Fotos Antes e Depois

8 Usos e Benefícios do Óleo Essencial de Cardamomo (Elettaria cardamomum)

O óleo essencial de cardamomo, extraído das sementes da planta (Elettaria cardamomum) tem sido utilizado terapeuticamente, há vários anos, para ajudar a aliviar as náuseas, a tosse, os resfriados, a indigestão, as dores de cabeça, a inflamação, as dores musculares e os problemas respiratórios, além de melhorar a função renal e combater algumas queixas e doenças do sistema reprodutor.

Sementes De Cardamomo (Elettaria Cardamomum)

Semelhante ao óleo de gengibre, o óleo essencial de cardamomo é muito poderoso no que se refere à capacidade de acalmar o estômago, tornando-o extremamente benéfico para os enjoos matinais despoletados pelo movimento.

O óleo de cardamomo é destilado a vapor, a partir das sementes da planta Elettaria cardamomum, e exibe um aroma/sabor a menta, fresco e picante, tornando-o suave e emocionalmente edificante.

É um excelente óleo essencial para melhorar os níveis de concentração e diminuir o nevoeiro mental e a fadiga.

Devido à sua percentagem notável de um composto chamado acetato de terpenila, atua como um poderoso agente contra os radicais livres de oxigénio e possui fortes propriedades antibacterianas.

O cardamomo também contém um composto chamado 1,8-cineol, que mostrou ser altamente benéfico durante a estação do frio e da gripe, devido à sua capacidade antimicrobiana.

Além de todos os notáveis benefícios anteriormente ​​referidos, o óleo também foi utilizado como um agente antiespasmódico, analgésico eficaz e eliminador do mau hálito.

O composto pode ser aplicado topicamente, difundido de forma aromática ou utilizado internamente.

Aplique-o topicamente, adicionado a um óleo veicular, sobre pontos reflexos ou diretamente sobre a região das queixas.

Para utilizar internamente, coloque uma gota debaixo da língua ou use-o como tempero/aromatizante, ao cozinhar.

8 Usos do Óleo Essencial de Cardamomo

Óleo Essencial De Cardamomo (Elettaria Cardamomum)

Suporte digestivo

O óleo ajuda a tranquilizar e a promover a digestão saudável e também pode ajudar a combater a perda de apetite. Coloque 1 gota debaixo da língua ou aplique o óleo topicamente na região abdominal.

O que Procura?
Óleo de Gaultéria Alivia músculos, Gripe e Má digestão

Suporte menstrual e à Síndrome Pré-menstrual

Aplique 3 gotas, com um óleo veicular, sobre o seu abdómen para ajudar a aliviar o desconforto associado ao ciclo menstrual e à síndrome pré-menstrual.

Dor de Garganta, Tosse e Sintomas de Resfriado

O cardamomo disponibiliza um “óleo de aquecimento” que, quando é topicamente aplicado no tórax, pode ajudar a combater os sintomas do resfriado.

Suporte aos Enjoos Matinais

Demonstrou-se que este óleo essencial bloqueia as vias do recetor que desencadeia as náuseas, o que poderá ser útil para combater os enjoos matinais, durante a gravidez.

Misture 1 gota do óleo de hortelã-pimenta com 1 gota do óleo de cardamomo e 3 gotas do óleo essencial de lavanda. De seguida, aplique a mistura na parte de trás do seu pescoço e atrás das suas orelhas.

Afrodisíaco Natural

O óleo destas sementes pode também estimular e despertar os sentidos, enquanto aquece e relaxa o corpo, o que o torna bastante útil na impotência, na disfunção erétil e na perda de libido. Difunda ou aplique 1 gota topicamente, misturando o óleo de cardamomo a um óleo veicular.

Desconforto Muscular e Articular

Devido às propriedades antiespasmódicas, anti-inflamatórias e analgésicas do cardamomo, poderá utilizá-lo para ajudar a aliviar os sintomas músculo-esqueléticos. Aplique topicamente na região das queixas.

Hálito Fresco e Saúde Oral

Devido às suas propriedades antissépticas e antimicrobianas, provou-se que o composto mata as bactérias que causam mau hálito. Misture 2 gotas com água e utilize a mistura como um elixir oral.

Promoção da Clareza Mental

Devido às propriedades estimulantes e revigorantes do cardamomo, poderá utilizá-lo para limpar a mente e promover a clareza de raciocínio. Aplique 1 gota topicamente na região posterior do pescoço.

Cuidados a ter

A diluição, com um óleo veicular/transportador, é recomendável, pois o composto pode causar reações alérgicas nos indivíduos que possuem peles sensíveis.

Não aplique no rosto das crianças ou dos bebês.

Ao usar qualquer óleo essencial, especialmente para aplicação interna (ingestão interna), utilize apenas óleos essenciais de alta qualidade que sejam 100% certificados e de grau terapêutico, para se certificar que está a beneficiar de um óleo puro e não um óleo com substâncias químicas ou toxinas, indesejadas e prejudiciais para a saúde.

O que Procura?
8 Óleos Essenciais para um Alívio Rápido da Dor de Garganta

Pensamentos finais

  • O óleo essencial de cardamomo é conhecido por ajudar a aliviar as dores no estômago e a indigestão.
  • Tem um aroma a menta, fresco e revigorante.
  • É um tempero extremamente versátil, amplamente utilizado em culinária.
  • Pode ser utilizado para ajudar a aliviar os sintomas do resfriado e o desconforto músculo-esquelético.
  • Ajuda o corpo a eliminar o desperdício dos rins.

Referências

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3953654/
https://books.google.co.in/books?id=aUHGyCqvSxgC
https://www.herbwisdom.com/herb-cardamom.html

07. novembro 2017 by Rui

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *