a certeza de que está a comprar um óleo com qualidade alimentar, se o pretender ingerir, ou classificado para terapêutica, se pretender usá-lo em aplicações tópicas ou aromaterapia.*

Reduz o estresse e a Ansiedade

Utilize o composto para aliviar a tensão, a ansiedade e o estresse. Ele estimula a produção de hormonas relaxantes e estimuladoras do humor, como a serotonina e a dopamina.

Deite algumas gotas no seu difusor de aromas ou utilize um queimador de óleos para usufruir das propriedades do óleo.

Irá sentir rapidamente uma sensação de satisfação e tranquilidade.

“Após um dia verdadeiramente mau”, coloque cerca de 10 gotas de óleo em água morna e tome um banho longo e relaxante.

Para obter um relaxamento adicional, adicione algumas gotas de óleo de lavanda à água do banho ou esfregue a parte de trás do pescoço com algumas gotas desse óleo, depois de sair do banho.

O que Procura?
Descubra Como Utilizar o Óleo de Rícino para Tratar a Acne

Estas técnicas são especialmente úteis, imediatamente antes de dormir.

Também poderá beber uma quente e agradável chávena de chá Earl Grey, a fim de consumir o óleo, um dos principais ingredientes deste chá.

Outra opção será colocar algumas gotas de óleo de bergamota de qualidade alimentar  a uma chávena de chá verde descafeinado.

*Se for diabético, tenha cuidado ao ingerir o óleo de bergamota. Ele poderá fazer com que os seus níveis de açúcar no sangue caiam.*

Aumenta os Níveis Hormonais

Coloque 2 a 3 gotas de óleo essencial de bergamota na palma da sua mão, esfregue-as para aquecer o óleo e, de seguida, massaje-o suavemente com a ponta dos dedos sobe as suas têmporas.

Por fim, esfregue também a barriga com o óleo que ficar nas suas mãos.

O óleo estimula a secreção das hormonas que regulam as taxas metabólicas e a insulina.

Poderá também colocar algumas gotas no difusor ou no seu queimador de óleos.

Nota importante: Sempre que escolher utilizar um óleo, certifique-se de que compra compostos de alta qualidade. Lembre-se que, você irá respirar esses óleos! Por isso, a qualidade é muito importante.

Melhora a Digestão

Esfregue 5 gotas do composto nas suas mãos e, de seguida, esfregue-as na sua barriga para que os sucos gástricos fluam.

O seu organismo será capaz de digerir os alimentos que você come de forma mais eficaz, facilitando a sua absorção.

Este óleo também estimula as contrações musculares no interior do abdómen que movem os alimentos e os resíduos ao longo dos intestinos. Neste caso, de forma mais eficiente.

*Não utilize o óleo em crianças muito novas ou caso esteja grávida ou a amamentar.*

Elimina os Parasitas Intestinais

Deite 2 a 3 gotas de óleo essencial de bergamota na palma das suas mãos, esfregue-as uma na outra para aquecer o óleo e, por fim, esfregue a sua barriga para matar os parasitas intestinais.

Poderá repetir este procedimento várias vezes ao dia – logo de manhã ou antes de se ir deitar, por exemplo.

O óleo irá também estimular a rápida passagem dos parasitas mortos ao longo do seu intestino e a sua expulsão completa do organismo.

Reduz as Cãibras e as Dores Musculares

Massaje cerca de 5 gotas do composto cítrico diretamente sobre a fonte/local da dor muscular para obter alívio imediato.

Ele reduz a sensibilidade nervosa no local de surgimento da dor para aliviar a sensação dolorosa.

Pode ser utilizado em todas as dores e distensões musculares e também nas dores de cabeça.

Massaje o óleo na parte inferior das suas costas (lombar), quando sentir dor ou tensão nessa região.

Esfregue-o na região das têmporas e na testa para eliminar as dores de cabeça.

Experimente também misturar 5 gotas deste, com óleo de incenso e lavanda com uma colher de sopa de óleo de amêndoas doces.

Esfregar esta mistura nas áreas dolorosas reduz a dor e melhora o seu estado de humor.

Trata Irritações da Pele

Alivie e ajude a curar as irritações da pele, o eczema e a psoríase com uma gaze ou uma bola de algodão embebidos em 5 gotas deste composto. Basta esfregar o óleo nas áreas de irritação da pele para obter um alívio rápido.

O que Procura?
Óleos Essenciais Para a Disfunção Erétil

Para ficar totalmente curado, coloque cerca de 10 gotas de óleo numa banheira cheia de água e tome um bom banho.

*Não ingira o óleo de bergamota se tiver um deficiência de potássio. A sua ingestão poderá piorar essas baixas quantidades, provocando contraturas musculares e câimbras.*

Reduz e Elimina as Cicatrizes

Pincele o óleo diretamente sobre as cicatrizes presentes na pele, algumas vezes por dia. Este óleo fará desaparecer qualquer tipo de cicatriz, especialmente as causadas pelo acne.

Ele também diminui o tom de pele, estimulando a produção uniforme de melanina. Poderá utilizá-lo uma ou duas vezes por dia, depois de lavar a pele com uma loção de limpeza suave.

*O óleo essencial de bergamota provocou reação fototóxica em algumas pessoas. Evite a exposição direta ao sol, após a sua aplicação. Use roupas que cubram toda a pele e/ou protetor solar e utilize um chapéu para dar sombra ao seu rosto.*

Acelera a Cicatrização das Feridas

Aplique o óleo essencial de bergamota sobre as feridas do herpes, úlceras e aftas para acelerar a cicatrização das mesmas.

As suas propriedades antibacterianas ajudam a pele a curar-se de forma mais rápida.

Utilize um pedaço de gaze, uma bola de algodão ou um cotonete para aplicar o composto sobre as lesões referidas, após limpar suavemente a área com uma loção de limpeza suave.

Trata Infecções Fúngicas

Utilize as propriedades antifúngicas do óleo de bergamota para tratar infecções fúngicas. Poderá utilizá-lo para tratar as tinhas (tineas) e o pé-de-atleta, assim como infecções fúngicas internas.

Tome um banho com cerca de 10 gotas do composto, aplique-o diretamente sobre as áreas infetadas ou experimente a seguinte mistura:

Misture óleo de bergamota com óleo de laranja, 2 gotas de cada, em 1/2 colher de chá de óleo de coco e aplique-a diretamente sobre a área infetada.

Trata Infecções no Rim, Trato Urinário, Intestino Delgado, e Cólon

Utilize uma aplicação tópica do composto para tratar infecções nos rins/ trato urinário e nos intestinos/cólon.

Coloque 10 gotas na água da sua banheira e tome um banho longo e relaxante.

Misture algumas gotas deste com uma colher de chá de óleo de coco e massaje a mistura produzida na pele da garganta, rins, estômago e intestinos, incluindo a região abdominal inferior, algumas vezes por dia.

Baixa os Níveis de Colesterol

Fruto Bergamota, Citrus Bergamia ou Citrus Aurantium Bergamia

Tome 1.000 miligramas de bergamota diariamente para reduzir os seus níveis de colesterol.

Terá de tomar o suplemento em cápsulas ou comprimidos para este efeito. Poderá comprar cápsulas de 500mg online, com alguma facilidade.

Com base nos resultados de 77 pacientes que tomaram bergamota no âmbito de um estudo clínico, o seu colesterol deverá diminuir dentro de um mês, com o uso desta suplementação.

Se já está a tomar medicamentos para baixar o colesterol, fale com o seu médico antes de começar a tomar um suplemento de bergamota.

Elimina o Congestionamento nasal

Coloque 5 gotas de óleo essencial de bergamota na palma das mãos, esfregue-as e coloque-as sobre o nariz e boca, respirando o aroma.

O que Procura?
Óleo Essencial de Gengibre: 6 Benefícios Medicinais Incríveis, Usos e Como Fazer em Casa

Este tratamento natural ajudará a eliminar o congestionamento dos seios nasais e do peito.

Utilizar um difusor para difundir algumas gotas do composto também poderá ajudar.

Misture 5 a 6 gotas de óleo com uma colher de chá de óleo de coco e esfregue a mistura na garganta e no peito.

Também poderá escolher entre beber uma chávena de chá Earl Grey ou adicionar 1 a 2 gotas de bergamota de grau alimentício ao seu chá favorito.

Diminui a Febre

Também pode utilizar o óleo para baixar a febre. O composto produz este efeito aliviando os níveis de stresse e incentivando a secreção de algumas hormonas.

Basta colocar algumas gotas no difusor ou queimador de óleos, quando estiver com febre. Irá sentir-se melhor em pouco tempo!

Previne as Infecções Bacterianas e o Tétano

Aplique o óleo essencial de bergamota sobre feridas recentes para prevenir infecções bacterianas e o tétano.

As propriedades antibacterianas e antissépticas deste óleo essencial matam as bactérias, antes que elas possam se multiplicar.

Deite 5 gotas de óleo a um pedaço de gaze ou numa bola de algodão e esfregue-o diretamente sobre a ferida.

Combate as Cáries Dentárias

Use o óleo essencial de bergamota para reduzir as infecções em dentes partidos ou rachados e em dentes chumbados que se partiram, locais onde os germes trabalharam o seu trajeto até ao interior do dente.

Coloque 2 a 3 gotas de óleo essencial nas palmas das suas mãos, mergulhe o dedo indicador no óleo e, de seguida, esfregue-o ou friccione-o sobre o dente.

Poderá também utilizar um cotonete de algodão para aplicar o óleo, se preferir.

É possível ainda deitar algumas gotas de óleo essencial de bergamota a um copo de água morna e bochechar a boca com ela ou até deitar algumas gotas de óleo na sua pasta dentífrica.

Funciona como Desodorizante

Para terminar, saiba que também pode usá-lo como um desodorizante. As suas propriedades antibacterianas e a sua fragrância fresca a citrinos deixarão as suas axilas com um cheiro fresco, durante todo o dia.

Poderá adicionar 2 a 3 gotas de óleo ao seu desodorizante atual, se ele for líquido.

Poderá também colocar simplesmente algumas gotas de óleo essencial de bergamota em cada axila ou, se preferir, misturar algumas gotas do composto com um óleo veicular de absorção rápida, como o óleo de argan.

O melhor será colocar o óleo nas suas axilas, logo após o banho.

Sente que esta lista foi útil para si? Eu confesso que fiquei fascinado, ao estudar este maravilhoso óleo essencial à base de citrinos, que é utilizado na medicina ayurvédica há vários séculos.

Não se trata apenas de mais um óleo essencial de citrinos. Ele possui algumas propriedades curativas extremamente úteis que outros óleos cítricos não possuem.

Esperamos que após esta leitura comece realmente a usufruir deste composto e a aproveitar todos os seus benefícios surpreendentes.

Agradecia que nos deixasse o seu comentário a contar a sua experiência pessoal com o óleo essencial de bergamota.

E, não se esqueça de partilhar o artigo, para que outras pessoas possam igualmente ficar a conhecer todos os usos deste fantástico óleo essencial.

Referências

http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/jf051847n
https://books.google.com/books?id=RSiTAAAAQBAJ
http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3109/
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1750-3
http://pubs.acs.org/doi/abs/10.1021/jf803489p
https://www.google.com/patents?id=UjI5AAAAEBAJ
https://books.google.com/books?id=uCDMQZnUVMUC
http://www.actahort.org/books/679/679_7.htm
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ptr.1968/abstract
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1038/sj.bjp.0707237/full

07. novembro 2017 by Rui

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *