Origem do Cacau, Chá e Café

Vejamos então qual a origem das seguintes bebidas exóticas: Cacau, Chá e Café.

O café, o chá e o cacau bebidas muito apreciadas e mundialmente conhecidas, foram introduzidas na Europa após os descobrimentos.

O café, originário da Etiópia – África, foi introduzido na Europa em meados do século XVII e o seu consumo teve uma grande expansão no século XVIII, quando surgiram os estabelecimentos onde o mesmo era servido – os “cafés” e os “cafés concerto”. O Café, obtém-se a partir do fruto do cafeeiro, que é um arbusto da família das Rubiáceas. Hoje, o cultivo do café é feito fundamentalmente na América Central e Sul.

O Chá, originário da Ásia, é a bebida mais importante dos povos asiáticos de leste, foi introduzido na Europa mais ou menos na mesma altura do café. O chá obtém-se a partir das folhas de um arbusto – Camellia sinensis – da família das Teáceas . No Japão, a “cerimónia do chá”, é um rito solene e tem um significado religioso e filosófico.

O Cacau, originário da América Central, era consumido desde tempos imemoriais pelos índios do México e da América Central. Os Azetecas preparavam uma bebida fresca de “chocolate” ( de choco, cacau e latl, água ) com sementes de cacau pulverizadas e aromatizadas com baunilha. O cacau obtém-se a partir das sementes do cacaueiro que é uma árvore da família das Esterculiáceas.

Hoje o cultivo do cacau realiza-se fundamentalmente em África.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 3:55 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)