10 Tratamentos Caseiros para Herpes Labial ou Bolhas de Febre com Óleos Essenciais

A herpes labial, por vezes chamado de “bolhas de febre”, são feridas abertas e inflamadas que se formam na região da boca, mais propriamente nos lábios.

Esta doença da pele é quase sempre causada pelo vírus herpes simplex (VHS) . Não existe cura para esta espécie de vírus.

Uma vez desenvolvida uma bolhinha deste vírus no lábio, o estresse, a luz solar ou as mudanças hormonais podem desencadear a ativação do vírus e desenvolver mais lesões na região.

Herpes Labial Em Menino

Existem remédios sem receita médica e de prescrição com o objetivo de tratar a dor e a inflamação que a herpes labial causa.

No entanto, os pesquisadores afirmam que alguns compostos orgânicos encontrados em alguns óleos essenciais podem tratar estas bolhas de febre com a mesma eficácia que os fármacos.

Esta é uma boa notícia para todas as pessoas que sofrem de herpes labial recorrente, uma vez que os óleos essenciais têm um menor risco de efeitos colaterais quando comparados com os tratamentos farmacêuticos.

Algumas cepas de herpes desenvolveram resistência a algumas drogas usadas durante anos, no entanto, os óleos essenciais podem ser efetivos contra essas Estirpes.

Os óleos essenciais são óleos vegetais extremamente concentrados. Não são feitos para serem tomados por via oral – sendo que alguns são tóxicos quando ingeridos.

Os óleos essenciais são feitos para serem aplicados topicamente ou inalados, utilizando um difusor. Dilua sempre os óleos essenciais com um óleo veicular (carreador/transportador, vegetal), como o óleo de amêndoa.

Geralmente 3 a 5 gotas de óleo essencial a 1 onça (28 grs ou 29 ml) de óleo de amêndoas doces ou azeite de oliva é a receita perfeita.

Que os óleos essenciais podem ajudar a tratar a herpes labial?

Óleo Essencial de Melaleuca (Tea Tree) 

óleo Da árvore Do Chá, óleo de Melaleuca (Melaleuca Alternifolia)

O Óleo da árvore do chá tem propriedades antivirais, anti-sépticas e anti-inflamatórias. Todos estes benefícios vêm a calhar quando necessitamos tratar um caso de herpes labial. Uma pesquisa publicada sobre os usos do óleo da árvore do chá para doenças da pele descobriu que este composto tem um efeito antiviral extremamente potente sobre Herpes simplex vírus (VHS).

O que Procura?
12 Benefícios do Óleo de Rosa Mosqueta para a Pele e Cabelo

Pode aplicar o óleo da árvore do chá diretamente na lesão, usando um cotonete de algodão limpo, mas certifique-se de diluí-lo com um óleo “transportador” mais suave (como o óleo de coco ou o óleo de jojoba) para que não machuque ou prejudique ainda mais a sua pele.

Não use o óleo essencial da árvore do chá mais do que duas vezes ao dia, caso contrário a sua pele pode ficar irritada.

Óleo de Hortelã-Pimenta

Hortela Pimenta

O óleo de hortelã-pimenta (Mentha × piperita) é outro óleo essencial com a capacidade de matar um vírus que foi ativado.

Um estudo de laboratório sobre o VHS demonstrou que o óleo de hortelã-pimenta pode acalmar os sintomas de uma cepa de herpes ativada – mesmo estripes resistentes a outros tipos de drogas.

Aplique o óleo de hortelã-pimenta diluído diretamente no herpes labial ao primeiro sinal de desenvolvimento, para obter melhores resultados.

Óleo de Anis

óleo De Anis

O óleo extraído da planta de anis ou erva-doce, conhecido em botânica como Pimpinella Anisum, mostrou ajudar a inibir as infecções do vírus da herpes simples.

Óleo de Orégano

óleo Essencial De Orégano

O Óleo de orégano é um dos remédios caseiros mais populares para as bolhas de febre, e por boas razões. Em 1996 foi descoberto um efeito positivo substancial do óleo de orégano sobre o VHS.

Esfregar o óleo de orégano diluído no local da ferida com um pedaço estéril de gaze de algodão pode ajudar a diminuir o tamanho e a inflamação da herpes no lábio. Ajuda também a curar as lesões de forma mais rápida.

Óleo de  Erva-cidreira

Oleo Essencial De Erva Cidreira Melissa Officinalis

De acordo com um estudo de laboratório verificou-se que o óleo de erva-cidreira (Melissa officinalis) inibiu a penetração de células do vírus de herpes em 96 por cento das cepas resistentes a fármacos.

Uma vez que o óleo de erva-cidreira pode penetrar a camada da pele e tratar o vírus da herpes diretamente, o ideal será aplicar o óleo diluído diretamente no local do herpes labial, até quatro vezes ao dia.

Óleo de tomilho

O Óleo de tomilho (Thymus vulgaris) é um agente natural extremamente potente. De acordo com um estudo de laboratório realizado, ela tem efeitos antivirais no VHS.

O que Procura?
Descubra Como Utilizar o Óleo de Rícino para Tratar a Acne

É preciso perceber que, se o gatilho do vírus ainda estiver presente – seja devido a estresse, a febre ou a exposição prolongada ao sol – o vírus pode se reativar mesmo após o tratamento.

Óleo de Gengibre

Óleo Essencial De Gengibre

Num estudo realizado em laboratório, os componentes do óleo de gengibre mostraram reduzir os sintomas de infecção da herpes labial.

O óleo de gengibre fica quente na sua pele e pode aliviar a irritação das lesões. Aplicar a mistura diluída topicamente pode ajudar a acelerar a cura das feridas . Considere misturar o óleo de gengibre com alguns dos outros óleos citados nesta lista num óleo transportador.

Óleo de Camomila

Um estudo desenvolvido verificou que o óleo de camomila é um agente antiviral bastante ativo contra o VHS. Também se mostrou útil no tratamento de estirpes resistentes a drogas.

Quando aplicado o óleo de camomila é um maravilhoso calmante para a pele.

Aplicar o óleo de camomila diluído diretamente no herpes labial, ou sempre que sentir uma formação dolorosa, é a forma mais eficaz de o utilizar.

Óleo de Sândalo

óleo De Sândalo

Óleo de sândalo é conhecido pelo seu aroma distinto e poderoso, no entanto, de acordo com um estudo realizado, os seus componentes também podem ajudar a combater o vírus do herpes labial.

Em termos de qualidade, o Sândalo de nome científico (Santalum album) é considerado o melhor.

O óleo de sândalo diluído pode ser aplicado diretamente nestas lesões, quando elas ocorrem.

O cheiro forte do sândalo pode ser irritante para “alguns narizes”. Se optar por usar este tratamento caseiro, o ideal será misturá-lo com algum dos óleos citados na lista, bem como um óleo transportador.

Óleo de Eucalipto

óleo Essencial De Eucalipto

Os testes de estrutura celular realizados em laboratório revelaram que o óleo de eucalipto (Eucalyptus Globuluspode reduzir a duração e a gravidade da herpes labial.

O óleo de eucalipto é conhecido pelo seu aroma calmante e sensação suave na pele quando aplicado.

Dilua sempre bem o óleo de eucalipto antes de o aplicar, e limite-o a quatro aplicações por dia.

O que Procura?
Óleos Essenciais para Bebês: 7 Opções Seguras e Seus Usos

Há algum risco em usar óleos essenciais para tratar estas lesões?

Ao usar óleos essenciais como um tratamento tópico da pele, existem várias coisas que deve ter em mente.

Dilua os óleos que escolher usar no tratamento com um óleo transportador não abrasivo, tal como o óleo de coco ou óleo de jojoba, de forma a prevenir que a pele fique ainda mais inflamada devido à lesão.

O uso excessivo de óleos essenciais pode enfraquecer a epiderme da pele e tornar mais difícil a sua total regeneração/reparação

Certifique-se que não tem qualquer alergia ou sensibilidade aos ingredientes/compostos existentes nos óleos antes de usá-los.

Realize um pequeno teste de contato/alergia com o óleo de sua escolha (em uma outra região do corpo, antes de aplicá-lo nos lábios).

Os Possíveis efeitos colaterais do uso dos óleos essenciais para tratar a herpes labial variam de uma sensação de picada moderada, a ardor ou sangramento do local da infecção.

Interrompa o tratamento, em qualquer momento, se sentir que a pele está tendo uma reação negativa.

É importante saber que a U.S. Food and Drug Administration (FDA) não monitora a produção de óleos essenciais. Portanto, cabe-lhe a si realizar algumas pesquisas sobre as marcas de melhor qualidade, pureza e segurança, ou consultar um aromaterapeuta certificado.

A saber

Lembre-se que as reivindicações que os óleos essenciais fazem não são necessariamente avaliadas pela FDA. Se tiver herpes labial persistente que não desaparece com o tratamento, pode necessitar consultar o seu médico sobre os os possíveis métodos de tratamento preventivos.

31. outubro 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *