Óleo Essencial de Jasmim: 7 Benefícios Poderosos para a Saúde, Pele e Cabelo

O óleo essencial de jasmim tem uma excelente reputação como afrodisíaco. Mas este óleo precioso pode fazer muito mais pela sua saúde. Use e abuse do óleo de jasmim para melhorar o seu humor, reduzir a ansiedade, aliviar as dores musculares e os sintomas da menopausa.

óleo Essencial De Jasmim

Além disso, o óleo de jasmim também pode funcionar na sua pele e no seu cabelo, ajudando a hidrata-los, a acalmá-los e a nutri-los. Uma massagem com óleo de jasmim pode reduzir a dor durante a primeira etapa do trabalho de parto.

Quem consegue resistir ao perfume arrebatador e inebriante do jasmim (nome científico: Jasminium officinale), uma das maiores estrelas da indústria das fragrâncias?

Enquanto o óleo de jasmim é reconhecido como uma substância afrodisíaca, sabia que ele também pode fazer maravilhas à sua saúde em geral?

Ele contém substâncias como o acetato de benzilo, farneseno, benzoato, indol, linalol e antranilato de metilo que podem ter vários efeitos benéficos no seu corpo. (1)

Como é feito/obtido o óleo de jasmim?

O óleo de jasmim é obtido a partir das flores de jasmim, através de um demorado processo de enfleurage, no qual as flores são deixadas num leito de gordura que é infundida com os óleos voláteis do jasmim.

Estima-se que são necessárias cerca de 8 milhões de flores de jasmim para produzir em torno de 1kg de óleo de jasmim. Isto é o que torna o óleo de jasmim tão especial e, sim, bastante caro!

Aqui fica um resumo do que este precioso óleo pode fazer por si:

  • Alivia as dores musculares
  • Melhora o seu humor
  • Diminui a ansiedade
  • Alivia os sintomas da menopausa
  • Nutre a sua pele
  • Alisa os cabelos frisados
O que Procura?
9 Benefícios e Usos do Óleo Essencial de Cúrcuma (Turmérico, açafrão-da-terra...)

Os vários benefícios do óleo de jasmim

Oleo Essencial De Jasmim

Alivia as dores musculares

Os músculos doridos podem ser um grande infortúnio mas o perfumado jasmim pode ser capaz de o ajudar com esse problema.

Pensa-se que linalol, um químico terpeno alcoólico presente nas flores de jasmim, tenha um papel benéfico no alívio deste sintoma.

Investigadores provaram que o óleo essencial de linalol extraído do jasmim tem propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias. (2)

Como utilizar: Deite duas gotas de óleo de jasmim em 1ml de azeite e depois use esta mistura de óleos para massajar suavemente os seus músculos doridos.

Poderá também adicionar duas gotas de óleo de jasmim à água quente do banho e mergulhar nela ou aplicar uma compressa quente com duas gotas de óleo de jasmim na área afetada para aliviar a inflamação e a dor.

Melhora o estado de humor

O óleo de jasmim é largamente utilizado em aromaterapia graças aos seus efeitos animadores e energéticos.

Estudos realizados aos efeitos do óleo de jasmim provaram que ele tem a capacidade de estimular o sistema nervoso e aumentar a energia das ondas beta do cérebro que estão envolvidas na capacidade cerebral de se envolver ativamente em tarefas mentais.

Os participantes de um estudo conseguiram ainda descobrir que o óleo de jasmim aumenta os sentimentos de bem-estar, de alerta e de romance! (3)

Como utilizar: Deite 1 gota de óleo essencial de jasmim num difusor e inale a sua fragrância estimulante.

A quantidade ideal a aplicar será 1 gota por cada metro quadrado da divisão da casa em que ele é usado ou do espaço disponível para ele se espalhar.

Reduz a ansiedade

Você costuma ser uma pessoa nervosa? O cheiro do jasmim talvez seja capaz de o acalmar! Estudos laboratoriais descobriram que um químico perfumado conhecido por Vertacetal-coeur, presente no jasmim, é capaz de reforçar os efeitos do neurotransmissor GABA.

O GABA é um neurotransmissor inibitório que ajuda a controlar a sobrexcitação no cérebro mas, quando está presente em pequenas quantidades, associa-se à ansiedade. Por isso, um bafo de óleo de jasmim poderá fazer maravilhas aos seus níveis de ansiedade. (4)

O que Procura?
Podem os Óleos Essenciais Agir Como Analgésicos para as Dores?

Como utilizar: Deite óleo de jasmim num difusor e inale.

Alivia os sintomas da menopausa

A menopausa pode ser uma altura difícil para muitas mulheres com sintomas como mudanças de humor, depressão, afrontamentos de calor e suores nocturnos.

Se estiver à procura de um remédio natural para a ajudar durante este período, o óleo de jasmim poderá ser a escolha mais acertada.

Tal como um estudo provou, o uso de óleo essencial de jasmim na realização de massagens de aromaterapia, em conjunto com óleos essenciais de lavanda, de gerânio rosa e de rosas, uma vez por semana, durante 8 semanas, permitiu aliviar sintomas como a dor, os afrontamentos de calor e a depressão. (5)

Como utilizar: Deite 6 a 8 gotas de óleo de jasmim na água do seu banho e instale-se para um longo e relaxante banho de emersão.

Poderá também combinar o óleo de jasmim com outros óleos essenciais para fazer um óleo de massagem perfumado que a irá ajudar com os sintomas da menopausa.

Tente esta receita, por exemplo: misture os óleos essenciais de gerânio rosa, lavanda, jasmim e rosas numa proporção de 2:4:1:1 com óleo de amêndoa diluído (90%) e óleo de onagra (10%). De seguida, massaje as suas costas, os seus braços e o seu abdómen com este óleo.

 Alivia a dor durante o trabalho de parto

A dor durante o trabalho de parto pode ser uma preocupação significativa para as mulheres que estão prestes a dar à luz.

Se anda à procura de uma forma natural de facilitar essa situação, tente uma massagem com óleo de jasmim. Um estudo realizado em 40 mulheres descobriu que uma massagem com óleo de jasmim é eficaz a reduzir a dor na primeira fase do trabalho de parto.

Também vale a pena notar que uma simples massagem, por si só, foi considerada benéfica para as mulheres em trabalho de parto pois consegue reduzir a ansiedade e melhorar a dor através da estimulação da libertação de endorfinas, hormonas que trabalham como analgésicos naturais.

O que Procura?
Óleo Essencial de Lavanda: 34 Benefícios e Usos Medicinais

Os especialistas acreditam que o óleo de jasmim é especialmente adequado para uso durante o trabalho de parto, uma vez que permite reduzir os espasmos e a dor. (6)

Como utilizar: Massaje a parte inferior das costas com óleo de jasmim diluído, durante a primeira fase do trabalho de parto.

Nutre a pele

Pele Saudável E Nutrida

Acredita-se que o óleo de jasmim tenha propriedades calmantes, hidratantes e cicatrizantes, o que o torna especialmente benéfico para peles secas e sensíveis.

De acordo com alguns especialistas, pode também ajudar as pessoas que têm dermatite/eczema, uma doença da pele caracterizada pela inflamação.

Como utilizar: Deite 2 a 3 gotas de óleo de jasmim na sua loção ou no seu gel de limpeza facial e use todos os dias. Poderá também misturar algumas gotas de óleo de jasmim com óleo de coco, aplicar na pele e deixar durante algum tempo.

Por fim, enxagúe com uma delicada lavagem facial.

Alisa os cabelos frisados

O óleo de jasmim consegue bloquear a humidade, hidratar o cabelo seco e dominar o frisado. Pode até acalmar o seu couro cabeludo! Alguns especialistas afirmam que ele também é benéfico para o crescimento capilar, apesar de tal ideia carecer ainda de validação científica. (7)

 Como utilizar: Pode adicionar óleo de jasmim a um tratamento com óleos quentes, massajar o seu couro cabeludo com o óleo ou até usá-lo na lavagem do cabelo.

Cuidados, Efeitos Colaterais: Uma palavra de alerta

Apesar do óleo de jasmim ter vários benefícios entusiasmantes, ele também pode suprimir a produção de leite e alterar as contracções uterinas. Por isso, é melhor evitá-lo durante a gravidez ou enquanto você estiver a amamentar o seu bebê.

Referências

http://link.springer.com/content/pdf/10.1007/978-3-642-18659-2_10.pdf#page-1
http://link.springer.com/protocol/10.1007/978-1-60327-114-1_12#page-1
http://link.springer.com/article/10.1023/A:1005806232005#page-1
http://ijipls.com/uploaded/journal_files/110809070812.pdf
http://umpir.ump.edu.my/577/
http://umpir.ump.edu.my/580/
http://nopr.niscair.res.in/handle/123456789/8121
http://books.google.com/books?id=2q7bPn4pgxIC
http://informahealthcare.com/doi/abs/10.3109/13880208809053923



30. julho 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *