Fotos Antes e Depois

Óleos Essenciais para Aliviar Náusea e Vômitos

Os óleos essenciais são os compostos ativos encontrados nas plantas, destilados em potentes óleos. Esses óleos aproveitam as poderosas propriedades de algumas ervas e especiarias botânicas.

Algumas das suas propriedades podem ajudar a matar as bactérias, relaxar os músculos, aliviar a dor, melhorar a digestão e curar a náusea.

Por oferecerem poucos efeitos colaterais e raros efeitos secundários, os óleos essenciais tornam-se remédios caseiros extremamente populares para todos os tipos de condições médicas.

Estes compostos riquíssimos não devem ser ingeridos e, alguns deles podem mesmo ser tóxicos.

Devem ser usados no ar, através de um difusor de aromaterapia ou, misturados com um óleo base (óleo carreador) e só depois, aplicados sobre a pele.

6 Óleos Essenciais Para Se Livrar Das Náusea E Vômitos

Se sentir náuseas frequentes durante a gravidez, aquele enjoo que causa vontade de vomitar, irritação no estômago, vertigem, refluxo gastrointestinal ou outras condições comuns, os óleos essenciais podem ser um tratamento extremamente útil para estes casos.

Antes de avançarmos para o tratamento, vamos tentar esclarecer de forma simples, o que são as náuseas, e quais as suas principais causas:

A Náusea é um sintoma comum que pode acompanhar muitas doenças e condições.

Causas

As causas mais comuns deste evento incluem: os efeitos secundários de algumas drogas, intoxicação alimentar, doença de movimento, gravidez e beber muito álcool. Às vezes cheiros intensos ou desagradáveis ​​induzir sentimentos de náuseas.

Conheça 13 Tratamentos Naturais para a Cinetose “Enjoo de Movimento”

A Náusea é muitas vezes acompanhada por sintomas de desconforto gastrointestinal tais como diarreia.

Algumas Dores intensas, tal como as causadas por uma enxaqueca, dores de cabeça ou alguma lesão, também podem causar náuseas.

O evento normalmente ocorre em pessoas com infecções que variam de uma gripe a gastroenterite. Em geral, o vômito é mais preocupante do que a náusea sozinha, embora os vômitos muitas vezes tragam alívio temporário ou permanente do estômago.

Sintomas

Sintomas De Náusea E Enjoo

Trata-se se um sintoma desagradável embora, geralmente indolor.

O sintoma mais comum que ocorre com a náusea é o vômito. Outros sintomas que também estão associados às náuseas incluem, tonturas, desmaios, boca seca, diarréia, febre, dor abdominal e diminuição da urina.

O que Procura?
Óleos Essenciais Para Tratar Dor e Infecção de Ouvido: Conheça os Fatos

Os sintomas graves que podem acompanhar a náusea incluem, dor torácica, confusão, letargia, pulso acelerado, dificuldade respiratória, transpiração excessiva e desmaios.

Prevenção e Tratamento

O tratamento depende da causa subjacente. Na maioria dos casos, as náuseas resolvem-se por si próprias, principalmente depois de vomitar.

O tratamento pode incluir a ingestão de muitos líquidos e uma dieta líquida específica. As náuseas graves podem exigir tratamento com medicamentos.

Quando sentimos náuseas, normalmente não estamos interessados em comida ou bebida, embora alguns alimentos leves e simples tais como o pão e as bolachas possam fazê-lo sentir-se melhor.

Evite os alimentos com sabores fortes, muito doces, gordurosos e fritos, uma vez que estes podem piorar os enjoos ou mesmo induzir o vômito.

Alguns remédios naturais incluem a ingestão de chá de gengibre e chá de hortelã, e comidas leves que podem ajudar a resolver o seu estômago. Algumas pessoas encontram alívio dos sintomas, através da acupressão, aplicando uma leve pressão com o polegar no interior do pulso. Esta pressão deve ser realizada sobre o Ponto de Acupuntura PC6 ou P6 – Neiguan ( ver o vídeo)

Óleo de lavanda

O óleo essencial de lavanda é talvez o mais conhecido pelas suas propriedades relaxantes. O uso tópico do óleo de lavanda, ou através de um difusor pode ajudar a mente a descomprimir enquanto se prepara para dormir. Esta mesma propriedade também pode tornar a lavanda (Lavandula angustifolia) eficaz na luta contra a náusea.

Se o evento é causado por ansiedade ou dor física, o poder desta planta pode ser exatamente o que está ar procura para relaxar. Este remédio funciona melhor quando colocadas algumas gotas de lavanda num difusor de óleos essenciais e respirar suavemente o aroma presente no ar.

Para a náusea causada pela gravidez, um vírus ou dores pós-operatórias, pode testar os restantes óleos citados na lista.

Óleo de gengibre

Óleo Essencial De Gengibre

O óleo essencial de gengibre foi estudado como remédio para a náuseas e enjoos. Os participantes do estudo afirmam, e a pesquisa concorda que ele realmente funciona.

O óleo de gengibre pode ser disperso no ar com um difusor de óleos, esfregado em pontos de pressão (na sua testa e pulsos), ou mesmo esfregado diretamente no estômago para melhorar o sintoma.

Um ensaio clínico revelou que o composto é particularmente eficaz para pessoas que sofrem do sintoma enquanto se recuperam da anestesia cirúrgica.

Geralmente, o gengibre é considerado seguro para mulheres grávidas que sofrem de náuseas. Conheça melhor este composto AQUI.

O que Procura?
Óleo Essencial de Canela: 28 Benefícios, Usos e Propriedades Incríveis

Óleo de hortelã-pimenta

Hortela Pimenta

O chá de hortelã-pimenta (Mentha × piperita) é geralmente sugerido como uma solução natural para acalmar este desconforto, mas o óleo essencial pode proporcionar o mesmo efeito calmante.

Alguns pesquisadores acreditam que o óleo de hortelã-pimenta relaxa os músculos gástricos e impede os espasmos ou o excesso de contração.

Uma revisão científica realizada concluiu que a inalação de óleo de hortelã-pimenta quando sentir náuseas, alivia os sintomas e fará sentir-se melhor rapidamente.

Embora sejam necessárias mais pesquisas sobre os efeitos do óleo de hortelã-pimenta sobre os diferentes tipos de náuseas, experimente-o na próxima vez que estiver doente.

Óleo de hortelã-verde

Embora não seja tão conhecida como um tratamento para náuseas, a espécie Mentha spicata (hortelã-verde) também é bastante eficaz.

Tal como os óleos de hortelã-pimenta e gengibre, o óleo essencial de hortelã-verde pode igualmente ser aplicado em pontos de pressão, esfregado suavemente sobre o estômago e área intestinal, ou difundido pelo ar para aliviar o desconforto.

O perfume refrescante da hortelã-verde, e o componente de mentol presente no óleo, pode fazer sentir-se mais alerta e capaz de respirar melhor, apesar do mal estar.

Leia Também Náusea, Vômito e Enjoo Matinal Durante a Gravidez: Causas, Tratamento para Aliviar e Prevenir os Sintomas

Óleo de cardamomo

Óleo Essencial De Cardamomo (Elettaria Cardamomum)

O Cardamomo (Elettaria cardamomum) é um tempero na mesma família do gengibre, com as suas próprias propriedades e aroma únicos.

O óleo essencial de cardamomo foi utilizado numa mistura de óleos essenciais num ensaio clínico, para o tratamento de náuseas pós-operatórias. O estudo revelou que o condimento é um promissor agente anti-náusea quando misturado com outros óleos essenciais.

Para usar o cardamomo, coloque algumas gotas num difusor de aromas. O perfume rico e picante do cardamomo também pode ajudá-lo a relaxar, o que pode diminuir não só este sintoma, como também a ansiedade, devido a doença.

Leia também: Para que serve o Óleo Essencial de Cardamomo

Óleo de Funcho (erva-doce)

Oleo De Funcho Erva Doce

O funcho ou erva-doce, conhecido pelo nome científico Foeniculum vulgare, é muitas vezes usado como um auxílio digestivo e um aliviador da constipação (prisão de ventre).

Esta erva maravilhosa ajuda a relaxar o trato digestivo, o que previne e ajuda no tratamento deste sintoma. O uso do óleo essencial de funcho pode ter o mesmo efeito.

O óleo pode ser diluído num óleo base (carreador/veicular) e aplicado a pontos de pressão específicos no corpo ou difundido pela casa.

O que Procura?
Óleo Essencial de Angélica (Angelica archangelica): Conheça as Suas Propriedades Terapêuticas

Efeitos colaterais e riscos

O uso de óleos essenciais para acabar com os sintomas de náuseas e vômitos é geralmente um remédio caseiro de baixo risco.

Entretanto, existem algumas pessoas que não devem usar estes compostos como forma de se livrar do desconforto.

Em casos raros, a exposição excessiva do mentol, contido na hortelã-pimenta e na hortelã-verde, pode causar danos na pele. Um efeito colateral geralmente relatado é a dermatite, causada pelo óleo de lavanda.

Use um óleo de base/carreador suave, como o óleo de jojoba ou o óleo de coco, para misturar com os óleos mais potentes, antes de aplicar na sua pele.

Esta solução ajuda a evitar o ardor ou a irritação da pele quando usa os compostos de forma tópica. Três a cinco gotas de óleo essencial, misturados a uma onça (cerca de 28 gramas) de óleo base, é a dosagem ideal.

Nunca inale diretamente o vapor do difusor de óleos ou dispensador de vapor, pois, pode irritar a mucosa nasal. Se a náusea persistir durante 48 horas, ou se começar a mostrar sinais de desidratação, pare de usar os óleos essenciais e entre em contacto com o médico.

A aromaterapia é destinada apenas casos leves de náuseas. Não cura a origem do problema se tiver uma infecção bacteriana ou viral.

E, se estiver grávida ou a amamentar, e procura ajuda para o enjoo matinal, deve consultar a ginecologista ou o seu médico antes de usar seja qual for o tratamento alternativo.

Considerações e perspetivas

É importante lembrar que estes compostos não são uma cura milagrosa. Eles continuam a ser pesquisados, e os seus limites como remédios ainda não estão totalmente compreendidos/desvendados.

A FDA não monitora o uso ou a fabricação destes compostos. Para garantir um produto puro e seguro, pesquise sobre a qualidade da empresa antes de comprar qualquer marca específica.

Um aromaterapeuta certificado é a melhor pessoa para lhe fazer estas recomendações.

Mantenha-se atento aos sintomas de emergência, independentemente de sentir-se melhor, e nunca tente tratar você mesmo, a desidratação, dores de cabeça intensas ou hemorragias graves que acompanham a náusea.

Lembre-se de que o profissional de saúde é a melhor pessoa para se dirigir e perguntar sobre as causas e possíveis curas para qualquer desconforto que experimente.

Referências

https://www.hindawi.com/
http://onlinelibrary.wiley.com/
http://online.liebertpub.com/
https://content.iospress.com/
https://www.hindawi.com/journals/ecam/2014/726341/
https://www.mskcc.org/

14. novembro 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *