Paintball

O Paintball é um desporto de aventura onde se valorizam factores como o trabalho em equipa, responsabilidade e liderança. Este desporto consiste na competição de duas ou mais equipas na conquista do terreno adversário como o auxilio de armas que disparam pequenas bolas de tinta, de forma a marcar os adversários. O Paintball é uma pratica desportiva bastante divertida porém tem algumas normas de segurança, por exemplo, deve-se sempre utilizar protecção facial e nunca deve ser disparado nenhum tiro com uma distancia inferior a 5 metros. Normalmente é praticado na floresta, terrenos abertos ou em edifícios em construção ou ruínas.

Este artigo tem como objectivo dar a conhecer melhor o paintball e ajudar a promover o paintball em Portugal, através de dicas e tácticas, indicando links a sites de paintball, etc . Estas são algumas das razões que levaram a que elegesse-mos o paintball como actividade favorita:

  1. – cada jogo proporciona sensações únicas, onde a adrenalina atinge valores deliciosamente elevados;
  2. – o convívio e o óptimo ambiente entre todos os elementos da equipa é uma constante;
  3. – a oportunidade de se praticar um desporto de equipa, onde a inteligência e a táctica se sobrepõem ao individualismo e à “força física”;
  4. – o facto de ser um desporto de outdoor que proporciona o contacto com a natureza.

Atitude

Devido ao facto do paintball ser um desporto relativamente recente no nosso país, muitas pessoas tem uma ideia errada em relação ao paintball. Cabe a cada um de nós, praticantes de paintball, transmitir uma boa imagem. A inexistência de uma legislação que abranja o paintball, é um factor a ter em conta. Se pretendemos fomentar a divulgação do paintball, é necessário formar todos os praticantes desta modalidade, incutindo, não só as regras de segurança, mas também o sentido de preservação da própria natureza, uma vez muito dos jogos são realizados em locais definidos pelos próprios jogadores (a limpeza e manutenção desses locais é imprescindível). Outro factor a ter é conta é a própria imagem que as empresas transmitem, em qualquer actividade em vias de expansão, existe sempre quem tente tirar partido dessa situação, no paintball isso não é excepção. Devido ao facto de ser um desporto pouco divulgado, onde a concorrência não é muito significativa, existem empresas que praticam preços exorbitantes, felizmente registam-se apenas alguns casos pontuais onde isso tenha acontecido. A grande maioria das empresas que comercializam material de paintball merecem o nosso respeito, porque tem feito um grande esforço no sentido de divulgar o paintball no nosso país, organizando campeonatos, torneios, big games e o mais variado tipo de eventos. Pensamos que, por vezes, falta um pouco de sincronismo e cooperação entre as diversas empresas, talvez a Associação Portuguesa de Paintball (APP) devesse ter maior protagonismo actuando, não só como entidade reguladora, mas também como elo de ligação entre as diversas empresas, incentivando a sua cooperação.

Segurança

Apesar, do paintball não ser um desporto perigoso, tal como em qualquer desporto, é necessário respeitar as regras de segurança.

Máscara

A máscara é o elemento de segurança de maior importância, deve por isso estar em boas condições. Durante um jogo de paintball a máscara NUNCA deve ser retirada, mesmo que se encontre embaciada e não permita ao jogador ter uma boa visibilidade, é preferível sair a arriscar-se a ser atingido na face. Note-se que, devido à grande velocidade que as bolas atingem, um tiro directamente no rosto pode causar cegueira.

Marcador

O marcador requer uma utilização cautelosa, quando não se encontra em jogo, o gatilho deve-se encontrar sempre bloqueado e o tapa canos colocado. No caso das pumps, deve-se garantir que não se encontra nenhuma bola na câmara.

Luvas

As luvas também são um elemento de segurança importante, uma vez que a grande maioria dos campos de paintball são bastante acidentados. O uso de luvas evita lesões em caso de queda.

A protecção para o pescoço também é importante, porque o pescoço é uma zona sensível e o embate de uma bola neste local pode causar algum desconforto. Existem no mercado protecções específicas para o pescoço, mas o uso de uma camisola de cola alta ou de um lenço é suficiente.

Pumps

Existem três grandes categorias de marcadores de paintball: as pumps, as semi-automáticas e as autocokers. Actualmente, a nossa preferência vai para as pumps, talvez por serem os marcadores que exigem mais do jogador. Apesar, da troca de um marcador pump por um marcador semi-automático ser uma evolução natural, nós aconselhamos, todos aqueles que pretendam iniciar-se no paintball, a optar por uma pump.

A pump é uma arma que requer um pouco mais de adaptação, o que nós pensamos ser um ponto a favor, uma vez que permite ao jogador de paintball evoluir de uma forma mais consciente. Outra vantagem das pumps é o facto de o consumo de bolas ser inferior, o que pode ser um factor significativo para quem acaba de investir em todo o material. Esta descrição tem como objectivo dar a conhecer alguns dos modelos de pumps existentes no mercado.

Tiger Shark

É um dos marcadores mais baratos que se pode encontrar no mercado. Apesar do preço, apresenta uma qualidade razoável e a sua robustez é surpreendente, tendo em conta que todo o corpo e punho do marcador é de plástico. Normalmente, este marcador é vendido em conjunto com o tapa canos, um ammobox de 50 (que rapidamente se torna demasiado pequeno), um cotovelo e um adaptador para botijas de CO2 descartáveis (que se verifica serem ineficazes). A Tiger Shark é uma pump que não vem preparada para qualquer tipo de adaptação, não havendo no mercado nenhum cano que substitua o original e mesmo a adaptação de um simples bottom line pode tornar-se num processo complicado – é necessário adaptar os bottom lines que foram criados para outros marcadores.

Trracer / Maverick Deluxe

A Trracer é uma das pumps mais populares, é um marcador de boa qualidade, uma óptima escolha para quem pretende um marcador a um preço acessível e que possa sofrer bastantes alterações – é até mesmo possível converte-la numa semi-automática. A Trracer Deluxe inclui alguns extras, tais como um bolt que permite ajustar a velocidade, parafusos especiais e um filtro ASA.

Trracer Tagmaster / Hornet

A Hornet é uma pump de qualidade, que permite tiros de grande precisão. Este marcador destaca-se pelo facto de ter um pump estanque que, para além de dificultar a entrada de impurezas no interior, permite uma sequência de disparos elevada.

SL68 / SL68-II

A SL68 é uma pump clássica, considerada uma das melhores da sua categoria, é feita de materiais de qualidade que lhe conferem uma grande durabilidade. Esta pump trás de origem o bottom line incorporado e um bolt que permite ajustar a velocidade externamente.

Sterling STP / STP Turbo / Silver

As Sterlings são feitas de materiais de extrema qualidade, a sua precisão é excelente. É um marcador robusto, mas de suave utilização, o que permite uma cadência de tiros estonteante. Uma óptima escolha para quem está disposto a investir numa pump de qualidade.

Phantom

A Phatom uma das melhores pumps que se pode encontrar actualmente no mercado, é feita de materiais de grande qualidade, tem uma precisão elevadíssima, mesmo durante uma sequência de tiros. Uma excelente opção para quem pretende um marcador de competição.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:04 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)