Fotos Antes e Depois

Benefícios do Óleo Essencial de Sementes de Cenoura (Daucus carota)

O óleo essencial de sementes de cenoura pode não ser a sua primeira escolha para disfrutar de um aroma floral ou de um tom cítrico familiar, mas poderá encontrar neste composto o caminho para misturas mais comuns que o/a ajudem a aumentar a eficácia e a enfrentar as cinco áreas de bem-estar que lhe iremos falar de seguida.

Sabia que o óleo de sementes de cenoura, da espécie Daucus carota (cenoura selvagem) possui um fator de proteção solar (FPS) natural de 35-40? Sim, é verdade! É por esta razão que ele possui uma enorme utilidade em receitas de protetores solares naturais de uso prolongado.

Óleo De Sementes De Cenoura Selvagem (Daucus Carota)

Os principais Usos, Propriedades e Benefícios do óleo de cenoura incluem – mas não estão limitados a:

  • cicatrização da pele danificada
  • afastar os sinais temidos do envelhecimento
  • estimular o crescimento do cabelo
  • Suavizar o cabelo
  • melhorar a circulação sanguínea
  • proteger o cabelo e a pele contra os efeitos prejudiciais de tempo, poluição, poeira, luz solar, produtos químicos, tratamentos, e similares
  • fortalecimento do cabelo … impedindo a quebra capilar

Antifúngico

Acredita-se que os óleos essenciais ajudam a planta de alguma forma – atraindo insetos benéficos, enviando um aviso para afastar outros e protegendo a planta. Isto permite uma proteção contra infecções e doenças – o que muitas vezes se reflete na forma como utilizamos os óleos.

O óleo essencial de sementes de cenoura poderá ser um desses óleos, demonstrando benefícios antifúngicos. No entanto, não constitui uma das opções antifúngicas mais fortes à nossa disposição, uma vez que as cenouras são suscetíveis a fungos, tal como alguns investigadores polacos reconheceram em 2004.

O estudo realizado por esses investigadores avaliou o óleo essencial de sementes de cenoura relativamente aos seus compostos e aos seus efeitos sobre os fungos, tendo em consideração os problemas naturais que a planta pode enfrentar devido a estas infestações.

A verdade é que eles não ficaram desapontados, tendo encontrado uma inibição significativa do crescimento dos fungos testados. (2)

Aplicação: Combine o óleo essencial de sementes de cenoura com outros óleos antimicrobianos e antifúngicos, como os óleos de cravo-da-índia, gerânio ou cítricos, como a bergamota. Difunda, pulverize ou produza uma mistura para aplicação tópica diluída em um óleo carreador/transportador.

Beneficia o Fígado

O óleo de sementes de cenoura está associado à saúde do fígado, do rim e da vesícula e é tradicionalmente utilizado como tal. No entanto, é um dos óleos essenciais menos populares e as investigações realizadas ainda não conseguiram confirmar os seus efeitos neste âmbito.

O que Procura?
4 Óleos Essenciais Para Aliviar Sintomas de Queimação da Azia

Contudo, estamos perto de conseguir essas confirmações, havendo estudos que se têm debruçado sobre os extratos de sementes de cenoura e os seus benefícios na proteção hepática.

Esses extratos provêm das sementes, originando um produto que não é um óleo essencial e certamente não se trata do óleo de raízes prensadas a frio, utilizado em cuidados de pele.

Neste caso, os componentes ativos estão no extrato e foram testados em relação às suas capacidades potenciais.

Relativamente às sementes de cenoura, os extratos utilizados nestes estudos revelaram atividade antioxidante e de proteção hepática, que não diferem dos usos tradicionais do óleo essencial. (3)

Aplicação: até mais estudos serem realizados, especialmente sobre o óleo essencial, apenas podemos transmitir os usos tradicionais. Continue a difundi-lo, a aplicá-lo topicamente e a utilizá-lo em preparações culinárias para usufruir dos seus benefícios para todo o corpo!

Protege a Visão

As cenouras são amplamente conhecidas por melhorarem a visão graças aos seus altos níveis de carotenóides, o precursores da vitamina A.

Incluir uma boa quantidade de cenouras e de outros vegetais ricos em carotenóides na sua dieta, especialmente os vegetais de cor amarela e laranja, é importante para a saúde dos olhos (entre muitos outros benefícios).

O óleo essencial de sementes de cenoura parece ter benefícios de proteção semelhantes, embora não os exerça através do betacaroteno. Uma referência que eu aprecio afirma o seguinte:

A ingestão de acetato de geranilo – um dos fotonutrientes que está presente nas sementes de cenoura (e às vezes é extraído do óleo de sementes de cenoura purificado) também tem sido insistentemente associado a um risco reduzido de desenvolvimento de cataratas, em estudos realizados com animais. (4)

As doses ideais para uso ainda não estão estabelecidas nem existem diretrizes de utilização que permitam atingir a máxima eficácia. Ainda assim, é incrível notar a forma como a planta no seu todo pode trabalhar em conjunto para produzir benefícios semelhantes, desde a semente até à fruta madura.

Aplicação: a ciência não sabe exatamente como maximizar estes benefícios. Assim sendo, disfrute do óleo essencial usando os seus métodos habituais de inalação ou de preparação culinária. Isso deverá proporcionar-lhe a paz de espírito que necessita por saber que está a contribuir para a saúde da sua visão, entre outras medidas de bem-estar! Por segurança, não utilize os óleos essenciais como o colírio (aplicação direta nos olhos).

Suporta a Saúde da Pele

Livros e outras fontes que abordam os óleos essenciais, listam com frequência o óleo essencial de sementes de cenoura como benéfico para a saúde da pele e estimulação linfática. (5)

O que Procura?
Os Óleos Essenciais Tratam a Neuropatia em Pessoas com Diabetes?

Qualquer substância que possua propriedades antioxidantes certamente terá benefícios para a pele. Assim sendo, existe uma boa razão para incluí-la nas suas preparações. No entanto, é no óleo das raízes prensadas a frio, rico em caroteóoides, que se deverá concentrar.

Como Usar: utilize o óleo de cenoura como parte da sua fórmula de base ou de suporte para dobrar a quantidade de antioxidantes consumidos e adicionar nutrientes. As quantidades de antioxidantes presentes no composto tornam-no também uma excelente adição àa fórmulas e misturas tópicas.

Ajuda a Fazer a Digestão

Partilhando a família de plantas com os endros e a erva-doce, que são excelentes digestivos, as sementes de cenoura certamente não fugirão à regra desta categoria de ervas.

Os seus benefícios antimicrobianos fecham a lista de benefícios, reduzindo a quantidade de bactérias que crescem no estômago – H. pylori – e que causam úlceras e outros problemas digestivos. (6)

As medidas nutricionais são o primeiro passo que se deve dar para resolver os problemas digestivos. Adicionar o óleo de cenoura às suas diferentes preparações culinárias poderá ajudar a afastar/prevenir os problemas digestivos.

Aplicação: inclua um par de gotas de óleo essencial de sementes de cenoura nas suas preparações culinárias, certificando-se que as mistura com um lípido (Azeite de Oliva por exemplo), antes de adicioná-las à receita completa.

Dicas Sobre o Óleo de Sementes de Cenoura

Óleo De Sementes De Cenoura (Daucus Carota)

O óleo essencial de sementes de cenoura não possui um aroma tipicamente agradável, nem sequer é um dos óleos mais fortes em qualquer que seja a categoria. Em vez de o tornar no protagonista principal, vá com calma e deixe que os seus benefícios amplifiquem os benefícios dos restantes elementos da sua mistura.

Vá devagar – adicione apenas uma ou duas gotas de cada vez.

Utilize aromas mais potentes como os de citrinos para equilibrar.

Aproveite ao máximo a sinergia – os óleos são melhores quando combinados.

Certifique-se de diluir bem e tenha atenção ao seu consumo total – “no que se refere a óleos essenciais, menos é muito mais!”

Como fazer óleo de cenoura caseiro (macerado, infundido)

Como Fazer óleo De Cenoura Caseiro

Observação: A seguinte receita, é sobre como fazer o óleo de cenoura macerado (infundido), que não deve ser confundido com o óleo “essencial” de sementes de cenoura, pois são coisas diferentes.

O que Procura?
Os Melhores Óleos Essenciais Para Doentes Com Câncer

Suprimentos necessários:

  • descascador de vegetais
  • ralador manual ou processador de alimentos
  • Panela Crock Pot ou outra semelhante (Panela de cozedura lenta)
  • peneira de malha fina ou coador fino
  • Frasco de vidro

Ingredientes:

  • cenouras orgânicas ou cultivadas em casa
  • Azeite de oliva, coco, girassol, ou gergelim

Instruções:

Lave, descasque, e rale as cenouras, com o uso de um ralador manual ou processador de alimentos.

Coloque as cenouras raladas em uma Panela Crock Pot (ou semelhante) e acrescente um óleo de sua escolha (Azeite de oliva, coco, girassol, ou gergelim). Nota: Eu uso 2 1/4 xícaras de óleo (18 onças).

Mantenha a Panela Crock Pot em lume muito baixo (mantenha apenas uma temperatura quente) – para infundir o óleo durante cerca de 24-72 horas.

Nota: Eu uso o ajuste de temperatura “quente” na minha Crock Pot. Tente não permitir que a temperatura do óleo suba acima de 100-105 graus Fahrenheit (40 graus celsius).

Uma vez que o processo de infusão está completo, despeje toda a mistura através de um filtro de malha fina ou coador.

De seguida, rotule e armazene em um frasco de vidro no frigorífico até estar pronto para uso.

Se armazenada adequadamente, a mistura tem uma duração de 6-8 meses.

Como usar o óleo de cenoura caseiro

Esta mistura caseira pode ser utilizada das seguintes formas:

Adicione 5 gotas de óleo essencial de semente de cenoura e Immortelle (Helichrysum italicum) a 2 onças da sua mistura – (óleo de cenoura infundido, macerado) e aplique à noite, para as peles maduras (a partir dos 45 anos).

Esta aplicação vai atuar na redução e prevenção das rugas de expressão e manchas senis (manchas da idade).

Este óleo infundido pode também ser usado na confecção de sabonetes artesanais, ou para criar loções para conseguir e manter a pele sempre radiante.

Atenção: Este óleo infundido não é adequado para uso em pomadas ou bálsamos, devido à utilização de cenouras frescas durante o processo de infusão.

Isto porque o teor de água presente nas cenouras pode fazer com que estas pomadas ou bálsamos se tornem rançosas (emboloradas, mofadas). O ideal será utilizar apenas o preparado para aplicação direta, ou em sabões e / ou loções.

Conheça as Propriedades do Óleo Essencial de Cardamomo (Elettaria cardamomum)

Referências

https://books.google.co.in/books?id=rGQps9fQX1YC
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15666536
https://books.google.com.ph/books?id=43HyCe20IvMC

08. novembro 2017 by Rui

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *