Osteoartrose - o que é
Fotos Antes e Depois

Osteoartrose

Atualizado em 13 Janeiro 2018

A osteoartrose é uma das formas de doença articular que deteriora a cartilagem e os topos ósseos da articulação, levando a um fenómeno inflamatório, dor e inchaço. Pode atingir qualquer articulação, surgindo mais frequentemente nas pequenas articulações das mãos e pés, nas ancas, joelhos e coluna vertebral.

A dor referida pelo doente é devida à mobilização da articulação doente, sendo, durante a noite, devida ao inchaço da própria articulação e das áreas que a rodeiam. É frequente alguma rigidez de curta duração após o repouso nocturno; nas fases mais avançadas, a articulação pode deformar-se e os ossos das articulações podem alargar.

Algumas normas para o doente artrósico:

Repouse a articulação doente.

A aplicação de calor ou, em certos casos, de frio pode aliviar a sintomatologia dolorosa. A opção a medicamentos deve ser prescrita pelo seu médico.

Emagreça se tiver excesso de peso.

Quando carregar pesos, deve tentar distribui-los igualmente dos dois lados.

Durma numa cama suficientemente dura, de preferência de costas e sem almofada ou com um pequeno rolo por debaixo do pescoço- a compra de colchões e de almofadas ortopédicas pode , por vezes, ser apenas uma maneira de gastar dinheiro, sem grande alivio das queixas dolorosas.

Não use sapatos de salto alto.

Adapte os seus utensílios de trabalho ou de lazer às suas características individuais- saiba também que existem uma série de adaptações ,à venda nas casas de artigos ortopédics, que permitem facilitar determinados gestos de vida diária – apanhar objectos do chão, calçar meias, funcionando como uma boa ajuda para quem está impossibilitado de realizar estas actividades de modo independente, por limitações articulares condicionadas pelas artroses.

Não permaneça durante muito tempo na mesma posição – as articulações precisam de pequenos períodos de movimento, alternando com períodos de repouso.

Existem medicamentos que podem ajudar a evitar a progressão rápida de algumas artroses.

Por vezes a deterioração articular e as queixas são tão acentuadas, que a articulação atingida pode necessitar de ser substituida- esta cirurgia é viável sobretudo nas articulações dos membros inferiores, com bons resultados.

Consulte o seu médico assistente.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade