Paisagem Protegida de Lagoa de Bertiandos e São Pedro de Arcos

Paisagem Protegida de Lagoa de Bertiandos e São Pedro de Arcos – Em pleno coração do Minho, uma área protegida com uma paisagem linda, envolta pelo rio Estourão, onde não faltam as toupeiras de água, rãs e cigarras.

Minho Verde

Já foste ao Minho? Agora no Verão o que mais há por aí são os festivais de música. Porém, longe da confusão, do barulho e do pó, ainda é possível descobrir pequenos paraísos esquecidos na natureza.

Muito próximo da aldeia de Cova, encontra-se a Paisagem Protegida de Lagoa de Bertiandos e São Pedro de Arcos. Trata-se de um local único em Portugal, com diversas lagoas criadas pelo rio Estourão, que vai rodeando as margens de águas límpidas e cristalinas.

Com uma área ainda bastante considerável, existe uma grande diversidade da biofauna local que te permite avistar sem muitos problemas os simpáticos bicharocos como as rãs e os sapos. Inconfundíveis pelo seu constante coaxar, juntamente com o cigarrar nas moitas e o agitar das folhagens pelo vento, vão criando uma orquestra dos sons da natureza.

Praticamente não existe a mínima intervenção humana no local, e aos poucos, vais captando e sentindo os mistérios acústicos desta reserva natural.

Mas não penses que o fungagá da bicharada acaba aqui, não. Também podes encontrar outras surpresas como os ratos do campo, gatos bravos e as toupeiras da água. Estas últimas são espécimes deveras raros de ver.

Explorando os cantos à casa

Para que possas explorar tudo ao teu redor sem perturbar a vida de quem por cá anda, ou seja, toupeiras e rãs, foram construídos uma passadeiras levadiças de madeira, de modo a que os visitantes observem sem estragar.

Encontras um pouco por todo o lado estas pontes que atravessam inúmeras lagoas por entre juncos e margens cheias de matagal, e que lhe dão um ar tão misterioso e selvagem, com a certeza de que aqui não existem monstros nem perigos desconhecidos! Devagar, porque nestas coisas nunca é meritório correr, sob pena de não conseguires sentir a alma do local.

Já sabes que a pesca e a caça estão terminantemente proibidas, nem com a pressão de ar ou com a fisga. Aliás, não tinha piada nenhuma caçar a bicharada local, que são quem dá alegria ao lugar. Em vez disso, aproveita a ocasião e dedica-te à fotografia. Por entre a calma e a bela paisagem natural vais encontrar excelentes enquadramentos para as tuas imagens. O lugar é lindíssimo, a paisagem é composta por centenas de tons diferentes de verde e castanho. Vai com calma e gasta um dia inteiro para passear neste local fantástico.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:12 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)