Pasta de Dentes Natural: 10 Alternativas Caseiras Incríveis para Dentes Saudáveis

Hoje vamos dar a conhecer 10 alternativas naturais à pasta de dentes, bem simples de preparar em sua casa.

Manter os dentes e gengivas saudáveis requer tempo, empenho e as ferramentas corretas. Escovar os dentes duas vezes por dia, fazer uso do fio dental e limitar a ingestão de açúcares, são aspectos importantes para uma boa higiene oral.

No entanto, a maioria dos produtos de higiene oral, incluindo a pasta de dentes, contêm muitos ingredientes nocivos, como o dióxido de titânio, o Lauril éter sulfato de sódio e os adoçantes artificiais, que podem ser bastante ruins, trazendo efeitos secundários para nossa saúde oral, quando utilizados a longo prazo.

pasta-de-dentes-natural

É por isso que cada vez mais pessoas procuram alternativas naturais e caseiras para a pasta de dentes. Na verdade, existem alguns produtos naturais simples e baratos que podem ser usados no lugar do dentífrico tradicional para escovar os dentes e mantê-los brancos e brilhantes durante anos.

10 Pastas de Dentes Naturais

De seguida serão desvendados 10 remédios naturais incríveis de pastas de dentes Caseiras.

Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio é uma das melhores alternativas ao creme dental tradicional, podendo ser usado sem qualquer receios, para a limpeza diária dos seus dentes.

Na realidade, muitas pastas de dentes comerciais contêm bicarbonato de sódio como um dos seus principais ingredientes.

bicarbonato-de-sodio-como-uma-alternativa-natural-a-pasta-de-dentes

O Bicarbonato de sódio age como um agente abrasivo e ajuda a clarear e iluminar os seus dentes, deixando-os mais brancos e brilhantes. O composto neutraliza ainda os ácidos existentes na boca, que por sua vez reduz a chance de mau hálito.

Um estudo realizado em 2008, publicado no Journal of Clinical Dentistry, relata que o bicarbonato de sódio é eficaz na limpeza dos dentes e na remoção da placa bacteriana, ajudando a combater a cárie dentária.

  • Mergulhe a sua escova de dentes, molhada, no bicarbonato de sódio e use-a para escovar os dentes como normalmente faz com o creme dental tradicional.
  • Misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio com um pouco de água para obter uma consistência pastosa. Se desejar, pode adicionar algumas gotas de extrato de hortelã à água para dar uma sensação de frescura à sua boca.

Nota: Certifique-se de não comer ou beber nada durante pelo menos 30 minutos depois de escovar os dentes com o bicarbonato de sódio. Além disso, não use o bicarbonato de sódio todos os dias, uma vez que pode corroer, desgastar, gradualmente o esmalte dos dentes.

Azadirachta indica, nim, neem

nim-neem-arvore-da-vida-ou-arvore-sagrada

A Azadirachta indica, também conhecida como nim ou neem, é uma das melhores alternativas ao creme dental que você pode usar.

Embora seja usada para um série de fins medicinais, vamos concentrar-nos apenas no creme dental.

As suas propriedades antibacterianas e anti-sépticas ajudam a matar as bactérias que causam cáries, placa bacteriana, gengivite e outras doenças da gengiva.

Um estudo realizado em 2008, publicado no Journal of Medicinal Plants Research, relata que o neem tem propriedades quase miraculosas quando se trata do tratamento da gengivite.

Esta planta medicinal maravilhosa também oferece um hálito fresco de longa duração, erradicando também as doenças das gengivas e promovendo a saúde dos seus dentes.

  • Extraia o suco das folhas de nim e esfregue-o nos dentes.
  • Deixe-o atuar durante alguns minutos, em seguida, use uma escova macia para escovar os dentes.
  • Enxague com água morna.
O que Procura?
5 Tratamentos Naturais para a Ascite (Continuação)

Também pode usar os galhos de nim para escovar os dentes. Basta mastigar a extremidade de um galho de neem até que se torne suave o suficiente para escovar os dentes.

Os Galhos do eucalipto, da laranjeira e do limoeiro também podem ser usados para esta finalidade, seguindo o mesmo procedimento exposta acima.

Os benefícios de saúde científicos do Neem são os seguintes:

  • Previne e pode curar doenças da gengiva.
  • Ajuda a prevenir cavidades dentárias, eliminando as bactérias responsáveis pela cárie e inflamação das gengivas.
  • Impede que as bactérias adiram aos dentes que por sua vez reduz a placa bacteriana.
  • Melhora a saúde geral da sua boca aumentando a sua imunidade.

Efeitos colaterais do Neem:

Em contraste com o flúor, elemento químico conhecido por oferecer uma série de efeitos colaterais à nossa saúde bucal, o Neem não tem efeitos colaterais conhecidos cientificamente.

O que faz do Neem uma excelente alternativa natural aos dentifrícios fluoretados problemáticos usados em grande maioria das pastas.

Cúrcuma, açafrão-da-terra, açafrão-da-índia

pasta-de-dentes-natural-de-curcuma-acafrao-da-terra-acafrao-da-india

A Cúrcuma promove a saúde geral da nossa boca, e o pó da especiaria pode ser usado ocasionalmente para escovar os dentes.

As suas propriedades anti-placa bacteriana, anti-inflamatórias e antibacterianas ajudam a manter alguns problemas dentários, tais como dores de dente e gengivite, bem longe da sua boca.

Um estudo realizado em 2012, publicado no Journal of Indian Society of Periodontology, relata que os bochechos com cúrcuma são eficazes no controle da placa bacteriana e na prevenção da gengivite.

  • Realize um Mix de ¼ colher de chá de açafrão em pó com um pouco de óleo de mostarda.
  • Coloque esta pasta na sua escova de dentes e use-a para escovar os dentes.
  • Certifique-se de lavar a boca cuidadosamente depois do procedimento.

Também pode adicionar uma colher de chá de açafrão em pó a um copo de água morna e usá-lo como um anti-séptico bucal. Bocheche a mistura durante 30 segundos.

Óleo de coco Extra Virgem

creme-dental-de-oleo-de-coco

O óleo de coco extra virgem é mais uma pasta de dentes caseira 100% natural. Isto devido às suas propriedades antifúngicas e antibacterianas que vão dar uma melhoria à limpeza da sua boca.

Este óleo pode ajudar a reduzir a placa bacteriana nos dentes e prevenir problemas como dores de dente, mau hálito e doenças gengivais.

Um estudo realizado em 2014, publicado no Journal of the Indian Society of Periodontology, relata que o óleo de coco pode ser utilizado como um agente preventivo, extremamente valioso para a manutenção e melhoria da saúde oral.

Outro estudo publicado no Nigerian Medical Journal em 2015, relata que os bochechos realizados com recurso ao óleo de coco são bastante eficazes na redução da formação de placa bacteriana.

  • Coloque 1 colher de sopa de óleo de coco extra virgem na sua boca.
  • Bocheche durante cerca de 15 minutos, até que o óleo fique espumoso e branco leitoso.
  • Enxaguar a boca abundantemente com água.
  • Para finalizar, use uma escova de dentes húmida para dar aos seus dentes uma boa esfoliação, mantendo-os brancos e brilhantes.

Nota: Faça deste procedimento a primeira coisa que realiza pela manhã, com o estômago vazio.

Carvão ativado

creme-dental-com-carvao-ativado

Outra boa alternativa para creme dental é o carvão ativado.

O carvão ativado ajuda a reduzir manchas e placa bacteriana existente nos dentes. As características microporosas do carvão ativado ajudam a adsorver placa e outras substâncias que causam manchas amarelas e escuras nos dentes.

O que Procura?
Tratamento Natural para Distimia

Além disso, melhora o equilíbrio do pH da sua boca, remove toxinas e ajuda a combater o mau hálito.

  • Molhe a escova de dentes e mergulhe-a no carvão activado em pó.
  • Escove os dentes como faz normalmente.
  • Por fim, lave a boca com água até que toda a sujidade do carvão desapareça.

Nota: O carvão ativado não deve ser usado por pessoas que têm coroas dentárias nos dentes.

Argila Bentonita

creme-dental-de-argila-bentonita

A argila bentonita é outro excelente ingrediente natural para escovar os dentes. Por ser rica em minerais, ajuda no suporte da mineralização dos dentes. Além disso, contem propriedades desintoxicantes que ajudam a combater doenças da gengiva e ajuda a refrescar o hálito. Também pode usar a argila branca nos seus dentes, para torná-los mais forte e mais resistentes à decomposição.

  • Coloque 1 colher de sopa de argila bentonita numa tigela.
  • Adicione 1 colher de sopa de fermento em pó.
  • Adicione 2 colheres de sopa ou mais de óleo de coco extra virgem até obter uma consistência macia.
  • Adicione algumas gotas de extrato de hortelã-pimenta.

Opcionalmente, pode adicionar um pouco de adoçante, natural de preferência, a stevia por exemplo, para melhorar o sabor da pasta.

Escove os dentes com a mistura, pelo menos uma vez por dia.

Pode também adicionar outros ingredientes como o cravo em pó, canela em pó, e até mesmo casca de ovo em pó à sua pasta de dentes caseira, que irão ajudar a combater a cárie dentária e manter a saúde oral sempre em dia.

Sal

pasta-de-dentes-natural-com-sal

Sabia que o sal de mesa normal ou o sal marinho, também pode ser usado para escovar os dentes e mantê-los limpos? Na realidade, o sal é um ingrediente bastante comum em muitos dentífricos comerciais, tal como o bicarbonato de sódio.

As partículas do sal ajudam a livrar-se da placa bacteriana existente nos dentes, o que por sua vez reduz o risco de muitos problemas orais. Uma vez que é um composto mineral, ajuda também a repor o conteúdo mineral perdido nos dentes para mantê-los saudáveis.

O sal é bastante eficaz em exterminar as bactérias existentes dentro da nossa boca, evitando assim o desenvolvimento de mau hálito.

  • Humedeça a escova de dentes e mergulhe no sal de cozinha ou sal marinho de preferência, em seguida, escove os dentes com este composto pelo menos uma vez por dia.
  • Também pode misturar o sal a uma quantidade igual de carvão ativado ou bicarbonato de sódio e, escovar os dentes com esta mistura regularmente.

Nota: Quando se utiliza o sal para este fim, é extremamente necessário que seja bastante delicado, uma vez que pode danificar a gengiva e o esmalte do dente.

Raiz de Alcaçuz

po-de-raiz-de-alcacuz

A raiz de alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) promove uma boa saúde oral e pode ser utilizada como uma alternativa à sua pasta de dentes normal.

As suas propriedades antibacterianas e antimicrobianas pode prevenir a formação de placa bacteriana. A raiz desta planta impede também o crescimento de bactérias causadoras de doença periodontal e cáries e mantém os seus dentes e gengivas fortes e saudáveis.

Um estudo realizado em 2012, publicado no Journal of Natural Products da American Chemical Society, destaca os benefícios da raiz de alcaçuz na saúde bucal, graças aos seus compostos licoricidin e licorisoflavan A.

  • Use a raiz de alcaçuz seca e em pó para escovar os dentes diariamente.

Nota: O alcaçuz é contra-indicado em pessoas que têm a pressão arterial elevada, no entanto, usado em quantidades pequenas, é altamente improvável que cause quaisquer efeitos adversos.

O que Procura?
Remédio Caseiro para Tosse Alérgica

Peróxido de Hidrogênio (água oxigenada)

peroxido-de-hidrogenio-agua-oxigenada-para-lavagem-dos-dentes

O peróxido de hidrogênio é conhecido por manter os dentes limpos e brancos, e você pode usá-lo em vez da sua pasta de dentes normal.

O efeito branqueador do peróxido de hidrogênio pode ajudar a tornar os dentes amarelos, brancos novamente. Além disso, a natureza antibacteriana da água oxigenada ajuda a matar as bactérias existentes na boca.

Um estudo realizado em 2013, publicado no Journal of Indian Society of Periodontology, destaca a eficácia do peróxido de hidrogênio como anti-séptico bucal na remoção de manchas e placa bacteriana.

  • Misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e peróxido de hidrogênio de grau alimentício, o suficiente para fazer uma pasta e 12 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta.
  • Use-o para escovar cuidadosamente os dentes.
  • Para finalizar, lave a boca com água corrente.

A hortelã-pimenta é um bônus adicional. Não só faz com que o sabor de creme dental fique melhor, como também oferece propriedades extra de clareamento. Se você não tiver o óleo de hortelã-pimenta, ignore esse ingrediente, uma vez que não é essencial.

Nota: Não use água oxigenada, se você tiver restaurações de amálgama, pois pode lixiviar (extrair) o mercúrio existente na amálgama. Certifique-se de usar o peróxido de hidrogênio de grau alimentar, e não a variedade regular.

Casca de Laranja

casca-de-laranja-ou-em-po-como-pasta-de-dentes-natural

Sabia que pode usar as cascas de laranja para remover as manchas dos seus dentes e mantê-los brancos e brilhantes?

O limoneno, substância presente naturalmente na casca de laranja ajuda a desfazer a placa bacteriana existente nos dentes.

Um estudo realizado em 2010, publicado no American Journal of Dentistry, descobriu que um creme dental contendo D-limoneno foi significativamente eficaz na redução de manchas de tabaco nos dentes e sozinho inibiu o desenvolvimento de novas manchas causadas pela nicotina.

Além disso, a vitamina C presente nas cascas de laranja ajuda a prevenir o crescimento de microorganismos dentro da boca, que podem causar o mau hálito (halitose), cáries dentárias, bem como outros problemas de saúde dental.

  • Esfregue a parte interna da casca de laranja fresca diretamente sobre os dentes e gengivas.
  • Espere 5 minutos, depois enxague a boca completamente.
  • Repita conforme necessário para manter os dentes sempre limpos e branco.

Também pode mergulhar a escova de dentes molhada em pó de casca de laranja seca e usá-la para escovar os dentes.

Conclusão

São vários os ingredientes, incluindo o Lauril éter sulfato de sódio, flúor e sacarina, que tem sido “chamados à justiça” como potenciais substâncias cancerígenas.

Ao mesmo tempo, os corantes sintéticos, aromas e açúcares presentes nas pastas dentárias tradicionais podem alterar negativamente o equilíbrio do pH da nossa boca, originando o enfraquecimento do esmalte, inflamações nas gengivas e outros danos bucais adicionais.

A solução óbvia seria fazer a transição para uma marca de creme dental apenas com ingredientes naturais. No entanto como todos sabemos, essas pastas dentífricas existem, mas são bem mais caras. E se você for um naturalista curioso como eu, pode querer fazer os seus próprios cremes dentais caseiros.

Os cremes dentais orgânicos são bem mais fáceis de preparar do que a maioria das pessoas pensa. As receitas são bem simples e contêm ingredientes que podem ajudar a limpar, desintoxicar, clarear, fortalecer e remineralizar os dentes e gengivas ao mesmo tempo.

Recursos:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19278079
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25210256
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7500245

10. outubro 2016 by admin

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Gostei das dicas.meus dentes tem manchas brancas vou seguir estes conselhos.obrigado por me ajudar

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *