Olheiras

As olheiras caracterizam-se por círculos negros que surgem debaixo dos olhos e que os marcam profundamente. Mas porque é que são mais comuns numas pessoas do que noutras? Existem alguns motivos para o aparecimento das olheiras:

Causas do aparecimento das olheiras

A acumulação de melanina (pigmento que dá cor à pele) é um dos motivos, quem tem tendência para que ela ocorra normalmente sofre deste problema. Do mesmo modo, e estreitamente interligado, o aumento da espessura dos vasos sanguíneos existentes neste local, onde a pele é muito fina, provoca um pequeno inchaço que juntamente com o excesso de melanina tornam as olheiras mais visíveis.

Massagens para olheiras

Por outro lado, todos os factores ligados ao cansaço, seja físico ou psicológico, propiciam o surgimento das olheiras. O dormir poucas horas, trabalhar ao computador, estudar muitas horas à noite e com má iluminação, a ansiedade e stress de situações por resolver, são alguns destes factores. Os hábitos de higiene, os horários regulares de dormir, e outros como ter actividades ao ar livre, não fumar e comer equilibradamente são também importantes para evitar que as olheiras se evidenciem mais.

Tratamento para acabar com as olheiras

Apesar de não haverem tratamentos específicos para acabar com elas, podemos usar de alguns artifícios para as atenuar ou mesmo tornar invisíveis. Comecemos então por pequenas dicas que pode introduzir no seu dia-a-dia.

Durma bem. Não adianta preocupar-se com o seu aspecto se não tiver horas suficientes de sono, dormir é fundamental tanto para a beleza como para a saúde! À noite, quando se deitar certifique-se que já “apagou” da sua cabeça todas as preocupações e situações que lhe causam stress e/ou ansiedade. Deitar-se com a cabeça cheia de problemas para resolver é pedir para ter insónias.

Se não consegue descarregar toda a tensão que acumula no seu dia-a-dia, faça uma actividade física que o permita. Pode optar por, ocasionalmente, usar cremes que sejam corretores de olheiras, mas não se esqueça que a sua eficácia não é de 100%. Se costuma ter má circulação, pode sempre optar por fazer pequenas massagens com os dedos, para irrigar melhor o local. Comece do canto interno dos olhos e vá deslizando suavemente pelas pálpebras até chegar ao ponto inicial. Hidrate a pele dos olhos com cremes específicos para esta área.

Por último, pode aplicar sobre cada olho, e durante cerca de quinze minutos, uma rodela de pepino ou mesmo uma rodela de batata que tenha mantido, previamente, no frigorífico. Pode fazer isto várias vezes ao dia, se lhe for possível. Se preferir, opte por esta mini-receita caseira:

  1. Rale duas batatas.
  2. Deixe no congelador por uma hora.
  3. Amasse até que forme uma pasta e deixe 15 minutos sobre as olheiras.

Obs: Para quem tem muita vontade de tratar das olheiras uma excelente opção é o tratamento a laser. Tambem pode optar pela carboxiterapia. Ambas com excelentes resultados.

Continuação » 22 Remédios Caseiros para Eliminar Olheiras

Ler: Remédio Natural para Olheiras

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:04 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)