Pé diabético - Tratamento e Sintomas
Fotos Antes e Depois

Pé diabético

O pé diabético, como o próprio nome diz, é o pé de um paciente portador de diabetes mellitus e que apresenta uma ou mais dos seguintes sintomas: diminuição ou ausência de sensibilidade cutânea, como conseqüência da neuropatia (comprometimento dos terminais nervosos), falta de circulação, devido à obstrução das artérias, infecções em feridas, que surgem devido aos dois fatores anteriormente citados e que podem resultar em gangrena

Tratamento do Pé diabético

Em pacientes que apresentam somente neuropatia, com lesões sem infecção, bastam cuidados higiênicos com os pés e uso de palmilhas apropriadas. A presença de infecção impõe atitude mais imediata. Se o paciente apresenta boas condições circulatórias no pé, uma limpeza cirúrgica deve ser realizada, visando retirar todos os tecidos infectados, e é preciso aplicar uma cobertura antibiótica.

Seguem-se curativos diários, com retirada de eventuais tecidos necrosados. Há grande chance de cura. Às vezes, pode haver necessidade de amputações de dedos ou mesmo de parte ou de todo o pé, dependendo da gravidade e extensão da infecção.

No caso de haver doença obstrutiva arterial associada à infecção, faz-se uma arteriografia (cateterismo) com o objetivo de avaliar a necessidade de uma cirurgia de revascularização do pé, para promover a cicatrização das áreas que foram cirurgicamente limpas. Se a cirurgia não for possível, o risco de haver necessidade de amputação maior torna-se alto.

Algumas vezes, em função da gravidade da isquemia (falta de circulação) e da presença de infecção severa e extensa, estará indicada a amputação do membro, pelo risco de vida que o quadro impõe ao paciente.

Ler Também:

Diabéticos – Cuidados com os Pés

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.