Fotos Antes e Depois

6 Óleos Essenciais Para Aliviar os Sintomas da Menopausa

A menopausa constitui uma etapa importante na vida de muitas mulheres. Não só representa o fim da menstruação, como também o declínio da fertilidade feminina.

Ainda que algumas mulheres comecem a experienciar as primeiras mudanças aos 30 anos, a maior parte só entrará na menopausa por volta dos 40 ou dos 50 anos. Por definição, a menopausa tem inicio após 12 meses sem menstruação.

6 Óleos Essenciais Para Aliviar Os Sintomas Da Menopausa

Sintomas Da Menopausa

Muitas mulheres experienciam alguns sintomas que podem dificultar as suas atividades quotidianas, entre eles fadiga e afrontamentos. Veja a lista completa abaixo:

Afrontamentos
Suores noturnos
Menstruação irregular
Perda da libido
Secura Vaginal
Mudanças de Humor
Fadiga
Perda de Cabelo
Distúrbios do sono
Dificuldade na concentração
Lapsos de memória
Tonturas
Ganhos de Peso
Incontinência de esforço
Inchaço Abdominal
Alergias
Unhas Quebradiças
Mudanças no odor corporal
Batimentos Cardíacos Irregulares
Depressão
Ansiedade
Irritabilidade
Transtorno do pânico
Dor no Peito
Dor de Cabeça
Dor nas articulações
Queimação que ocorre na língua ou lábios
Sensação de Choque elétrico
Problemas digestivos
Problemas nas gengivas
Tensão muscular
Coceira na Pele
Formigamento nas mãos, braços, pernas e pés
Osteoporose

No entanto, ainda que estes sintomas possam revelar-se extremamente desconfortáveis, existem tratamentos homeopáticos que podem facilmente ajudar a aliviá-los.

Os óleos essenciais destacam-se como uma das melhores alternativas a que poderá recorrer para este efeito.

De que forma podem os óleos essenciais ajudar a aliviar os sintomas da menopausa?

Se não tem interesse em tomar medicamentos sujeitos a receita médica, poderá optar por alternativas naturais como os óleos essenciais, que podem ajudá-lo a combater eficazmente os sintomas da menopausa, sem o risco de efeitos colaterais desagradáveis.

Existem óleos provenientes de muitos tipos de plantas que podem ser também encontradas no seu formato natural, bem como em formato de creme.

Aromaterapia No Alivio Dos Sintomas Da Menopausa

Conheça abaixo, 6 óleos essenciais incríveis que podem ajudá-la a aliviar os sintomas da menopausa:

Salvia sclarea

Também conhecidos por ondas de calor, os afrontamentos manifestam-se como sensações rápidas de calor que se dispersam por todo o corpo. Este problema pode ser controlado esfregando pelas costas, pescoço e pés três gotas de óleo de salvia sclarea diluído.

O que Procura?
8 Óleos Essenciais para um Alívio Rápido da Dor de Garganta

Para um alivio ainda mais rápido, pondere adicionar algumas gotas deste óleo a um lenço ou guardanapo e de seguida inalar. Isto permitirá às propriedades do óleo entrarem no seu corpo através do sistema respiratório, produzindo assim também efeitos antidepressivos.

Sabe-se que a Sálvia Esclaréia também ajuda a prevenir o desenvolvimento de osteoporose. Isto é particularmente benéfico para mulheres que se encontram a passar pela fase da menopausa, uma vez que, devido ao declínio dos níveis de estrogénio associado à menopausa, o risco de osteoporose passa a ser maior.

Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta (Mentha piperita) pode revelar-se de grande utilidade no combate ao desconforto resultante das ondas de calor. Adicione não mais do que duas gotas de óleo de hortelã a um lenço e inale. Respire e expire lentamente durante alguns momentos.

Este óleo também pode ajudar a aliviar cólicas provenientes da menopausa. Ainda que não seja comum após o fim da menstruação, há mulheres que experienciam cólicas relacionadas com a menstruação (dismenorreia) durante a fase da perimenopausa.

A ocorrência de cólicas durante esta fase pode ser um sinal de outros problemas de saúde, pelo que, deverá consultar o seu médico.

Lavanda

O óleo essencial de lavanda (Lavandula angustifolia) apresenta a capacidade de ajudar a equilibrar os níveis hormonais e a aliviar o desconforto perineal.

Caso sinta desconforto na região perineal, poderá adicionar uma gota de óleo de lavanda diluido a uma compressa fria e aplicá-la sobre a região, o que contribuirá para aliviar a sensação de desconforto.

Recomenda-se que não aplique as compressas por mais de 30 minutos de cada vez. Caso sinta alguma reacção alérgica à compressa, remova-a de imediato e lave a região com água abundante.

A lavanda também é conhecida por ajudar a relaxar e proporcionar noites de sono de maior qualidade. Uma vez que crises de insónia costumam revelar-se comuns durante a fase da menopausa, a utilização deste óleo pode revelar-se de grande utilidade.

Gerânio

O gerânio (Pelargonium odorantissimum) em formato de óleo essencial é conhecido por auxiliar na manutenção do equilíbrio hormonal durante a menopausa.

O que Procura?
Óleo Essencial de Gengibre: 6 Benefícios Medicinais Incríveis, Usos e Como Fazer em Casa

Para usufruir dos benefícios deste óleo, despeje uma ou duas gotas num lenço e inale. Isto exercerá um efeito instantâneo no alívio do stress.

O gerânio pode ser também muito útil para o tratamento da pele seca. Para tal, deverá adicionar umas gotas deste óleo a um banho quente. A água ajudará na diluição do óleo, o que prevenirá qualquer tipo irritação ou inflamação

Manjericão

Se procura uma forma de aumentar os seus níveis estrogênio ou de melhorar o seu estado de humor, o manjericão (Ocimum basilicum) pode revelar-se de grande utilidade. Para além disso, quando diluido e aplicado aos pés e à parte detrás do pescoço, este óleo ajudará também a aliviar sintomas como as ondas de calor,

Citrus

Acredita-se que a aromaterapia com óleo essencial de citrus (Óleo de néroli), produzido através da flores da árvore Citrus aurantium var. amara ou Bergamia, que dá o fruto conhecido como laranja-azeda ou laranja-amarga, oferece diversos benefícios a mulheres que experienciam sintomas resultantes da menopausa.

De acordo com um estudo realizado em 2014, mulheres na pós-menopausa que utilizaram o óleo de citrus através de inalação reportaram um menor número de sintomas físicos e ainda um aumento do desejo sexual.

Adicionalmente, para além da redução da pressão arterial sistólica, estas mulheres também observaram uma melhoria significativa no seu ritmo cardíaco e concentrações de estrogênio.

Este óleo apresenta propriedades anti-inflamatórias, o que ajudará a amenizar qualquer tipo de dor que possa vir a sentir durante esta fase.

Factores de risco a considerar

Antes de recorrer a qualquer um destes óleos, é importante consultar primeiro o seu médico de modo a confirmar que não terão qualquer efeito em qualquer medicação que possa estar a tomar. Deverá, também, verificar se possui ou não alergias que possam impedir a utilização de óleos essenciais.

Deverá sempre consultar as instruções dos óleos essenciais que usar de modo a inteirar-se do método de aplicação recomendado.

Alguns destes óleos não devem ser aplicados diretamente sobre a pele, por isso é importante dilui-los em água ou num óleo vegetal (carreador), como é o caso de azeite de oliva, óleo de coco e óleo de jojoba.

O que Procura?
4 Óleos Essenciais Para Aliviar Sintomas de Queimação da Azia

Regra geral, deverá utilizar cerca de 30 ml de óleo vegetal para 12 gotas de óleo essencial.

Deverá sempre testar todos os óleos essenciais antes de os aplicar em maior quantidade. Para tal, recomenda-se que aplique um pouco do óleo essencial diluido sobre uma pequena zona da pele.

A parte interior do braço é uma boa zona para efectuar este teste. Aguarde 24 horas para ver se a pele apresenta qualquer tipo de reacção alérgica ao óleo. Se não houver qualquer manifestação inflamatória, poderá dar continuidade à utilização do produto.

Caso utilize o óleo em formato de spray, certifique-se de que o aplica numa zona com bastante ventilação.

Como é que a menopausa é tratada tradicionalmente?

A partir do momento em que começar a experienciar sintomas da menopausa, é importante marcar consulta com o seu médico o mais rapidamente possível, de modo a receber instruções sobre como lidar com a situação.

Os sintomas da menopausa são tipicamente tratados através de medicação. Para algumas mulheres, o tratamento é feito através de terapia hormonal, que geralmente revela-se a opção mais eficaz para o tratamento de ondas de calor e suores nocturnos.

A terapia hormonal pode ser realizada através de comprimidos, gel, creme ou adesivos. Algumas mulheres poderão também precisar de progestógeno.

O estrogênio também pode ser muito eficaz no tratamento da secura vaginal. Esta hormona pode ser aplicada diretamente sobre a vagina, através de comprimido, anel ou creme. O estrogénio será posteriormente absorvido pelo tecido vaginal.

Mulheres que não possam submeter-se a terapias hormonais poderão encontrar diversos comprimidos para as ondas de calor, entre eles antidepressivos e gabapentina (Neurotin).

O seu médico poderá também recomendar-lhe um plano alimentar, bem como um plano de exercício físico adequados ao seu estado de saúde.

Conclusão

A menopausa representa uma fase repleta de mudanças que, apesar de extremas, podem ser controladas.

Independentemente de preferir tratamentos tradicionais ou mais alternativos, conseguirá facilmente ter acesso a uma enorme diversidade de soluções de tratamento que a ajudarão a lidar com as mudanças físicas e emocionais resultantes da menopausa.

1 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
2 https://www.researchgate.net/
3 https://www.achs.edu/
4 https://www.hindawi.com/
5 http://onlinelibrary.wiley.com/
6 http://online.liebertpub.com/
7 http://www.zjrms.ir/
8 http://www.mayoclinic.org/
9 http://www.mayoclinic.org/
10 http://my.clevelandclinic.org/
11 http://www.sciencedirect.com/
12 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/

27. novembro 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *