Pan-hipopituitarismo - Tratamento, Causas, Sintomas e Diagnostico
Fotos Antes e Depois

Pan-hipopituitarismo

Atualizado em 28 outubro, 2017

Pan-hipopituitarismo – Sintomas, Causas e Características do diagnóstico

Os principais sintomas são Disfunção sexual, fraqueza, fatigabilidade fácil; baixa resistência ao estresse, ao frio ou ao jejum; queda dos pêlos axilares e púbicos.

Hipotensão, frequentemente ortostática; defeitos nos campos visuais, se houver tumor hipofisário.

Resposta deficiente do cortisol ao ACTH; T4 sérico baixo, com TSH baixo ou normal baixo; o nível sérico de prolactina pode estar elevado.

Testosterona sérica baixa nos homens; amenorreia; FSH e LH estão baixas ou normais baixas.

A RM pode revelar lesão hipofisária ou hipotalâmica.

Diagnóstico diferencial

. Anorexia nervosa ou desnutrição grave
. Hipotireoidismo
. Doença de Addison
. Caquexia por outras causas (p. ex., carcinoma ou tuberculose)
. Síndrome da sela vazia

Tratamento do Panhipopituitarismo

Remoção cirúrgica de tumor hipofisário, quando presente; a irradiação da hipófise pode ser necessária para o tumor residual, porém aumenta a probabilidade de hipopituitarismo permanente.

Terapia de reposição endócrina vitalícia com corticosteróides, hormônio da tireóide, hormônios sexuais e, se indicado, hormônio do crescimento.

Dica
Em mulher com suspeita de pan-hipopituitarismo, investigar a ocorrência de gravidez anterior complicada por hemorragia puerperal: pode ser um caso de Sindrome de Sheehan.

Referências
Vance ML: Hypopituitarism. N Engl J Med

Atualizado em 28 outubro 2017

27 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Olá, meu marido foi diagnosticado com Tumor no Hipotálamo o ano passado.

    Fiquei sem chão quando o neurocirurgião disse que ele teria que operar para retirar o tumor, pois além do diagnóstico do pan-hipopituitarismo, tumor estava lhe tirando a visão. Ele passou pela cirurgia, graças a Deus o médico conseguiu retirar todo o tumor.

    Mas infelizmente era um tumor malígno (germinoma), então 02 meses após a cirurgia teve que passar pelo tratamento oncológico.

    Hoje já tem 1 ano e 5 meses que todo esse sofrimento passou. Hoje ele é monitorado por oncologista, neurologista e endocrinologista e toma uma penca de remédios (Desmopressina, predissinoma,testosterona, puran t4, além da fenitoína).

    A reposição do GH ele inciou a pouco mais que 30 dias, pois eu vinha lutando junto ao Sistema Único de Saúde para conseguir a medicação, pois o valor dele é muito caro para nossas condições financeiras.

    Mas Deus é tão bom que agora ele toma este medicamento…

    A unica coisa que ele vem lutando dia a dia para voltar a ter uma vida normal é para retomar a lucidez mental pois devido a cirurgia e as radioterapias, ele ficou com problemas de memoria (tem dificuldade de lembrar das coisas e de tudo que viveu) e ficou com deficit da visão esquerda.

    Mas só tenho que agradecer por DEUS ter nos dado a chance de descobrir esta doença e poder tratá-la.

  2. Bom dia,

    Alguém saberia me indicar um especialista em Hipopituitarismo no estado de São Paulo.

  3. Após uma cirurgia para retirar um tumor na hipófise fiquei com pan hipopituitarismo. Faço tratamento há 8 anos, mas hoje com 30 anos penso em engravidar. Alguém já passou por essa experiência? Os médicos que consultei dizem que é possível, mas que seria uma gravidez de risco.

  4. Obrigado Valéria pelas informações e parabéns pela vaga alcançada. Queria saber se vocês tiveram também dificuldades de aprendizagem? Eu lutei muito pra terminar minha graduação de engenharia e percebi que por causa da minha memória fraca eu não poderia estudar o mesmo que os meus colegas. Pois enquanto eu estudava com eles e e eles tiravam 8 ou 9 eu tirava 6 ou 7. Hoje tomo ginko biloba 80 mg todos os dias e noto que ajuda um pouco na memória alem de comer peixe pelo menos uma vez por semana.

  5. Minha filha (KEMILY). É portadora do panhipopituitarismo a +ou- 8 anos diagnosticado.
    Ela fez no ano passado uma tomografi e em seguida uma RM ambos apresentaram imagem sem especificação ou sem confirmação do que possa ser certa imagem
    Digo viemos a fazer este por apresentar cefaleia persistente entre outros. Agora a mesma se encontra com reclamação deste citado além de fisgadas na cabeça.
    A Pergnta é faço novamente a ressonância, por se passarem 1 ano.
    OBRIGADO!!!

  6. Boa noite. Tenho pan-hipopituitarismo. Respondendo à pergunta anterior, eu fui aprovada em um concurso, nas vagas para deficientes e consegui, sim, provar c/ relatórios médicos e exames diversos, a minha deficiência e assim ser aprovada na pericia médica. Graças à Deus, fui convocada e já trabalho há quase 3 anos.

  7. Olá! estou procurando me informar se nós com esta síndrome não temos o direito de se inscrever nas vagas de deficiente para concurso público e etc. Alguém sabe se alguma pessoa já conseguiu aprovação para deficiente em uma junta médica? Aguardo respostas.

  8. Boa tarde ! o meu nome é Sandra foi-me diagnosticado addison e pan hipopituitarismo. Por favor , alguém me sabe indicar uma clínica especialista em tratamento nesta doença.Agradecia muito, sinto-me muito em baixo.Obrigado

  9. Eu descobri que tinha o Pan-hipopituitarismo em 97, porém tive a deficiência do GH na infância e adolescência, só vindo descobrir em 84. Fiz tratamento c/ reposição do Gh, em 86. Eu media 1,48 m, cheguei aos 1,61 em em quase 3 anos, mesmo após ter parado de tomar. O diagnóstico na época foi Sindrome de Tuner. Sempre levei muitas quedas na infância, adolescência e depois de algum tempo, voltei a levar quedas adulta tbm. Em 97, após ressonância da hipófise, foi constatado que eu tinha pan-hipo, devido a uma hipoplasia, um defeito congênito. Eu sempre fui muito fraca, sentia muito cansaço. Em 2007, iniciei tratamento aqui em Salvador, no CEDEBA, c/ a endocrinologista dra Flávia Resedá. Ela foi q veio me dar esperanças de uma vida melhor e finalmente falar q eu precisava repor o gh e, q lá no Cedeba iria fornecer o Gh p/ adultos tbm. Eu já fazia reposição da levotiroxina sódica, corticoide, cicloprimogyna (horm. sexuais), mas faltava o Gh. Iniciei a reposição dele em 2009. A partir daí, a minha vida melhorou muito. Melhorou pele, cabelos, a palidez, indisposição e parei de cair. Eu pude, então, pela 1ª vez trabalhar. Não estou 100% e nem sei se conseguirei isso um dia, mas estou feliz pq consegui algo impossível. Quando a gente tem fé, persevera, a vitória sempre vem.

    • olá Valéria! tbm fui diagnosticado em 2016 com pan-hipopituitarismo.tenho muitas dúvidas, queria seu contato pra poder tirar minhas dúvidas.. comecei a tomar o GH em outubro de 2017 no CEDEBA em Salvador. meu zap: 75998285937
      entra em contato comio por favor

  10. Boa noite eu sou a marlene e tenho 23 anos tenho pan hipopitituarismo ha 13 anos, ou seja fui operada ainda quando era pequena, por isso fiwuei logo com defice a nivel hormona, felizmente tudo correu bem e hoje em dia faço a terapia de substituição e vou fazendo a minha vida normal no dia a dia…. Acontece que estou crescida e penso em engravidar mas ainda ninguem me sobe responder se isso e possivel com esta doença…. estou a ficar preocupada com esta situação… alguém me pode ajudar?

  11. Oi tenho pan-hipopituitarismo desde meus 12 anos(quando foi diagnosticado), mas acho que a causa do problema foi um trauma no parto por causa do forceps. Graças a Deus e a minha mãe que eu tive um dos maiores avanços de estatura no hospital do servidor público de São Paulo. Hoje tenho 36 anos com um 1,75m e 72kg. Eu só encorpei a uns 3 anos atrás quando mudei a medicação de durateston para Deposteron. Hoje faço academia e minha meta é chegar aos 78 kg com mais músculos. Tenho muito sono. Vivo de café e guaraná. Evito me estressar pois dá taquicardia. E a fadiga é normal mas tenho força de vontade e não tenho preguiça mental só corporal. Tanto é que já tenho um curso técnico, sou engenheiro e já passei em dois concursos públicos. Levante, sacode a poeira e dê a volta por cima.

  12. ola bom dia a todos sou Cristina Berci e volto novamente a falar sobre o pan-hipopituitarismo,uma doença muito pouco conhecida,mas que des do ano de 1996 eu a tenho e só a descobri a alguns anos atrás,mas que me renovou todas as forças assim que comecei meu tratamento,hoje posso dizer que sou uma pessoa quase normal mas ja passei maus tempos sem ser diagnosticada e no meu caso foi devido um sangramento muito grande que tive em um aborto.

  13. Tenho Pan Hipopituitarismo desde que nasci, andei pesquisando sobre o assunto e descobri que uma das possiveis causas pode ter sido no parto, provavelmente a primeira neguigencia medica da minha vida, durante a minha infancia eu era um menino fragil e amuado alem de aos sete anos parecer uma criança de 3 ou 4 anos, os medicos daquela epoca me receitavam antibiotivos aos montes e me mandavam divolta pra casa. o tempo foi passando e eu cada vez mais franzino em relação as outras crianças, ia no medico e a explicação era que ao chegar uma certa idade eu iria crescer, sempre o mesmo papo, aos 10 anos, aos 12, aos 15 e finalmente quando tinha 17 anos mas com o tamanho e a aparencia de um menino de 7 anos foi que encontrei um Endocrinologista que de salvou minha vida, (Dr. Paulo Cesar Alvez da Silva) apartir do momento foi uma luta contra o tempo afinal eu ja estava quase na faze adulta sem ainda sequer ter entrado na puberdade, comecei o tratamento com GH, quando iniciei o tratamento minha estatura era 1,5 m, um ano depoos eu ja estava com 1,25 apartir do segundo ou terceiro ano comecei com as aplicações de testosterona e pude finalmente entrar na puberdade. rs,rs.
    Hoje tenho 37 anos 1,62 continuo com o tratamento de Hormonio do crescimento, levotiroxina e testosterona, aparencia e o fisico de um garoto de 15 anos. \o/
    Tenho problemas para adquirir massa muscular e desde dezembro de 2013 estou tomando uma capsula de Oxandrolona ao dia.

  14. há quanto ao engordar ja engordei uns 3a5 quilos reclamo muito com meu endocrino mais nem todos os problemas são esse.

  15. alo,sou mirilane e tenho deficiência na hipófise ou seja eu não tenho mais hipófise venho a descobrir a pouco tempo com exames mais detalhados já estou em busca de saber o que tenho já a 23 anos quando foi qui tive uma filha e tive hemorragia pós parto com isso minha hipófise foi comprometida com passar dos anos resultou em secar totalmente hoje estou melhor mais realmente é muito difícil ter problema de hormónio com isso todos meus hormónio são baixos os exames são um pouco caros sim mais agente da um jeito hoje eu tomo testosteron,levotiroxina e hidrocortisona estou em busca do medicamento somatotropina qui é um pouco caro mas vou consegui se deus quiser não sou desanimada isso não me abateu apesar dos sintomas abater agente bastante hoje estou muito bem so preciso conseguir esse medicamento um abraço a todos e vida normal.

  16. ja tenho 21 anos mas ainda tenho um fisico meio que juvenil.o medico esta investigando a possibilidade de ser hipoptuitarismo

  17. Tenho 36 anos, desde o ano passado tenho pan hipopituitarismo, causado por uma cirurgia para tumor na hhipofise. No inicio foi dificil, mas venho melhorando a cada dia. Voltei a trabalhar e aos poucos retomo as atividades fisicas. Não desistam, tudo vai melhorar!!!!

  18. Eu tive um craniofaringioma na regiao hipofisaria,o qual estourou a glandula,o qual foi removido,apos isso,foi necessario acolocar um enxerto no local aonde a hipofise ficava,depois comecei a fazer reposicao hormonal de levotiroxina sodica,glicocorticoides,acetato de desmopressina.,testosterona e somatropina.

  19. AH JA IA ME ESQUECENDO DE DIZER PARA QUEM VAI COMEÇAR O TRATAMENTO,SE ANIMEM POIS MARAVILHAS IRÃO ACONTECER EM SUAS VIDAS A COMESSAR SER UMA PESSOA NORMAL,COMO QUALQUER OUTRA PESSOA SÓ QUE COM CUIDADOS ESPECIAIS,POIS É MUITO GRATIFICANTE VC VER QUE APESAR DE TODAS AS SUAS LIMITAÇÕES É POSSIVEL SIM SER FELIZ.ABRAÇOS A TODOS CRISTINA

    BERCI.TAIUVA.S.P.

  20. olá queridas amigas,aqui estou novamente para ajudar as pessoas que também podem ter essa doença e assim como eu demora muito tempo para descobri-lá,já estou em tratamento a quase 1 ano e me sinto muito bem graças a deus apesar de eu ter engordado +ou- uns 12 quilos,só que com uma difernça,agora concigo fazer todo o meu trabalho de casa e ainda tenho mais dois empregos coiza que quando eu tinha trinta anos não conceguira e hoje que estou prestes a completar 42 anos em setembro me sinto uma guerreira,graças a DEUS E MEUS MÉDICOS DO AME DE BARRETOS,abraços a todas e fiquem com o papai do céu. CRISTINA BERCI.

  21. Minha filha ja nasceu com panhipanpituitarismo faz tratamento até hoje… ela ja esta com 12 anos e bem gordinha com 1.32 cm de altura baixinha pra idade mas graças a Deus em vista de como ela nasceu vamos por 80% bem pra quem não ia andar ou falar… faz acompanhamento no HC unicamp desde seu nascimento e uma luta pra emagrecer mas devagar chegamos la

  22. olá, mais uma vez estou aqui para falar sobre o pan-hipopituitarismo uma doença ainda pouco conhecida mas que sou mais uma a sofrer com ela ainda bem que existe tratamentos contra esta doença assim como eu espero que outras pessoas também possam descobrir a doença e começar os tratamentos de imediato porque comigo demorou uns 16 anos para descobrir,mas ainda houve tempo para me tratar. abraços a todos e até a próxima.

  23. OLÁ, sou CRISTINA BERCI e estou aqui novamente para falar sobre uma doença ainda pouco conhecida o pan-hipopituitarismo descobri que tenho esta doença à mais ou menos uns três meses,mas acho que fazem uns 14 anosos que eu à tenho neste tempo sofri muito com os efeitos colaterais da doença, mas hoje já posso dizer que melhorei muito acho que vou ter que fazer o tratamento para o resto da vida e devido a um dos medicamentos já engordei 8 quilos mas me sinto muito bem graças a DEUS e meus médicos do ame em barretos obrigada a todos e até a proxima

  24. hoje vou começar o tratamento do ginecologista depois que comecei com o endócrino estou me sentindo muito melhor já consigo andar a pé coisa que antes era uma dificuldade para mim devido a esta doença que com certeza eu tinha a mais ou menos uns 15 anos e só agora foi descoberta. cristina berci

  25. vou começar o tratamento com alguns dos medicamentos que são precisos tomar ainda tenho que passar por consulta médica com o ginecologista para também tomar a medicação obs`: ESTOU ME TRATANDO NO AME GERAL DE BARRETOS COM MÉDICOS ESPECIALISTAS NO ASSUNTO OBRIGADA DOUTORES ENVIADOS POR DEUS

  26. minha filha tem hipopituitarismo e sente muita fraqueza e mal estar estou lutando lpara aposenta la pois nao tenhoi convenio e o tratamento e muito caro

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *