Owen Wilson

Owen Mom Wilson nasceu a 18 de Novembro de 1968, em Dallas, Estados Unidos da América. Wilson é filho da fotografa Laura Cunningham Wilson e do publicitário Robert Andrew Wilson e tem dois irmãos: Andrew e Luke. Wilson estudou em Austin, na Universidade do Texas, onde se licenciou em Artes Inglesas.

Owen Wilson Antes e Depois e Biografia

Wilson estreou-se no cinema no filme “Bottle Rocket” de Wes Anderson. Para além de ter participado no filme, Wilson escreveu o argumento a meias com Anderson, iniciando uma colaboração que continuaria em mais duas obras: “Rushmore” e “The Royal Tenenbaums”. Trabalhos que valeriam à dupla nomeações para o Óscar de Melhor Argumento Original.

Seguiu-se “The Cable Guy”, filme realizado por Ben Stiller, que havia começado a admirar o talento de Owen desde “Bottle Rocket”. Conseguiu depois papéis menores em diversos filmes de ação, como: “The Haunting”, “Anaconda” e “Armageddon”.

Voltou a trabalhar com Ben Stiller em “Permanent Midnight” e pouco tempo depois voltou aos papéis de protagonismo em “The Minus Man”, no qual fez par com a cantora Sheryl Crow, que seria depois sua namorada na vida real.

2000

Em 2000 e 2001, brilhou em dois filmes que o atiraram de vez para a consagração. Em “Shanghai Noon” juntou à estrela dos filmes de ação Jackie Chan, numa comédia western repleta de artes marciais. Juntou-se depois a Stiller a Will Ferrel, em “Zoolander”.

Em 2001, entrou em “Behind Enemy Lines”, para voltar pouco depois ao seu registo mais habitual de comédia em “The Royal Tenenbaums”. Este último alcançou reparos positivos por parte da crítica e a aceitação do grande público, revelando-se assim um sucesso. Para além de Wilson, foi recrutada toda uma equipa de estrelas para este filme: Gene Hackman, Gwyneth Paltrow, Ben Stiller, Anjelica Huston, Danny Glover e o seu irmão Luke entre outros.

Entre 2002 e 2004, fez sobretudo comédias: “I Spy”, com Eddie Murphy; uma adaptação da série com o mesmo nome para o grande ecrã, que acabou por falhar comercialmente. Voltou a juntar-se a Jackien Chan, para “Shanghai Knights” (2003). Em 2004, seguiu-se mais uma comédia “Starsky & Hutch” e “The Life Aquatic with Steve Zissou”, do seu amigo Wes Anderson. Neste último filme deu vida a Bill Murray, um papel escrito especificamente a pensar em si.

Voltou também a trabalhar com o seu irmão Luke, em “Around the World in 80 Days”.

Em 2005, colaborou com Vince Vaughn em “Wedding Crashers”, trabalho que obteve excelentes resultados de bilheteira. No mesmo ano, participou em “The Wendell Baker Story”, um verdadeiro trabalho familiar. Este filme foi realizado pelos seus irmãos Luke e Andrew, escrito por Luke e protagonizado por Luke e Owen.

Já em 2006, cedeu a sua voz à personagem Lightning McQueen, no filme da Disney/Pixar “Cars”. Surgiu depois em “You, Me and Dupree” e em “Night at the Museum”.

Owen Wilson é um dos membros do agrupamento de atores conhecido como Frat Pack, liderado por Ben Stiller. Como curiosidade, refira-se que Stiller e Wilson já participaram juntos em mais de uma dezena de filmes.

2010

Já em 2012, o conhecido realizador Wes Anderson, amigo próximo de Wilson revelou que não avança para qualquer projeto antes de receber a aprovação de Wilson. Anderson e Owen conheceram-se quando estudavam na Universidade do Texas, tendo chegado a partilhar a mesma casa.

Após terem entrado no mundo do cinema, o realizador e o ator têm trabalho juntos frequentemente. Anderson reconheceu assim o grande contributo de Owen para o seu próprio sucesso, afirmando que a opinião do seu amigo é essencial no seu processo de trabalho.

Em Maio de 2012, foi confirmado que Owen Wilson se iria juntar às atrizes Olivia Wilde e Brie Larson, no filme “Squirrels to the Nuts”, do realizador Peter Bogdanovich. Para breve, também estará o lançamento de “You Are Here”, o novo filme do criador da série “Mad Men”, Matthew Weiner, que junta Wilson, Amy Poehler e Zach Galifianakis.

Owen Wilson namorou durante alguns anos com a famosa cantora Sheryl Crow. No álbum de Crow, “C’mon C’mon”, lançado em 2002, constava a canção “Safe and Sound” dedicada a Wilson. A relação terminaria por opção de Wilson, o que levou Sheryl a entrar em depressão e a deixar temporariamente a sua carreira.

A 26 de Agosto de 2007, o ator deu entrada num hospital da Califórnia, após ter sido encontrado pelo seu irmão Luke, deitado no chão de sua casa com os pulsos cortados, no que foi uma suposta tentativa de suicídio. Segundo dados da polícia, Wilson terá ingerido uma mistura de heroína, anfetaminas e sedativos, antes de cometer a ação.

Alguns dias após o incidente, o seu advogado comunicou que Wilson estava a realizar tratamento para a sua depressão. Este episódio levou-o a desistir de filmar “Tropic Thunder”, realizado pelo seu amigo e companheiro do Frat Pack, Ben Stiller. Uma das consequências apontadas para esta tentativa de suicídio foi a sua separação da atriz Kate Hudson, com quem namorava desde 2006.

Wilson e Hudson protagonizariam depois uma longa sequência de separações e reatamentos entre 2007 e 2009. Após este episódio, as aparições em público de Owen Wilson tornaram-se raras e o ator recusa tecer qualquer comentário público sobre a sua tentativa de suicídio.

Após a separação definitiva de Kate Hudson, Wilson iniciou uma nova relação, com Jade Duell. A 10 de Janeiro de 2011, o casal anunciou publicamente que Duell estava grávida. Apenas quatro dia após a divulgação da informação, Duell deu à luz no Hawaii. O filho de Owen e Jade chama-se Robert Ford Wilson. O casal separou-se oficialmente em Junho de 2011.

É conhecida a paixão do ator pelo desporto, sendo frequentemente visto a apoiar as várias equipas desportivas de Dallas e o clube de futebol inglês, Chelsea.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 5:32 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)