Oxigénio - Como utilizar com Segurança - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Oxigénio – Como utilizar com Segurança

Oxigénio na saúde – Como utilizar com Segurança:

De que forma obtém o corpo o oxigénio?

O oxigénio é um gás essencial para que o corpo funcione bem. Os pulmões retiram o oxigénio do ar que respira e transportam-no para o sangue. O sangue transporta o oxigénio a todas as células do corpo. De seguida o dióxido de carbono é transportado para os pulmões, a partir dos quais é expirado para o exterior do corpo.

Porque poderá necessitar de oxigénio extra?

Por vezes uma pessoa necessita de mais oxigénio do que o que consegue obter respirando. Poderá precisar de oxigénio extra se sofrer de alguma doença pulmonar, anemia ou doenças cardíacas. O seu corpo poderá necessitar de oxigénio extra após algumas lesões, tais como queimaduras.

O que é um sistema de oxigénio?

Um sistema de oxigénio inclui três componentes principais. O oxigénio vem num recipiente. Terá um dispositivo respiratório (uma máscara ou cânula) para colocar na face de forma a receber o oxigénio. Um tubo comprido liga a máscara ou cânula ao recipiente do oxigénio.

Que tipos de recipientes de oxigénio existem?

Recipiente de oxigénio líquido: O oxigénio líquido é mantido bastante frio num recipiente isolado. O oxigénio é aquecido antes de ser inspirado. O recipiente de oxigénio líquido é constituído por diversos componentes:

Indicador do conteúdo: Indica-lhe a quantidade de oxigénio restante no recipiente.

Medidor de fluxo: Controla o nível (rapidez) a que o oxigénio sai do recipiente.

Garrafa do humidificador e adaptador: A água é misturada com o oxigénio antes de o inspirar. Ajuda-o a evitar que o nariz, a boca e a garganta fiquem excessivamente secos.

Conector de enchimento: Este conector é utilizado para encher um tanque portátil de oxigénio proveniente do recipiente principal do oxigénio líquido.

Como é que se utiliza o oxigénio líquido?

Verifique o nível de água no humidificador. Se estiver próximo ou abaixo da linha de enchimento, deite fora a água restante. De seguida, volte a encher a garrafa com água destilada ou esterilizada. Ou utilize uma garrafa cheia previamente. Não utilize água da torneira porque contém minerais e outras substâncias. Esvazie e volte a encher a garrafa uma vez por dia.

Fixe o tubo do oxigénio ao humidificador. Fixe a outra extremidade do tubo de oxigénio à tubagem da cânula nasal ou da máscara.

Ligue o fornecimento de oxigénio se estiver a utilizar um tanque de oxigénio. Abra o tanque rodando a válvula situada no topo para a esquerda até que a agulha no manómetro se comece a deslocar. Ajuste o medidor do fluxo. Rode o ponteiro para o número sugerido pelo seu médico. Ou rode o ponteiro até que a bola de metal suba para o nível adequado na escala. Nunca aumente o nível do fluxo do oxigénio sem a permissão prévia do médico.

Tanque de oxigénio: Um tanque de oxigénio é um tanque de metal pesado que mantém o oxigénio sob pressão. O tanque de oxigénio tem diversos componentes:

Manómetro da pressão: Indica que quantidade de oxigénio resta no recipiente.
Medidor de fluxo: Controla o nível (rapidez) a que o oxigénio sai do recipiente.
Garrafa do humidificador: A água é misturada com oxigénio e o oxigénio é aquecido antes de ser inspirado. Ajuda a evitar que o nariz, a boca e a garganta fiquem excessivamente secos.

Como é que se utiliza um tanque de oxigénio?

Verifique o nível de água no humidificador. Se estiver próxima ou abaixo da linha de enchimento, deite fora a água restante. De seguida, volte a encher a garrafa com água destilada ou esterilizada. Ou utilize uma garrafa cheia previamente. Não utilize água da torneira porque contém minerais e outras substâncias. Esvazie e volte a encher a garrafa uma vez por dia.

Fixe o tubo do oxigénio ao humidificador. Fixe a outra extremidade do tubo de oxigénio à tubagem da cânula nasal ou da máscara. Ligue o fornecimento de oxigénio se estiver a utilizar um tanque de oxigénio. Abra o tanque rodando a válvula situada no topo para a esquerda até que a agulha no manómetro se comece a deslocar.
Ajuste o medidor do fluxo. Rode o ponteiro para o número sugerido pelo seu médico. Ou rode o ponteiro até que a bola de metal suba para o nível adequado na escala. Nunca aumente o nível do fluxo do oxigénio sem a permissão prévia do médico.

Concentrador de oxigénio: Um concentrador de oxigénio elimina o nitrogénio e outras substâncias do ar normal. O ar fica assim cheio de oxigénio. Este oxigénio é armazenado no recipiente e devolvido à pessoa através de uma máscara ou cânula. Há diversos tipos e tamanhos de concentradores de oxigénio mas a grande maioria é constituída pelos seguintes componentes:

Indicador e luz de potência: Este interruptor liga e desliga o concentrador. A luz indica se o concentrador está a funcionar.
Medidor do fluxo: Controla o nível (rapidez) a que o oxigénio sai do recipiente.
Alarme sonoro: O alarme dispara sempre que o fornecimento de energia é interrompido por alguma razão.
Garrafa do humidificador: A água é misturada com o oxigénio e o oxigénio é aquecido antes de ser inspirado. Ajuda a evitar que o nariz, a boca e a garganta fiquem excessivamente secos.

Como é que se utiliza um concentrador de oxigénio?

Verifique o filtro de entrada do ar para se certificar que está correctamente posicionado e limpo antes de o ligar à unidade. Lave-o com água e sabão se estiver sujo. De seguida limpe-o bem e seque-o antes de o colocar novamente no aparelho. Verifique se o concentrador de oxigénio possui um alarme sonoro. Se ligar o interruptor de energia, o alarme deverá tocar. Caso o alarme não toque, utilize uma fonte de oxigénio diferente e contacte a empresa de fornecimento do oxigénio. Se o alarme sonoro tiver soado, desligue o interruptor da energia. Ajuste o medidor de fluxo para o número correcto sugerido pelo médico.

Verifique o nível de água no humidificador. Se estiver próxima ou abaixo da linha de enchimento, deite fora a água restante. De seguida, volte a encher a garrafa com água destilada ou esterilizada. Ou utilize uma garrafa cheia previamente. Não utilize água da torneira porque contém minerais e outras substâncias. Esvazie e volte a encher a garrafa uma vez por dia. Fixe o tubo do oxigénio ao humidificador. Fixe a outra extremidade do tubo de oxigénio à tubagem da cânula nasal ou da máscara. Ligue o cabo eléctrico a uma tomada eléctrica devidamente ligada à terra. Carregue no interruptor de energia para ligar a unidade. A luz verde de energia deverá acender e o alarme sonoro deverá tocar durante 60 segundos. Quando o alarme deixar de tocar, coloque o aparelho respiratório e comece a respirar o oxigénio.

Como é que se utiliza cada aparelho respiratório?

Cânula nasal: Uma cânula nasal é um tubo com dois pinos na extremidade que se encaixam nas narinas. Uma cânula nasal permite-lhe respirar o oxigénio extra através do nariz. Coloque os dois pinos nas narinas (aberturas do nariz). Certifique-se que os pinos se encontram virados para cima e que seguem a curva das narinas. Certifique-se que a lingueta plana situada junto dos pinos fica acima do lábio superior. Coloque o tubo para a cânula nasal por trás de cada orelha e ajuste-o abaixo do queixo.

Máscara: Uma máscara de oxigénio é uma máscara ligada a um tubo. O oxigénio sai pelo tubo e enche a máscara. Uma máscara permite-lhe respirar pelo nariz ou pela boca. Coloque a máscara sobre a face de forma a que tape o nariz e a boca. Coloque a fita elástica sobre a cabeça de forma a que assente entre as orelhas. Certifique-se que a máscara encaixa firmemente na face.

Como poderei evitar problemas a nível cutâneo durante a utilização do oxigénio?

Coloque 5 cm de gaze sobre as bochechas e por trás das orelhas. Evitará assim que a pele fique dolorida nas zonas onde o tubo da cânula e a máscara ficam encostados à pele. Observe em redor do nariz e das orelhas e verifique se há vermelhidão, de duas em duas horas. Se verificar a existência de vermelhidão, esfregue gentilmente a área. De seguida lave o rosto e seque-o bem. Contacte o médico se a vermelhidão não desaparecer. O oxigénio pode secar a boca e o nariz. Se a secura constituir um problema, utilize um hidratante, sobre os lábios e o nariz. Não aplique o hidratante na cânula nem na máscara. Retire a cânula ou a máscara duas ou três vezes por dia e limpe-as bem utilizando um pano humedecido.

Como é que se pode utilizar o sistema portátil de oxigénio?

Um sistema portátil de oxigénio permite-lhe deslocar-se mais facilmente pela casa. Com um sistema portátil de oxigénio poderá também sair de casa. As unidades portáteis de oxigénio líquido podem ser suficientemente leves para serem transportadas numa correia sobre o ombro. Os tanques portáteis de oxigénio podem ser deslocados utilizando um carrinho de transporte. Verifique o indicador de conteúdo ou o manómetro de pressão frequentemente para verificar a quantidade de oxigénio restante no tanque.

Sugestões de segurança relativas ao oxigénio:

  • Mantenha uma lista escrita dos níveis (quantidade) de oxigénio utilizado. Nunca aumente o nível do fluxo do oxigénio sem a autorização do médico.
    Mantenha o número de telefone da companhia de distribuição do oxigénio perto. Contacte a companhia se ocorrer algum problema.
    Tenha sempre disponível um sistema extra de oxigénio para ser utilizado em caso de emergência.
    Encomende o novo fornecimento de oxigénio 2 ou 3 dias antes de necessitar dele ou sempre que o manómetro estiver a 1/4 da sua capacidade máxima.
    Verifique os tubos se não tiver a certeza de o oxigénio estar a sair pelo tubo. Verifique se há dobras, obstruções ou se o tubo foi desligado do recipiente de oxigénio. Verifique ainda se o oxigénio está ligado.
    O oxigénio pode provocar incêndios. É muito importante que se proteja a si próprio, à sua família e à sua casa sempre que utilizar oxigénio:
    Contacte os bombeiros e comunique que na sua residência se está a utilizar oxigénio.
    Tenha um extintor de incêndios sempre à mão. Certifique-se que o sabe utilizar, bem como a sua família.
    Se ocorrer um incêndio, desligue imediatamente o oxigénio e saia de casa.
    Não fume nem permita que outras pessoas fumem junto do oxigénio.
    Mantenha o recipiente do oxigénio afastado do calor e de chamas abertas, tais como fogões a gás.
    Mantenha o recipiente do oxigénio direito. Desligue o sistema de oxigénio sempre que não o estiver a utilizar.
    Não coloque os tubos do oxigénio debaixo de roupas, colchões, móveis ou carpetes.
    Não utilize fios de extensão com um concentrador de oxigénio. Da mesma forma, não ligue o concentrador a uma tomada que também tenha outros electrodomésticos ligados.
    Desligue o concentrador de oxigénio e utilize um sistema de oxigénio de apoio se tiver algum dos problemas seguintes. Contacte a companhia de fornecimento do sistema de oxigénio ao domicílio para lhes comunicar os seus problemas.
    O alarme sonoro não dispara quando carrega no interruptor de energia.
    A luz de energia desliga e o alarme sonoro toca enquanto está a utilizar o concentrador de oxigénio.
    O alarme sonoro toca mesmo que o fornecimento de energia não tenha sido interrompido.
    Se houver ruídos sibilantes provenientes do oxigénio ou se o tanque esvaziar muito depressa, desligue todas as chamas, como por exemplo, velas. Não se esqueça de desligar a luz piloto num fogão a gás. Abra as janelas para eliminar o oxigénio extra. Contacte imediatamente a empresa de fornecimento do sistema de oxigénio solicitando-lhes assistência.

Quando chamar o médico:

  • Poderá não estar a receber a quantidade suficiente de oxigénio se sentir algum do sintomas seguintes.
    Sentir falta de ar.
    Respiração irregular.
    Batimento cardíaco irregular ou demasiado acelerado.
    Sensação de ansiedade, inquietação ou sonolência.
    Unhas ou lábios azulados.
    Dificuldade de raciocínio ou confusão.
    O mais depressa possível se o tanque de oxigénio estiver a ficar vazio.
    Imediatamente se o tanque de oxigénio estiver totalmente vazio.

Atualizado em 13 Janeiro 2018

2 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Boa tarde !
    Meu pai esta á 40 dias com o tudo de oxigénio na garganta, pois não foi possivel realizar a cirurgia de trasqueostomia ainda.
    Gostaria de saber se ocorre algum problema em suas cordas vocais por ficar todo este tempo com o aparelho.

    Desde já agradeço e fico no aguardo de sua Resposta!

    Atenciosamente,

    Beatriz

  2. O Enfermeiro chefe pode adiministrar oxigenoterapia sem a prescrição médica!

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Saúde com Ciência", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.