Fotos Antes e Depois

7 Óleos Essenciais para Controlar a Ansiedade, Estresse e Nervosismo

Os óleos essenciais estão por aí há séculos, tendo seu uso registrado até mesmo em tempos bíblicos, quando Jesus foi ungido com mirra e olíbano (Boswellia serrata) na ocasião de seu nascimento.

Eles vêm sendo utilizados desde tempos imemoriais em várias culturas que incluem a China, Egito e Sul da Europa.

Alguns óleos essenciais vêm sendo aplicados nos defuntos como parte do processo de embalsamamento.

Sabemos disso, pois foram encontrados resíduos do uso destes óleos em tumbas com mais de 2.000 anos de idade!

Aromaterapia Para Ansiedade Estresse E Nervosismo

Os óleos essenciais tem seu uso mais comum na aromaterapia, ciência que foi promovida pelo cirurgião francês Jean Valnet, que descobriu que os óleos essenciais poderiam ajudar no tratamento de soldados durante a 2.ª Guerra Mundial, uma época que os medicamentos eram escassos.

A beleza dos óleos naturais é que eles são 100% naturais, extraídos de flores, folhas, cascas ou raízes de plantas.

Apesar de ser importante checar se você está usando óleos essenciais puros, ou seja, óleos que não foram diluídos em químicos ou aditivos; eles podem dar aquele alívio tão esperado e curar uma variedade enorme de doenças, tendo seu uso também comprovado como remédio natural contra a ansiedade.

7 óleos essenciais contra a ansiedade

Oleos Essenciais Para Ansiedade Nervosismo E Estresse

Combater a ansiedade é uma difícil batalha que deve ser travada diariamente, o que faz de uma solução natural, como uma mistura de óleos essenciais, algo importante de se ter.

Num recente estudo de 2014, realizado pelo American College of Healthcare Sciences, 58 pacientes mentais institucionalizados tiveram suas mãos massageadas uma vez por semana com uma mistura de 1,5% de óleos essenciais diluídos em óleo de amêndoas.

A mistura de óleos essenciais consistia em porções iguais de óleo essencial de bergamota, olíbano e lavanda.

Todos os pacientes que receberam a aromaterapia, através da massagem na mão, declararam sentir menos dor e depressão, concluindo que a massagem com aromaterapia através destes óleos é mais efetiva contra dor e depressão do que apenas a massagem simples.

De seguida estão alguns dos melhores óleos essenciais para a ansiedade:

Lavanda (Lavandula angustifolia)

lavanda

Considerado o óleo essencial mais comum, os benefícios do óleo essencial de lavanda incluem um efeito calmante e relaxador.

É considerado também um restaurador do sistema nervoso, ajudando na busca da paz interior, sono, inquietação, irritabilidade, ataques de pânico, estômago nervoso e tensão nervosa em geral.

O livro “The Handbook of Essential Oils: Science, Technology and Applications, Second Edition” menciona que houveram inúmeros testes clínicos envolvendo a inalação de óleo essencial de lavanda, que indicaram uma redução no estresse e ansiedade à partir de seu uso.

Um estudo, que deu aos seus pacientes óleo essencial de lavanda oralmente via capsulas, descobriu que a frequência cardíaca dos indivíduos teve uma variação menor ao serem expostos a um filme que provocava ansiedade do que o grupo de controle.

Esta evidência sugere que a lavanda possui efeitos ansiolíticos.

Mais pesquisas mostram a habilidade da lavanda de reduzir a ansiedade em pacientes que estão prestes à enfrentar cirurgia cardíaca e em pessoas que visitam o dentista.

O que Procura?
Óleos Essenciais para Bebês: 7 Opções Seguras e Seus Usos

Rosa (Rosa damascena)

Rosa Rosa Damascena

Um dos benefícios do óleo essencial de rosas é o de acalmar o emocional e talvez seja o segundo óleo mais popular, perdendo apenas para a lavanda, em aliviar a ansiedade e depressão, auxiliando no tratamento de ataques de pânico, processo de luto e choque.

Um estudo feito em mulheres que estavam grávidas pela primeira vez, foi publicado no Iranian Red Crescent Medical Journal, consistiu em dois grupos distintos, onde um recebia inalação e um escalda pés com óleo de rosas por 10 minutos, enquanto o outro grupo recebeu apenas um escalda pés de 10 minutos.

O resultado do estudo foi que “a aromaterapia e escalda pés reduziram ativamente a ansiedade em mulheres nulíparas”.

Vetiver (Vetiveria zizanioides)

Vetiver Organica Oleo Essencial

O óleo de vetiver possui uma energia tranquila, relaxante e acolhedora, sendo comumente utilizado no auxílio de traumas com autoconsciência, calma e estabilização.

Utilizado como tônico do sistema nervoso, ele reduz a agitação, hipersensibilidade e também é útil em casos de ataque de pânico e choque.

Um estudo publicado no Natural Product Research que examinou sua eficácia em reduzir a ansiedade em ratos que exibiam este comportamento, concluindo que o óleo essencial de vetiver pode ser útil para diminuir estes efeitos, apesar de uma pesquisa mais profunda ser necessária para confirmar estes dados.

Ylang Ylang (Cananga odorata)

oleo-essencial-de-ylang-ylang

Este popular óleo essencial pode tratar a ansiedade e depressão devido a seus efeitos calmantes e promotores do bom humor. O Ylang ylang (em Português ilangue-ilangue) ajuda dando coragem, otimismo e aliviando o medo.

Ele pode ser usado para acalmar a taquicardia e palpitação nervosa, podendo ainda ser usado como um sedativo moderado, ajudando também no combate à insônia.

Um estudo de 2006 conduzido pelo Geochang Provincial College na Coréia, mostrou que o uso do óleo de ylang ylang com óleo de bergamota e lavanda, diariamente por quatro semanas reduziu “o estresse psicológico e os níveis de cortisol, bem como a pressão sanguínea em pacientes com hipertensão comum.”
Tenha cuidado ao usar o ylang ylang, já que ele pode sensibilizar ou irritar a pele e evite utilizar caso tenha pressão baixa.

Bergamota (Citrus bergamia)

oleo-essencial-de-bergamota

A bergamota é normalmente encontrada no chá pretoearl grey” e possui um aroma e sabor florais distintos. O óleo de bergamota é calmante e com frequência é utilizado no tratamento da depressão por aumentar a energia da pessoa; porém ele também pode ajudar a insônia, reduzindo a agitação e induzindo ao relaxamento.

Ele teve sua eficácia comprovada na redução da resposta de corticosterona ao estresse em ratos, e outro estudo interessante que foi conduzido em 2011, aventava a hipótese de que aplicando uma mistura de óleos essenciais, ajudaria os participantes no tratamento da depressão ou ansiedade. A mistura consistia em óleos essenciais de lavanda e bergamota.

Quando os resultados do grupo que recebeu o óleo foram comparados com os do grupo de controle, que recebeu um placebo, observou-se que a mistura de óleos essenciais causou uma redução significativa, e natural, na pressão sanguínea e frequência cardíaca, também fazendo com o que os participantes que receberam o óleo se autoavaliassem como “mais calmos” e “mais relaxados” do que aqueles no grupo controle.

O uso da bergamota é seguro na maioria das vezes, mas ele é fotossensibilizante, ou seja, aumenta o risco de queimaduras solares e irritações. Então é melhor evitar o uso 12 horas antes de se expor ao sol.

Camomila (Chamaemelum nobile)

oleo-essencial-de-camomila-romana

Com seu aroma calmante e relaxante, a camomila auxilia na harmonia interna, reduzindo a irritabilidade, o excesso de pensamentos, ansiedade e preocupação.

Um estudo exploratório conduzido na University of Pennsylvania School of Medicine sobre a atividade antidepressiva da camomila descobriu que este óleo essencial “pode produzir uma atividade antidepressiva clínica significativa que ocorre em adição à sua atividade ansiolítica observada anteriormente”.

O que Procura?
8 Óleos Essenciais para Tratar e Prevenir Infecções Urinárias (Uretra, Bexiga, Ureter e Rins)

Outro estudo publicado pelo National Center for Complementary and Integrative Health descobriu que cápsulas de camomila foram capazes de reduzir os sintomas de ansiedade. O óleo de camomila geralmente é seguro para usar, exceto por um pequeno risco de alergias, especialmente em alguém que tenha alergia à ambrosia.

Olíbano (Boswellia carteri ou boswella sacra)

Oleo De Olibano Franquincenso

O olíbano, também conhecido como franquincenso (Frankincense) é ótimo para tratar a depressão e ansiedade, pois promove uma energia calma e tranquila, bem como uma conexão espiritual profunda.

Na aromaterapia, ele ajuda a aprofundar o estado meditativo e aquieta a mente.

Misturar óleo de olíbano com o óleo de lavanda e bergamota na proporção de 1:1 em uma massagem aromática para a mão demonstrou ter um efeito positivo na dor e depressão em pacientes de hospício com câncer terminal em um estudo promovido pela Keimyung University na Coréia.

Matéria Recomendada » Xanax ou L-Teanina: O Que funciona Melhor para a Ansiedade?

Como usar os óleos essenciais para combater a ansiedade

Os óleos essenciais podem ser utilizados de três maneiras: por aromaterapia, via ingestão ou topicamente.

Aromaterapia

O uso da aromaterapia é muito popular no combate à ansiedade, pois nosso olfato consegue proporcionar fortes respostas emocionais.

Nós processamos muitas informações através do olfato, particularmente em uma área do cérebro adjacente à região límbica. Tal área, de acordo com o livro “Freedom from Axiety: A Holistic Approach to Emotional Well-Being” de Marcey Shapiro e Barbara Vivino, é responsável pelo processamento e armazenamento de memórias emocionais.

Quando o aroma de um óleo essencial é inalado, as moléculas entram nas cavidades nasais e estimulam uma série de respostas mentais no sistema límbico do cérebro.

Estes estimulantes regulam o estresse ou instigam respostas calmantes, que podem ser registradas através da frequência cardíaca, padrões de respiração, produção hormonal e pressão sanguínea.

A aromaterapia pode ser obtida através de um banho, assim como por inalação direta, por vapor de água quente misturado com as essências desejadas, por vaporizador ou humidificador, ventilador, pela ventilação, perfume, colônia ou através de difusores aromáticos.

Aplicação oral

Muitos óleos essenciais podem ser ingeridos pela boca normalmente, contudo é muito importante saber se os óleos que você está usando são seguros e puros.

Existem vários óleos no mercado que são diluídos ou misturados com óleos sintéticos, o que os deixa perigosos para a ingestão.

O Food and Drug Administration dos EUA aprovou alguns óleos essenciais para uso interno e os reconheceu como seguros, dando-lhes a designação GRAS, ou seja, os liberando para consumo humano.

A maneira mais eficaz de consumi-los, de acordo com o livro “The Healing Inteligence of Essential Oils: The Science of Advanced Aromatherapy”, é adicionar uma gota do óleo em um copo de água ou em uma colher de chá com mel.

Você também pode usá-los apenas adicionando uma gota ou duas embaixo da língua. Este último método é muito eficiente porque os capilares sanguíneos da área sublingual são muito próximos à superfície, o que permite que os óleos passem rapidamente para a corrente sanguínea, viajando para as diferentes áreas do corpo onde são necessários.

Outras aplicações orais também incluem capsulas, adicionar uma gota ou duas na sua bebida favorita, fazer um chá ou na culinária.

Aplicação tópica

Muitas pessoas preferem utilizar os óleos essenciais topicamente. O processo de aplicação tópica consiste em colocar um óleo essencial na pele, cabelo, boca, dente, unhas ou mucosas do corpo. Quando os óleos caem na pele, eles penetram no corpo rapidamente.

O que Procura?
Óleo Essencial de Bergamota: Os 17 Benefícios e Usos Fantásticos do Composto

Uma vez que eles são tão potentes, é importante diluir e mistura-los com um óleo carreador, como o óleo de amêndoas, jojoba, oliva, abacate ou óleo de coco.

Você pode aplicar a mistura diretamente na área afetada, na sola dos pés, costas das orelhas, usar em compressas, banhos ou como óleo de massagem.

Receitas de óleos essenciais para combater a ansiedade

Óleo para passar no pescoço

Ingredientes:

  • 3 gotas de óleo puro de lavanda
  • 1 colher de chá de óleo de coco fracionado ou óleo de amêndoas.

Instruções:

Misture o óleo de lavanda com o óleo de coco ou amêndoas na palma da sua mão e passe no seu pescoço para aliviar a ansiedade naturalmente. Você também pode passar essa mistura nas solas dos pés. Esta receita é perfeita para qualquer momento do dia ou para antes de dormir.

Colônia masculina caseira

Ingredientes:

  • 5 gotas de óleo essencial de cedro
  • 3 gotas de óleo essencial de bergamota
  • 2 gotas de óleo essencial de sândalo
  • 300 ml de álcool (70%) ou vodka
  • Um tubo roll-on de VIDRO ou um vidro spray para colônia

Instruções:

Misture todos os ingredientes e guarde no tubo.

Nota: Os óleos essenciais dessa receita são provenientes de cítricos e são altamente concentrados, possuindo propriedades ácidas ativas. Por isso, recomendamos que use recipientes de vidro para guardar a receita, pois eles tendem a corroer o plástico.

Loção caseira de olíbano e mirra

Ingredientes:

  • ¼ de copo de óleo de oliva
  • ¼ de copo de óleo de coco
  • ¼ de copo de cera de abelhas
  • ¼ de copo de manteiga de carité
  • 2 colheres de chá de Vitamina E
  • 20 gotas de óleo essencial de olíbano
  • 20 gotas de óleo essencial de mirra
  • Recipientes plásticos para loção, livres de BPA

Instruções:

Coloque o óleo de oliva, óleo de coco, cera de abelhas e a manteiga de carité numa tigela de vidro e depois coloque essa tigela em uma panela com água.

Ponha a panela em fogo médio e misture todos os ingredientes.

Assim que tudo estiver misturado, tire do fogo e coloque a tigela na geladeira por uma hora até o conteúdo ficar sólido.

Com um mixer, batedeira ou batedor manual, bata a mistura até que fique bem fofa e cremosa. Então adicione os óleos essenciais e a Vitamina E, e misture.

Encha os recipientes onde irá guardar a loção e estoque em local fresco.

Sabonete de lavanda caseiro

Ingredientes:

  • 20-30 gotas de óleo essencial de lavanda
  • Base para sabonete
  • 3 gotas de Vitamina E
  • Moldes ovais para sabonete ou moldes para sabonete decorativo

Instruções:

Coloque a base para sabonete numa tigela de vidro e depois coloque a tigela numa panela com água.

Aqueça a panela no fogo médio para que a base derreta.

Remova a panela do fogo e deixe esfriar um pouco. Então adicione a lavanda e a Vitamina E.

Misture bem e transfira para o molde de sabonete.

Deixe a mistura esfriar completamente antes de retirar o sabonete do molde. Mantenha em temperatura ambiente.

Riscos dos óleos essenciais para a ansiedade

Nunca consuma quaisquer óleos essenciais ou aplique óleo na pele sem antes diluir, se não tiver o treinamento apropriado ou supervisão médica.

É importante entender como melhor utilizá-los. Consulte sempre um especialista e teste numa pequena área antes de fazer uma aplicação completa, prosseguindo com cuidado já que os óleos podem reagir de forma diferente em cada pessoa, especialmente em crianças e mulheres grávidas.

Leia Também: 3 Óleos essenciais para equilibrar os hormônios naturalmente.

23. novembro 2016 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *