Como os Óleos Essenciais ajudam a Tratar Problemas da Tireóide

Publicado por Equipe Editorial a 13 de janeiro de 2018 - Atualizado em 22 outubro 2018

Os problemas da tireóide são cada vez mais comuns. A culpa é do estilo de vida ou da formação genética.

glândula tireóide, ou simplesmente tireóide, é uma glândula endócrina presente no pescoço, consistindo de dois lobos conectados por um istmo. Localiza-se na frente do pescoço, abaixo do pomo de Adão e secreta os hormônios da tireoide, que influenciam principalmente a taxa metabólica e a síntese protéica.

Qualquer alteração no seu tamanho ou função resulta em desequilíbrio hormonal e outras complicações. Se pretende tratar um problema da tireóide existente ou simplesmente prevenir a sua ocorrência, abaixo listamos os melhores óleos essenciais que irão ajudá-lo/a na jornada.

Óleos Essenciais Para Problemas Da Tireóide

Como tratar problemas da tireóide com óleos essenciais

1. Óleo essencial de Incenso, Frankincense, Olíbano (Boswellia Serrata)

Óleo Essencial De Incenso, Frankincense, Olíbano (Boswellia Serrata)

Vai precisar de

Como fazer

Misture algumas gotas de óleo de incenso com óleo de coco. Massageie suavemente a mistura no estômago, atrás do pescoço e nas solas dos pés.

Também pode adicionar uma gota de óleo de incenso a um copo de água e consumir diariamente.

Pode realizar a massagem 1 a 2 vezes ao dia.

Por que funciona: A queda ou aumento repentino no nível dos hormônios da tireoide pode levar à inflamação. O óleo de incenso ajuda a reduzir a inflamação no corpo e intestino com a suas propriedades antiinflamatórias. Isso, por sua vez, ajuda a restaurar o equilíbrio hormonal. Este óleo essencial é igualmente eficaz para o hipertireoidismo e hipotireoidismo.

2. Óleo essencial de Ledum groenlandicum

Óleo Essencial De Ledum Groenlandicum

Vai precisar de

  • 6 gotas de Óleo essencial de Ledum groenlandicum
  • 15 mL de óleo de coco

Como fazer

Adicione seis gotas de óleo de Ledum groenlandicum a 15 mL de óleo de coco e misture bem. Esfregue a mistura suavemente nas solas dos pés, no estômago e atrás do pescoço. Também pode adicionar algumas gotas de óleo de ledum a um difusor e inalar o aroma.

Deve fazer isto pelo menos uma vez por dia.

O óleo de Ledum é amplamente utilizado pelos seus diversos benefícios na saúde. Ele ajuda no tratamento de problemas da tireóide, regulando o funcionamento da glândula tireóide. Tem propriedades anti-inflamatórias e pode, adesta forma, ajudar na redução da inflamação. O óleo de Ledum é ideal para aqueles que lutam com a tireoide hipoativa e hiperativa.

3. Óleo de Lemongrass, capim-limão, Erva-Príncipe (Cymbopogon citratus or Andropogon citratus)

óleo Essencial De Capim Limão

Vai precisar de

  • 3-6 gotas de óleo de Lemongrass
  • 15 mL de óleo de coco (ou qualquer outro óleo transportador)

Como fazer

Adicione algumas gotas de óleo de capim-limão a um difusor e inspire o seu agradável aroma. Alternativamente, também pode misturar seis gotas de óleo de capim-limão a 15 mL de óleo de coco e
aplicar a mistura suavemente nas têmporas, estômago e nas solas dos pés.

Deve fazê-lo diariamente.

Como funciona

O óleo de capim-limão pode tratar o hipertireoidismo. Tal como a maioria dos óleos essenciais, possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação. O aroma agradável pode ajudar a aliviar sintomas como estresse e ansiedade.

4. Óleo de cravo

Vai precisar de

  • 6 gotas de óleo de cravo-da-índia (Syzygium aromaticum)
  • 15 mL de qualquer óleo transportador (coco ou azeite de oliva)

Como fazer

Adicione seis gotas de óleo de cravo a 15 mL de qualquer óleo transportador. Esfregue a mistura no estômago, atrás do pescoço e nas solas dos pés. Também pode adicionar três gotas de óleo de cravo a um difusor e inalar o aroma.

Deve fazê-lo uma vez por dia para obter melhores resultados.

Como funciona

O óleo de cravo pode ajudar a regular os hormônios da tireoide, as suas funções e é especialmente útil no tratamento do hipotireoidismo. O eugenol presente no óleo de cravo é responsável pelo seu odor agradável, que pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade.

5. Óleo de Mirra (Commiphora myrrha)

Óleo De Mirra (Commiphora Myrrha)

Vai precisar de

  • 6 gotas de óleo de mirra
  • 15 mL de óleo de coco

Como fazer

Adicione seis gotas de óleo de mirra a 15 mL de óleo de coco e misture bem. Esfregue a mistura no estômago, atrás do pescoço e nas solas dos pés. Também pode colocar três gotas de óleo de mirra num difusor e inalar o seu aroma.

Faça-o diariamente.

O óleo de mirra, tal como o óleo de cravo-da-índia, é usado para estimular a glândula tireóide e é, portanto, bastante eficaz no tratamento do hipotireoidismo. A fragrância doce e picante do composto ajuda a promover o sono e a tranquilidade. Este benefício pode ajudar a combater os sintomas de estresse, ansiedade e depressão.

6. Óleo de Sândalo (Santalum album)

óleo De Sândalo

Vai precisar de

  • 3-6 gotas de óleo de sândalo
  • 15 mL de qualquer óleo transportador (coco ou azeite de oliva)

Como fazer

Adicione três gotas de óleo de sândalo a um difusor e inspire o seu aroma perfumado. Também pode misturar seis gotas de óleo de sândalo com 15 mL de qualquer óleo transportador e esfregá-lo na base do pescoço, estômago e sola dos pés para efeitos relaxantes.

Quantas vezes: Deve fazê-lo diariamente.

Como sabe, os problemas da tireoide costumam estar associados ao estresse, ansiedade e insônia. É aqui que o óleo de sândalo pode ser especialmente útil. O seu aroma agradável pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, ajudando a manter a calma e a dormir melhor.

7. Óleo De Lavanda (Lavandula angustifolia)

Óleo De Lavanda (Lavandula Angustifolia)

Vai precisar

  • 3 gotas de óleo de lavanda
  • Difusor

Como fazer

Adicione três gotas de óleo de lavanda a um difusor. Inale o aroma agradável. Deve fazê-lo uma vez por dia, de preferência antes de dormir.

Por que funciona: Entre os muitos benefícios do óleo de lavanda, os mais evidentes são os seus efeitos calmantes, de alívio de estresse e promotores do sono. Também possui propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar a manter os hormônios da tireóide equilibrados e a funcionar normalmente. Este óleo essencial é mais adequado para o tratamento do hipertiroidismo.

8. Óleo de Hortelã-Pimenta (Mentha piperita)

Hortela Pimenta

Vai precisar de

  • 10 gotas de óleo de hortelã-pimenta
  • Água de banho

Como fazer

Adicione 10 gotas de óleo de hortelã-pimenta à sua banheira e fique de molho por 15 a 20 minutos. Também pode misturar seis gotas de óleo de hortelã-pimenta com um pouco de óleo de transportador e esfregá-lo no estômago e solas dos pés.

Deve fazê-lo uma vez por dia.

A presença de mentol confere propriedades benéficas anti-inflamatórias e anti-estresse ao óleo de hortelã-pimenta, o que pode ajudar a tratar o hipotireoidismo.

9. Óleo de Alecrim (Rosmarinus officinalis)

óleo Essencial De Alecrim

Vai precisar de

  • 6 gotas de óleo de alecrim
  • 15 mL de óleo de coco (qualquer óleo transportador)

Como fazer

Adicione seis gotas de óleo de alecrim a 15 mL de qualquer óleo transportador. Misture bem e esfregue no couro cabeludo, estômago e solas dos pés.

Deve fazê-lo diariamente.

As poderosas propriedades anti-inflamatórias do óleo de alecrim podem ajudar a reduzir a inflamação e estimular a glândula tireóide. Os problemas de tireóide levam frequentemente à fadiga e queda de cabelo, e o óleo de alecrim pode ajudar a resolver o evento aumentando a energia e estimulando o crescimento do cabelo. Este óleo essencial é o melhor para tratar o hipotireoidismo.

10. Óleo de Gerânio Rosa, Pelargónio (Pelargonium graveolens)

Óleo De Gerânio Rosa, Pelargónio (Pelargonium Graveolens) 

Vai precisar de

  • 6 gotas de óleo de gerânio rosa
  • 15 mL de qualquer óleo transportador (óleo de coco ou jojoba)

Como fazer

Adicione seis gotas de óleo de gerânio rosa a 15 mL de qualquer óleo transportador. Misture bem e esfregue no estômago, atrás do pescoço e solas dos pés. Também pode adicionar 15 a 20 gotas do composto à água do banho e mergulhar durante 15 a 20 minutos.

Deve fazê-lo diariamente.

O óleo de gerânio rosa é outro excelente óleo essencial que pode ajudar a tratar o hipotireoidismo. Isto é devido às suas fortes propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a reduzir a inflamação no intestino e nos vasos sanguíneos.

Se a sua glândula tireóide entrou em esgotamento ou simplesmente não está a produzir hormônios da tireóide suficientes, encontrará certamente uma solução para os seus problemas em algum dos óleos essenciais aqui listados.

Qual foi o óleo essencial que funcionou melhor para o seu caso? Não se esqueça de compartilhar a sua experiência na secção de comentários abaixo!