9 Óleos Essenciais para Prisão de Ventre

Os óleos essenciais são extratos altamente concentrados derivados a partir de plantas. São extraídos, quer através de vapor ou pressionando a frio as plantas.

Os óleos essenciais são utilizados na medicina alternativa há milhares de anos. As práticas medicinais do mundo ocidental estão finalmente a receber o reconhecimento devido.

Estes compostos aromáticos ajudam a tratar uma enorme variedade de doenças, incluindo a prisão de ventre (obstipação ou constipação intestinal).

Diferentes óleos essenciais podem ter diferentes efeitos sobre o organismo, e alguns dos quais podem ajudar a tratar doenças como a obstipação e agir como um verdadeiro remédio caseiro.

Eles ajudam, por exemplo, a relaxar o corpo, ou a estimular as contrações musculares, tornando mais fácil para o sistema digestivo funcionar corretamente.

Os óleos essenciais não são destinados a ser consumidos de forma oral, uma vez que alguns deles podem ser tóxicos.

Antes de os aplicar na pele, deve primeiro diluí-los em óleos carreadores (óleos vegetais).

5 Óleos Essenciais Para Prisão De Ventre

A prisão de ventre não tem uma definição exata, uma vez que pode significar vários eventos, desde evacuações dolorosas ou tensas a vários dias sem ir ao banheiro. 

É uma situação que pode ser extremamente desconfortável, gerando inchaço e cólicas, dores de estômago e outros problemas gastrointestinais, além da deficiência na absorção de nutrientes, hemorroidas, sangue nas fezes e um maior risco de câncer colorretal e úlceras.

Passar muito tempo no banheiro é uma situação extremamente desagradável, e entender a causa do problema é o primeiro passo para um tratamento adequado.

A Prisão de ventre pode ser originada por muitas situações diferentes, incluindo o uso de determinados medicamentos, dieta inadequada, distúrbios hormonais, uso excessivo de laxantes, doença prolongada ou infecção no cólon ou no estômago.

Além disso, o abuso no consumo de álcool, a desidratação e alguns alimentos ou substâncias, podem também estar na origem do problema

Na sua essência, a obstipação do intestino é causada pelo movimento lento ou atrasado da matéria residual através do cólon.

Sendo que o objetivo aqui é aumentar o movimento peristáltico e o movimento dos intestinos.

A prisão de ventre pode ser aguda ou crônica, e quando presente durante longos períodos pode tornar-se uma situação perigosa, e até mesmo colocar a vida em risco.

Sabendo isto, sabemos a importância que existe em falar com um médico se os remédios básicos e o auto-tratamento não se mostrarem eficazes.

Os óleos essenciais podem ser eficazes nestas ocorrências devido às suas propriedades, anti-inflamatória, anti-espasmódica, carminativa, antibacteriana, sedativa e relaxante. Conheça-os:

Índice do Artigo:

O que Procura?
Óleos Essenciais para Alívio da Dor de Cabeça / Enxaquecas

Óleo de Gengibre

Óleo Essencial De Gengibre

O gengibre (Zingiber officinale) é muitas vezes consumido para melhorar a digestão e reduzir as náuseas, e também pode ajudar a tratar a prisão de ventre.

O gengibre tem efeitos estimuladores do sistema digestivo que podem aumentar a motilidade gástrica, a prevenção e o tratamento da prisão de ventre.

Para aliviar a prisão de ventre com óleo de gengibre, misture 3 a 5 gotas de óleo com uma onça de óleo veicular (óleo carreador) como o óleo de coco ou o óleo de semente de uva.

Massaje a mistura sobre o abdómen. Faça isso duas a três vezes por dia, conforme necessário.

Saiba mais sobre o Óleo Essencial de Gengibre: 6 Benefícios Medicinais Incríveis, Usos e Como Fazer em Casa

Óleo de Manjerona

Oleo De Manjerona

Na medicina tradicional, a manjerona e o seu óleo essencial têm sido conhecidos como substâncias laxativas, que podem ajudar rapidamente a estimular o movimento peristáltico e trazer o seu sistema digestivo de volta e em forma.

No entanto, não use este óleo, muitas vezes, e apenas como tratamento (não como uma medida preventiva contra a prisão de ventre).

Como utilizar –  Este composto é muitas vezes usado como um aromatizante adicional para sopas e guisados, mas também pode ser usado em inalação de vapor.

Óleo Essencial de Erva Doce (Funcho)

Oleo De Funcho Erva Doce

As Sementes de funcho (Foeniculum vulgare), também conhecida como erva-doce, são um poderoso estimulante digestivo que pode atuar como um laxante quando ingeridas, tratando da prisão de ventre rapidamente de forma eficaz.

O óleo essencial de funcho é mais eficaz como estimulante digestivo, quando misturado com uma pequena quantidade de óleo carreador e massajado sobre o abdómen.

Realize a aplicação duas a três vezes por dia, conforme necessário.

Óleo de pimenta preta

Oleo Essencial Das Sementes Da Pimenta Preta

Com compostos anti-inflamatórios e estimulantes, o óleo de pimenta preta (pimenta-do-reino) é capaz de colocar a funcionar o processo digestivo e evitar o acúmulo excessivo de detritos e gases no intestino, o que pode facilmente eliminar o problema.

Como usar –  Como seu homônimo mais popular, o óleo de pimenta preta pode ser adicionado a pratos para adicionar um pouco de picante, mas atenção, use apenas uma pequeníssima quantidade, pois o composto é altamente concentrado.

Saiba mais sobre os benefícios deste composto » Aqui

Óleo de hortelã-pimenta

Hortela Pimenta

Óleo de hortelã-pimenta (Mentha x piperita) contém propriedades antiespasmódicas, que ajuda a relaxar os músculos do trato digestivo, fazendo com que o intestino fique mais solto.

Esta propriedade pode ajudar a aliviar o problema. Um estudo realizado em 2008 suporta estas mesmas evidências, mostrando que o óleo de hortelã-pimenta ajudou com sucesso a aliviar a obstipação em algumas pessoas com síndrome do intestino irritável (SII).

Combine 2 gotas de óleo de hortelã-pimenta com uma colher de chá de óleo carreador aquecido, tal como o de coco ou óleo de semente de uva.

O que Procura?
Top 10 Óleos Essenciais para Depressão

Massaje diretamente no abdômen. Realize a aplicação duas ou três vezes por dia até aliviar o desconforto intestinal.

Óleo de Açafrão-da-Índia

óleo De Açafão Da Terra, Tumérico

O Óleo de açafrão-da-índia, também conhecido como açafrão-da-terra, curcuma longa e turmérico, o tempero a partir do qual é derivado, é rico em anti-oxidantes e funciona como um estimulante para o corpo, metabolismo e sistema digestivo.

Uma pequena quantidade deste óleo anti-inflamatório será o suficiente para ajudar no re-equilíbrio de bactérias gastrointestinais e optimizar a digestão, bem como melhorar a absorção de nutrientes.

Como usar –  Pode adicionar algumas gotas de óleo de açafrão a receitas. Não só irá melhorar o sabor dos pratos, como também beneficiar o processo digestivo quando o alimento é ingerido.

Óleo de alecrim

Alecrim

Óleo essencial de alecrim (Rosmarinus officinalis) tem um efeito espasmolítico, o que significa que relaxa os músculos e suprime os espasmos musculares.

Tal como o óleo de hortelã-pimenta, ajuda a alavancar o sistema digestivo e “colocar as coisas em movimento”, conforme necessário.

Inalar o óleo de alecrim pode ter todos os efeitos desejados que você precisa, embora algumas pessoas também o usem como um óleo de massagem para benefícios de aromaterapia.

Pode misturar o óleo a uma loção de massagem, ou adicionar algumas gotas a um difusor de ar para obter todos os benefícios.

Óleo de manjericão

óleo Essencial De Manjericão Para Consumo Terapêutico

Esta erva (também conhecida como alfavaca ou basilicão) de nome científico Ocimum basilicum, tem sido muito utilizada para aliviar dores de estômago e soltar o excesso de gases intestinais, e o seu óleo não é excepção.

Tradicionalmente, tem sido usado para aliviar estas ocorrências e ajudar a estimular o movimento dos intestinos.

Como usar –  Além de poder adicionar algumas gotas aos seus pratos favoritos, também pode adicionar umas gotas na sua banheira e realizar um banho de imersão durante 20-30 minutos.

Embora não se trate de um remédio interno, as propriedades anti-inflamatórias presentes no composto podem também ser absorvidas através da pele. Saiba mais sobre este composto » Aqui

Óleo de limão

óleo Essencial De Limão

Óleo essencial de limão (limão-siciliano ou Citrus limonum) é altamente concentrado e contém um número elevado de antioxidantes “Potentes” que podem melhorar a digestão e, simultaneamente, reduzir a inflamação.

Ambos fatores que podem permitir que o processo de digestão trabalhe mais suavemente e elimine a prisão de ventre

Um estudo realizado descobriu que o uso de óleos como o óleo de limão em massagens de aromaterapia melhora a digestão.

Misture o óleo de limão com um óleo carreador, e massaje na pele. Também pode colocar o óleo de limão em um difusor de ar e inalar o aroma do óleo para alcançar os resultados desejados.

Nota: Evite a exposição à luz solar, quando realizar a aplicação de óleo essencial de limão.

O que Procura?
Descubra Como Utilizar o Óleo de Rícino para Tratar a Acne

Efeitos Colaterais e Riscos

Óleos Essenciais Para Prisão De Ventre Comprovados Pela Ciência

Os óleos essenciais são geralmente muito seguros para serem usados pela maioria das pessoas.

A exceção são os óleos essenciais que têm mentol, como os óleos de hortelã-verde ou hortelã-pimenta.

Ambos são seguros para uso em adultos, mas podem ser perigosos para as crianças e os adolescentes inalarem o seu aroma.

As Grávidas e as mulheres que amamentam também devem evitar os óleos essenciais, uma vez que não existem pesquisas suficientes para garantir a segurança para o feto e bebê.

O maior risco do uso de óleos essenciais são as possíveis irritações ou reacções alérgicas na pele.

Quando colocados sobre a pele estes compostos aromáticos podem irritar a pele de pessoas com a pele mais sensível.

Para evitar este efeito colateral, misture algumas gotas de um óleo essencial com um óleo carreador de sua escolha – como o de coco, amêndoas doces ou azeite de oliva.

Teste sempre primeiro para saber se é alérgico, aplicando uma pequena quantidade de óleo diluído numa pequena área de pele.

Se não ocorrer nenhuma reacção nas primeiras 24 a 48 horas, em princípio será seguro para uso tópico.

Não se esqueça, pois é muito importante. Nunca aplique o óleo essencial diretamente sobre a pele. Dilua-o sempre em um óleo carreador.

Os óleos essenciais só devem ser usados em adultos, pois podem ter um efeito mais pronunciado sobre as crianças (certifique-se com o seu pediatra primeiro).

Se estiver planejando usar um difusor de ar em sua casa, mantenha isso sempre em mente (as crianças).

Conclusão

Os óleos essenciais são seguros para serem usados pela maioria das pessoas, e podem ser uma alternativa extremamente eficaz como tratamento caseiro para a prisão de ventre.

Para maior segurança e eficácia, os óleos apenas devem ser usados como instruído na matéria ou nas instruções do produto.

Se os óleos essenciais ou outros remédios caseiros não tratarem a sua prisão de ventre em 3 três dias, ou se tratar de um problema crônico, marque uma avaliação com o seu médico para descobrir a causa subjacente.

Se estiver enfrentando dor abdominal severa, náuseas, ou vómitos, juntamente com a obstipação, procure assistência médica imediata, pois estes costumam ser um sintoma de uma obstrução intestinal (parcial ou total).

Embora a pesquisa sugira que existem benefícios para a saúde, a FDA não monitora ou regular a pureza ou a qualidade dos óleos essenciais.

É importante conversar com o seu médico antes de começar a usar óleos essenciais, e tome cuidado ao escolher uma marca de qualidade.

Continua » Os Melhores Óleos Essenciais Para Câncer

11. outubro 2017 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *