Pele Casca de laranja – Tratar a Celulite

A Pele Casca de laranja ou celulite não é mais que a acumulação de gordura, geralmente na zona das coxas, acompanhada de água retida por mecanismos próprios do nosso organismo e por uma alteração na ordem das fibras que sustentam a pele.

celulite antes e depois da drenagem linfática

A celulite é algo que afecta principalmente mulheres já que, relativamente aos homens, as mulheres têm uma maior propensão a fazer retenção de líquidos. Muitas vezes, este problema está associado a casos de má circulação sanguínea, o que pode tornar dolorosa a zona da pele afectada.

O desarranjo das fibras que conferem à pele o aspecto característico de “casca de laranja” pode ser resultado de traumatismos nessa zona do corpo ou mesmo da falta de exercício físico.

Mas, como tratar a celulite?

subcisão para celulite antes e depois

Bem… a única forma natural de reduzir a gordura localizada passa por reduzir a gordura no resto do corpo através de um regime de emagrecimento controlado e acompanhado de exercício físico, incidindo este exercício também na zona específica onde está a acumulação de gordura.

Há sempre também a possibilidade de cirurgia plastica, como a lipoaspiração, liposucção ou lipoescultura, mas esta deve ser a última opção.

Mas existe um outro ponto fulcral na questão da celulite, que é a existência de vários tipos de tratamentos que garantem eficácia: infusões de ervas, cremes ou massagens.

Estes tratamentos não têm qualquer efeito directo na gordura acumulada (sim, leram bem, mesmo os cremes). As massagens podem ajudar a aliviar as tensões e, de forma reduzida, a tonificar a pele. Mas não eliminam a gordura. A mesma coisa se passa com os cremes.

celulite antes e depois

Estes produtos, tal como outros cremes e ao contrário do que a publicidade nos quer fazer acreditar, não penetram além da camada superficial da pele e nunca atingem o tecido gordo. O que acontece é que promovem a contracção de vasos sanguíneos e músculos, tonificando temporariamente a pele e conferindo um aspecto diferente.

Mas, de forma alguma, eliminam a gordura! As infusões de ervas, (chamadas “chás” mas que na realidade não o são) têm uma acção principalmente diurética e, dessa forma, podem ajudar na retenção de água. Mas também não eliminam gordura.

De acordo com tudo isto, deixo um conselho: Se compra cremes para a celulite, pare de o fazer durante uns tempos e pratique mais exercício físico. Decerto que arranja uns minutos a mais durante o dia para dedicar ao cuidado com o seu corpo. Saiba também que eliminar completamente a celulite é muito complicado, mas não deixe que isso seja desculpa para o desânimo.

 

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Esta matéria tem 1 Comentário
  1. alba Reply

    eu tenho abarriga com ,gordura localizada de pois que, gereei tres filhos ,a ultima foi cesaria ,fiquei com a bariga ,baixa e com gordura localizada, quero uma ajuda qual , creme bom para gordura localizada,e flacidez, ou tratamento adeguado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 2:56 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)