Óleo Essencial de Manjericão: Combate bactérias, resfriados e Mau Odor

O óleo essencial de Manjericão, derivado da planta de nome científico Ocimum basilicum, é geralmente usado para realçar o sabor de muitas receitas. No entanto, os seus usos e benefícios vão muito além do mundo da culinária.

óleo Essencial De Manjericão

Nos dias atuais, o óleo essencial de manjericão (por vezes chamado de “óleo de manjericão Maria Bonita ou óleo de Alfavaca“) é utilizado para curar feridas e diversas infecções, como agente calmante para combater a inflamação, reduzir a fadiga adrenal, e tratar doenças nervosas e musculares.

Foi usado durante anos como anti-inflamatório natural, antiviral, antibiótico e diurético, na medicina tradicional Indiana e Asiática.

No século 16 as folhas do manjericão eram usadas para tratar enxaquecas e infecções pulmonares, e há alguns séculos atrás, as mulheres italianas usavam-no para atrair possíveis pretendentes.

Benefícios do Óleo Essencial de Manjericão

A espécie de manjericão Ocimum basilicum L. (conhecido também como Manjericão-de-folha-larga e manjericão doce) pertence à família Lamiaceae, que inclui cerca de 200 espécies de diferentes variedades de manjericão cultivadas em todo o mundo!

É uma erva naturalmente doce, quente e picante, e o seu óleo essencial pode ser usado de várias formas, tanto interna como topicamente.

Os benefícios dos óleos essenciais do manjericão incluem:

É a solução perfeita para infecções da bexiga, diabetes, tensão nervosa, fadiga mental, melancolia, enxaqueca e depressão, indigestão, obstipação, dores de estômago e flatulência, constipação, gripe, tosse convulsa, asma, bronquite, sinusite, artrite, feridas, lesões, queimaduras, hematomas e cicatrizes.

O manjericão fresco é bastante benéfico e uma excelente forma de adicionar sabor a receitas, no entanto o óleo essencial de manjericão é muito mais concentrado e potente.

Os compostos encontrados no óleo de manjericão são destilados a vapor a partir das folhas, caules e flores frescas de manjericão, para formar um extrato rico em antioxidantes e outros fitoquímicos benéficos à saúde.

O resultado final é uma fórmula eficaz e completamente natural que ajuda a tratar doenças cardiovasculares, problemas musculares, emocionais e imuno-relacionados. (1)

O caráter aromático de cada tipo de manjericão é determinado pelo genótipo exato da planta e os principais compostos químicos.

O Óleo essencial de manjericão (extraído do manjericão doce (Ocymum basilicum) consiste principalmente de monoterpenos e fenilpropanóides.

Dos 25 componentes ativos encontrados no óleo essencial de manjericão que abrangem cerca de 98,6 por cento do total do óleo, os componentes em maior destaque incluem o Metileugenol (também conhecido por alilveratrol ou allylveratrol) (39,3 por cento) e o Estragol (38,3 por cento).

De acordo com uma matéria publicada em 2014 pelo Department of Phytochemistry at the Indian Council of Medical Research, o óleo de manjericão é utilizado como tratamento natural para dores de cabeça, tosse, diarreia, constipação, verrugas, verminoses, defeitos renais e muitas outras patologias. (2)

Os benefícios do manjericão incluem também a capacidade de combater bactérias, maus odores nos alimentos e na pele, podendo ser encontrado em alimentos comercializados, bebidas, produtos dentais, bucais, e perfumes.

Os Óleos do manjericão (Ocimum basilicum) e os Óleos de manjericão sagrado, também conhecido como tulsi (Ocimum tenuiflorum) são diferentes em termos de composição química, no entanto têm alguns usos em comum. Tal como o manjericão-de-folha-larga (Ocimum basilicum), o manjericão sagrado (Ocimum tenuiflorum) também ajuda a combater bactérias, fadiga, inflamações e infecções.

14 Usos do óleo Essencial de Manjericão

Manjericão

Antibacteriano e antifúngico

O Óleo de manjericão tem atividade anti-microbiana contra uma vasta gama de bactérias de origem alimentar, leveduras e bolores. Quando avaliados os seus efeitos contra seis formas de bactérias e três cepas de fungos, os pesquisadores encontraram uma inibição positiva a todas as estirpes. (3)

O que Procura?
8 Óleos Essenciais para um Alívio Rápido da Dor de Garganta

Podemos usar o óleo de manjericão em casa para remover bactérias existentes na cozinha e casas de banho, evitar contaminações, e purificar o ar.

Use um difusor de aromas ou combine o óleo com água e use um vaporizador para espalhar todos os benefícios do óleo pelas superfícies da sua casa.

Tratamento Natural para Resfriados e Gripes

Uma vez que ajuda a limpar o corpo de bactérias e vírus, enquanto luta contra a inflamação, dor e fadiga, pode usá-lo sempre que se sentir-se doente.

Use um difusor de aromas para espalhar os benefícios do óleo por toda a casa, adicione uma ou duas gotas a um banho de vapor, ou realize uma massagem usando o óleo de eucalipto e o óleo de manjericão (excelente para massagear o peito e abrir as passagens nasais). É sem dúvida um remédio natural maravilhoso para resfriados.

Ambientador

O manjericão é a escolha perfeita para eliminar bactérias causadoras de mau cheiro e mofo, em casa, no carro, em eletrodomésticos e móveis. Na verdade, a palavra manjericão do gênero Ocimum, é derivada da palavra grega que significa “Tem Cheiro“.

Tradicionalmente, na Índia, é muito utilizado na cozinha, para eliminar odores e limpar equipamentos de cozinha.

Combine o óleo de manjericão com bicarbonato de sódio para remover manchas e bactérias de panelas, frigideiras…; ou pulverize o banheiro, chuveiro ou outras zonas problemáticas….

Intensificador de sabor

O óleo de manjericão tem um aroma e sabor característicos, apreciados em muitas receitas. Em vez de usar o manjericão fresco, adicione uma ou duas gotas de óleo a sucos, smoothies, molhos ou temperos. Desta forma não só vai dar à sua cozinha um aroma mais fresco, como também vai reduzir o risco de contaminação dos alimentos!

Relaxante Muscular

Útil para aliviar músculos cansados ou doloridos. Podemos esfregar algumas gotas de óleo essencial de manjericão juntamente com óleo de coco, nos músculos ou articulações inchadas e dolorosas. Para ajudar ainda mais a relaxar as áreas mais tensas e sentir um alívio imediato, tente realizar um banho de imersão quente com sais de Epsom, óleo de lavanda e óleo de manjericão.

Remédio Caseiro para infecção no ouvido

O Óleo de manjericão é usado na medicina ayurvédica como remédio natural para infecções dos ouvidos há séculos. Esfregar uma combinação de óleo de coco, manjericão e incenso (também conhecido por Olíbano e Frankincense (Boswellia Carterii), atrás das orelhas e nas partes inferiores dos pés podem acelerar o tempo que leva para se recuperar de infecções de ouvido enquanto também reduz a dor e inchaço.

Conheça 9 Remédios Caseiros para infecção do ouvido

Pasta de dentes caseira

Para remover bactérias e maus odores da boca, adicionar algumas gotas de óleo de manjericão puro no seu anti-séptico bucal ou creme dental. Ao fazê-lo está também a proteger os seus dentes e gengivas das dores de dente, úlceras, feridas e bolhas virais.

Aumentar a Energia e Melhorar o Humor

A inalação do aroma do Manjericão ajuda a restaurar o estado de alerta mental e a combater a fadiga, já que é, naturalmente, um estimulante que funciona sobre o sistema nervoso e córtex adrenal.

É benéfico para reduzir sintomas como lentidão, confusão mental, dores musculares e Mau Humor, que vêm junto com fadiga adrenal ou fadiga crônica.

Difunda o óleo essencial por toda a casa, inale diretamente do frasco, ou coloque algumas gotas em seus pulsos, peito e costas para curar a fadiga adrenal de forma Natural.

Repelente de insetos

À semelhança de outros óleos essenciais, incluindo o óleo de citronela e o óleo de tomilho, os óleos voláteis encontrados no manjericão podem repelir os mosquitos e evitar picadas de insetos. Para fazer um repelente caseiro ou loção anti-mosquitos, dilua algumas gotas de óleos essenciais de manjericão num óleo transportador (carreador), e massaje na pele, conforme necessário, ou no local onde foi mordido.

Tratamento Caseiro para infecções do trato urinário

Sendo o óleo de manjericão, antibacteriano, antiviral e desinfetante, ajuda a desintoxicar o sistema urinário e digestivo, podendo acelerar o processo de cura das infecções mais dolorosas, tornando-se um remédio caseiro bastante eficaz para infecções da bexiga e infecções do trato urinário (UTI).

Conheça » 15 Remédios Caseiros para combater Retenção Urinária

Remédio Caseiro para Acne e borbulhas no rosto

Erupções na pele são causadas por bactérias? Pele extremamente oleosa? Infecções bacterianas na pele do rosto? O óleo de manjericão pode ser o seu melhor aliado como remédio caseiro no combate destes problemas. Use uma bola de algodão limpa, e aplique, uma ou duas gotas de óleo de manjericão juntamente com coco ou óleo de jojoba à área afectada, uma ou duas vezes por dia.

O que Procura?
19 Óleos Essenciais para Artrite, Dores e Rigidez nas Articulações

Melhora a Digestão

Como diurético, o óleo de manjericão ajuda a aumentar a produção de urina, o que ajuda a reduzir a retenção de água, inchaço desconfortável e problemas digestivos.

É também um antiespasmódico (relaxante muscular) bastante eficaz, podendo atuar na redução das cólicas associadas com qualquer doença, problemas de estômago causados por alimentos aos quais o organismo é sensível, e na redução dos sintomas causados pela Síndrome de tensão pré-menstrual ( Espasmos musculares (Cãibras), sensação de inchaço, distensão abdominal, prisão de ventre).

Algumas pessoas acham-no também útil para ajudar a aliviar naturalmente, náuseas e enjôos.

O Óleo de manjericão puro pode ser tomado internamente, adicionando uma ou duas gotas em água quente, no seu chá preferido. Se preferir pode apenas inalar o seu aroma ou massaja-lo diretamente nas áreas doloridas como o abdômen e região lombar.

Alivia o Estresse Mental

O Óleo de manjericão é também conhecido pela sua capacidade em oferecer Felicidade, Esperança e dar Novas Energias, o que o torna extremamente útil na redução dos sintomas de ansiedade, medo ou nervosismo.

Foi/É Usado na aromaterapia há séculos para ajudar as pessoas a lidar com os devaneios (descritos em pessoas com transtorno bipolar, transtornos de ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo), pensamentos negativos e sentimentos avassaladores.

Basta adicionar ao difusor de aromas 2 a 3 gotas de Óleo Essencial de Manjericão para relaxar e descontrair, corpo e mente.

Também funciona muito bem no alívio rápido da dor de cabeça. Massaje uma ou duas gotas juntamente com um óleo carreador (transportador) nos seus pés ou na zona das glândulas supra-renais, todas as noites. Veja a imagem abaixo para conhecer a localização das Glândulas Supra Renais (adrenais).

Localização Das Glândulas Supra Renais

Tratamento Caseiro para dar Brilho no Cabelo

Para retirar o excesso de oleosidade acumulada no seu cabelo e conseguir aquele brilho que toda a mulher gosta, adicione uma ou duas gotas de óleo de manjericão ao seu Shampoo. Para remover bactérias, gordura e resíduos naturalmente, também pode misturá-lo com bicarbonato de sódio e vinagre de maçã.

Pesquisas e Estudos Sobre o Óleo Essencial de Manjericão

óleo Essencial De Manjericão Para Consumo Terapêutico

O manjericão é considerado uma planta sagrada na Índia (4). O seu óleo essencial é uma fonte incrível de antioxidantes, agentes antibacterianos e compostos anti-inflamatórios.

Entre os fitoquímicos protectores encontrados nos óleos voláteis do manjericão estão os: Terpinoleno (7,7 por cento), Eugenol (4,5 por cento) e o Cubenol (1,9 por cento).

Com base na análise dos diferentes óleos de manjericão, os pesquisadores classificaram os quatro grandes quimiotipos que são responsáveis pela maior parte das actividades de promoção da saúde: (1) Estragol (Estragole, p-allylanisole, methyl chavicol), (2) Linalol (3,7-dimetil-octa-1,6-dien-3-ol), ( 3) Metileugenol (alilveratrol ou allylveratrol), (4) Cinamato de Metilo (Methyl cinnamate) e também mitos outros subtipos.

As pesquisas mostram que o óleo de manjericão é capaz de inibir fortemente as bactérias resistentes aos medicamentos e várias formas de fungos capazes de causar infecções.

Um estudo publicado no International Journal of Antimicrobial Agents mostra que o óleo de manjericão, juntamente com outros óleos vegetais, incluindo o óleo de anis e o funcho (ou erva-doce), demonstra propriedades inibitórias contra estirpes de bactérias poderosíssimas, incluindo a Listeria monocytogenes e a Salmonella enteritidis (uma subespécie da Salmonella enterica). (5)

O óleo de manjericão contém ácido benzóico e Metilparabeno, 2 compostos que são naturalmente capazes de combater microorganismos nocivos e impedir o seu crescimento e disseminação.

A Salmonella Enteritidis verificou-se ser particularmente sensível à inibição por parte da combinação destes 3 óleos.  A Listeria monocytogenes mostrou-se menos sensível à inibição, no entanto, houve uma redução significativa no crescimento bacteriano. (5)

Além do seu uso como tempero, usado em alimentos e bebidas durante muitos séculos, a pesquisa mostra que o manjericão, na verdade, oferece também protecção contra doenças transmitidas através dos alimentos.

Uma pesquisa realizada em 2001, publicada no The Journal of Food Protection afirma que o óleo de manjericão é eficiente no controle, crescimento e sobrevivência de vários microorganismos perigosos, encontrados dentro dos alimentos contaminados.

Entre os diferentes óleos essenciais de plantas testados, incluiram-se o óleo de funcho, orégano, salsa e cardamomo. A inibição do crescimento de bactérias a partir do óleo de manjericão foi uma das mais relevantes. O manjericão ajudou a destruir grandes percentagens de estirpes, incluindo: Listeria monocytogenes, Staphylococcus aureus, E. coli, Lactobacillus, e outras, com o potencial de causar infecções graves, e até mesmo mortais, em seres humanos.

O que Procura?
Guia de Óleos Essenciais

O óleo essencial de manjericão também oferece efeitos antioxidantes que têm demonstrado combater infecções crônicas, incluindo bronquite e doenças respiratórias.

Quando misturado com outros óleos vegetais, incluindo o óleo de abeto, eucalipto e alecrim , o manjericão ajuda a tratar infecções dos pulmões e das vias respiratórias que podem levar a sintomas como tosse, inchaço e dor.

Devido à sua forte atividade antioxidante e anti-inflamatória, o óleo de manjericão pode provavelmente também beneficiar a saúde do coração, função cognitiva e até mesmo reduzir a formação de células cancerosas.

Receitas

Conheça de seguida algumas formas de usar o óleo essencial de manjericão em sua casa:

Aromaticamente

O óleo essencial de manjericão pode ser difundido em toda a sua casa usando um difusor de óleo ou vaporizador. Se preferir, também pode inalar diretamente o aroma do frasco, ou esfregar algumas gotas em suas mãos e, em seguida, coloca-las sobre o rosto e inalar (inspirar).

Topicamente

O óleo de manjericão deve ser diluído num óleo carreador (óleo de coco, por exemplo, para minimizar qualquer sensibilidade da pele.), numa proporção de 1: 1 antes de aplicar diretamente na pele.

Uma vez que se trata de um óleo muito forte, inicie a aplicação com poucas quantidades de cada vez. O óleo de manjericão, por vezes, pode causar reacções cutâneas adversas em pessoas com a pele sensível, por isso evite usá-lo no rosto, pescoço e no peito, antes de ter a certeza de que este reage positivamente na sua pele.

Internamente

A FDA reconhece o óleo de manjericão puro como seguro para consumo (por 21CFR182.20), mas esta informação apenas diz respeito aos óleos 100 por cento puros, de grau terapêutico, e de marcas de alta qualidade.

Escolha uma marca respeitável e verifique os ingredientes no rótulo do frasco. Neste caso o ingrediente a procurar no rótulo do produto é o Ocimum basilicum(nome científico da planta). Para o ingerir pode adicionar uma gota de óleo em cerca de 100 a 120 ml de água, tomá-lo como um suplemento dietético misturado num Smoothie, ou com mel Cru (Sem filtragem, 100% puro).

O Óleo de manjericão combina bem com muitos outros óleos essenciais, incluindo o óleo de bergamota, óleo de pimenta preta, cedro, funcho, gengibre, gerânio, toranja, lavanda, limão, manjerona e óleo de néroli (flor da laranjeira Bergamota).

Para usufruir das suas qualidades protetoras na sua higiene pessoal, tente algumas destas receitas caseiras bastante simples indicadas abaixo ou acesse o meu Guia de Óleos Essenciais para mais ideias.

Sabão/Detergente Caseiro para Roupa

Sabão Detergente Caseiro Para Roupa

Lavar a roupa pode tornar-se um hábito essencial extremamente caro, especialmente para as grandes famílias! O detergente em pó para além de ser caro, tem ainda o perigo dos produtos químicos tóxicos. Da próxima vez que pensar em comprar o seu detergente habitual, experimente esta receita caseira, com propriedades antibacterianas, desinfectantes, e bem fácil de fazer.

Ingredientes:

1 Barra (também pode ser líquido) de Sabão Castela (sabão de Castilla)
2 xícaras de Bórax (Borato de sódio)
2 xícaras de carbonato de sódio
1 xícara de bicarbonato de sódio
10 gotas de óleo essencial de manjericão
5 gotas de óleo essencial de lavanda
15 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta

Como Fazer:

Misture todos os ingredientes e guarde num recipiente hermético.

Conheça outras das nossas receitas caseiras:

Interações e efeitos colaterais

O óleo óleo essencial de manjericão deve ser evitado durante a gravidez, uma vez que pode ter um impacto sobre os níveis hormonais, musculares e no funcionamento dos nervos. Também não é aconselhado para pessoas com epilepsia.

Tal como acontece com todos os óleos essenciais, e especialmente para aqueles que nunca usámos, devemos sempre testar a sensibilidade da pele antes da sua aplicão, principalmente em zonas mais sensíveis.

Realize um pequeno teste de contato na pele, de preferência nos pés ou antebraços, para se certificar que não experimenta qualquer tipo de irritação, vermelhidão, queimação, urticária ou reacção alérgica. Além disso, mantenha sempre o óleo de manjericão afastado dos seus olhos, interior dos ouvidos e nariz.

Leia Também: Óleo de Gaultéria Alivia músculos, Gripe e Má digestão

25. março 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *