Pal Arinsal - Vallnord, Andorra - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Pal Arinsal – Vallnord, Andorra

Atualizado em 13 Janeiro, 2018

Pal Arinsal é a segunda maior estância da Andorra em tamanho, mas nem por isso é das mais concorridas. E, tirando aos fins de semana no pico da época, até há alturas em que as pistas ficam praticamente desertas. Desta feita, rara é a vez que se tem de esperar para usar os meios mecânicos.  Inseridas num cenário pitoresco, muito próximas de Andorra la Vella (13 quilómetros), as estações de Pal e Arinsal – unidas desde há uns anos por um teleférico – são procuradas, essencialmente por famílias e grupos de esquiadores com diferentes níveis de conhecimento. Para os “caloiros” há bastantes pistas fáceis, com a possibilidade de ir subindo de nível aos poucos e uma forte probabilidade de conseguir descer as pretas no fim da estadia. Os intermédios encontram boas pistas para apurar a técnica e acabar as férias com um nível bastante superior. E os bons esquiadores podem aquecer nas pistas difíceis durante os primeiros dias e, depois, entregar-se ao vício do “back country” de corpo e alma, já que este é um daqueles lugares onde se pode encontrar muita neve em pó sem grandes dificuldades.

Ambas as estações são ensolaradas, contudo as diferenças entre as duas são significativas. As pistas de Pal são largas e estão desenhadas entre a floresta que cobre a montanha por completo. As de Arinsal, por seu lado, são mais altas e estreitas, não têm vegetação e servem melhor àqueles que gostam do esqui de altitude e de pistas mais difíceis. É aqui que estão o “half pipe” e os melhores desafios para os “snowboarders”. As duas estações estão bem servidas de neve artificial (356 canhões) pelo que é garantido encontrar uma bela camada branca ao longo de toda a temporada, mesmo nas cotas mais baixas.

A estação:

Temporada: Dezembro a Abril

Desnível: 1.010 m

Meios mecânicos: 1 teleférico, 1 telecabina, 11 telecadeiras e 11 telesquis, 1 telecorda, 1 tapete e 3 “telebaby”.

Pistas: 63 km; 4 verdes, 16 azuis, 16 vermelhas e 5 pretas

Snowboard: Área “freestyle” com 1 “halfpipe” e 1 “big jump”; 1 “Terrain park” e circuitos permanentes para “boarder cross” e “ski cross”.

Esqui nórdico: não

Escolas: 2

Après-ski: Pal é mais tranquila que Arinsal, ou seja que para as grandes noitadas esta última será a melhor escolha. Os preços baixos e a quantidade de bares e discotecas que aqui se encontram atraem os grupos de jovens que gostam de se perder até às tantas da madrugada. Os restaurantes vão desde as pizzarias até os de gastronomia tradicional e, no geral, são acessíveis.

O que fazer:

Além do esqui alpino e do “snowboard” pode-se experimentar o telemark (uma modalidade que lembra as origens do esqui, na qual o calcanhar é móvel para permitir a flexão dos joelhos) e as motas e bicicletas de neve. Esta ano há ainda duas novas áreas de “freestyle” e “freeride”, um circuito de “mushing” (trenós de cães) e uma pista de patinagem no gelo. Para os mais intrépidos estão os serviços de heliski (com guias). Os não esquiadores têm a pista de “tubbing”, passeios com raquetes de neve, a cavalo, voos panorâmicos em helicópetro, saltos de “bungee jumping”, parapente e duas vilazinhas pirenaicas onde passear.

Onde comer:

– El Molí de la Plaça, Arinsal; Tel.: 00.376.835281

– Restaurant Arinsal, Arinsal; Tel.: 00.376.737000

– El Refugi de la Fondue, Arinsal; Tel. 00.376.839599

– La Bona Taula, La Massana; Tel.: 00.376.838508

Video – Vallnord : Pal-Arinsal Mountain Park et Ordino-Arcalís

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *