Pele Lisa e Cabelos Brilhantes - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Pele Lisa e Cabelos Brilhantes

Atualizado em 13 Janeiro, 2018

Pele lisa e cabelos brilhantes são o resultado direto daquilo que você come e também um reflexo preciso de seu estado de saúde. Se você quiser ter uma aparência saudável e se sentir bem, invista em alimentos que realmente fazem a diferença, da cabeça aos pés.

A PELE É O MAIOR ÓRGÃO DO CORPO 

E desempenha um papel vital de proteção. Ela age como uma barreira entre o mundo exterior e seus órgãos internos, protegendo-os de ferimentos, dos efeitos nocivos da luz do sol e da invasão de bactérias. Ela também é altamente sensível graças às células nervosas que reagem ao toque, à temperatura e à pressão.

A pele é impermeável: ela evita que a água entre no corpo e impede a perda de fluidos vitais. Ela também desempenha um papel-chave no controle da temperatura. Quando o corpo fica frio, minúsculos vasos sanguíneos se estreitam para conservar o calor. Quando ele esquenta, glândulas sudoríparas produzem a transpiração, que evapora e esfria a pele, enquanto os vasos se alargam, expulsando o calor da superfície do corpo.

SOB A SUPERFÍCIE

TRÊS COMPONENTES PRINCIPAIS FORMAM A PELE.

Há uma fina camada externa denominada epiderme e uma camada interna, mais espessa, chamada derme. Por baixo dessas duas, encontra-se um tecido gorduroso subcutâneo que preenche a pele. A superfície da epiderme possui uma cobertura protetora espessa formada por células mortas. Estas estão sempre descamando e são rapidamente substituídas por células novas produzidas nas camadas inferiores da epiderme. Um suprimento regular de oxigênio e a absorção dos nutrientes certos a partir da ingestão de alimentos são essenciais para esse processo de renovação.

Algumas células epidérmicas formam a queratina, uma proteína resistente que compõe a maior parte da grossa camada externa da epiderme; trata-se do componente principal dos cabelos e das unhas. Outras células produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele e que produz o bronzeado protetor em reação aos raios solares.

PELE SECA?

O banho de aveia é suave e nutritivo para a pele seca. Ponha um pouco de aveia grossa ou média num saquinho de musselina (ou uma meia de náilon limpa) e coloque-o sob uma torneira de água quente (a água quente provoca a liberação dos óleos). A aveia deixada de molho no leite de um dia para o outro na geladeira produz uma loção de limpeza perfeita para peles delicadas.

O ENVELHECIMENTO DA PELE

A DERME É FEITA DE TECIDO

Tecido conjuntivo contendo colágeno e glândulas sebáceas. O colágeno é uma proteína resistente e fibrosa que dá força e elasticidade à pele. Ele vai se decompondo com a idade, o que causa o enrugamento da pele. Isso começa a ocorrer por volta dos 30 anos ou até mais cedo com o excesso de exposição ao sol e à fumaça de cigarro. É possível prevenir o aparecimento de rugas com a redução dos efeitos dos radicais livres. Estas substâncias produzidas naturalmente causam danos a todas as células de seu corpo, incluindo a pele.

Entretanto, se você ingerir alimentos ricos nos antioxidantes betacaroteno, vitaminas C e E e selênio, pode limitar esses danos. Sua pele mantém a elasticidade graças às glândulas sebáceas que produzem uma substância oleosa denominada sebo. Essas glândulas se abrem nos folículos pilosos ou descarregam o sebo diretamente sobre a superfície da pele. O couro cabeludo e o rosto contêm a maioria das glândulas sebáceas.

QUEIMADURA DE SOL?

A dolorosa vermelhidão causada por uma queimadura de sol pode ser abrandada com um banho refrescante de leite. Despeje um litro de leite numa banheira de água morna (o leite integral é o mais indicado por ser rico em gorduras, mas você pode usar qualquer tipo). Teste a temperatura com o pé ou cotovelo antes de entrar – a pele queimada fica ultrassensível ao calor.

AUTOCURA

Se você seguir uma alimentação balanceada, os alimentos fornecerão todos os nutrientes dos quais a sua pele precisa para cicatrizar e se manter saudável. Quando você corta ou arranha a pele, o sangue forma um coágulo sobre o local machucado e tecidos fibrosos surgem para ajudar no crescimento de novas células. Por fim, as células não danificadas em torno do ferimento proliferam e acabam por cobri-lo.

CABELOS E UNHAS

Há pequenos buracos na sua pele chamados folículos pilosos. Estes contêm a raiz dos pelos, que crescem nutridom pelos vasos sanguíneos existentes dentro do folículo. A cor dos cabelos é determinada pela quantidade e pela cor da melanina produzida pelas células do folículo, e a ondulação é determinada por seu formato. Os cabelos de seu couro cabeludo crescem mais ou menos um centímetro por mês. Cada um dos 300 mil fios de cabelo cresce durante três anos e, então, cai. Um novo fio nasce naquele mesmo folículo.

A unha de um dedo da mão leva seis meses para crescer da base à ponta. Já a unha de um dedo do pé leva cerca de um ano.

Para ter pele, cabelos e unhas saudáveis, é preciso uma ampla gama de nutrientes.

ALIMENTOS SAUDAVEIS PARA OS CABELOS E PARA A PELE

SE VOCÊ QUER QUE SUA PELE, seus cabelos e suas unhas sejam saudáveis, precisa ingerir uma ampla gama de nutrientes. São eles: proteínas, ácidos graxos essenciais, vitamina A, betacaroteno, vitamina C, vitamina E, as vitaminas do complexo B – em especial a B12 –, zinco e água. As proteínas são vitais para o crescimento e a conservação dos cabelos e da pele. A proteína é quebrada em aminoácidos,
usados para produzir colágeno e queratina.

PEIXE – alimento para a pele

Fonte rica em proteínas, o peixe contém, também, outros nutrientes importantes para a pele. Peixes brancos como bacalhau, hadoque e linguado são pobres em gordura e ricos em vitamina B12. Para serem mais saudáveis, eles devem ser servidos grelhados ou cozidos em vez de fritos. Peixes gordurosos como sardinha, salmão e cavalinha fornecem ácidos graxos ômega-3, vitaminas A e D, e zinco.

Sardinhas também contêm ferro e não são caras. Na versão enlatada, as espinhas são comestíveis e ainda fornecem cálcio, flúor e fósforo como bônus.

ÁCIDOS GRAXOS essenciais

Estes fazem parte da constituição de todas as células, incluindo as da pele. O corpo não produz ácidos graxos essenciais, então você precisa obtêlos através da ingestão de certos alimentos. Ácidos graxos ômega-6 são, em grande parte, derivados do ácido linoleico dos óleos de cártamo, girassol, germe de trigo e milho. No corpo, o ácido linoleico é transformado em ácido gamalinoleico, essencial para a produção de queratina e colágeno e para manter o equilíbrio hormonal. Ácidos graxos ômega-3 provêm, em sua grande maioria, do ácido linoleico presente em peixes gordurosos; entretanto, os óleos de canola e soja contêm uma mistura de ambos, ômega-3 e ômega-6.

Varizes

Para evitar o aspecto desagradável das veias que se rompem sob a pele, aumente o consumo de frutas cítricas, pimentões e trigo sarraceno. Esses alimentos contêm rutina, um bioflavonoide que ajuda a fortalecer vasos sanguíneos. O trigo-sarraceno é uma rica fonte de rutina. Vendido em lojas de produtos naturais, costuma ser usado como farinha no preparo de panquecas.

NUTRIENTES NECESSÁRIOS

UMA PELE SAUDÁVEL depende do crescimento e da renovação das células.

vitamina A, um poderoso antioxidante, é parte vital desse processo – ela é encontrada abundantemente nas vísceras de animais (como fígado e rins), peixes gordurosos, leite integral, gema de ovo, queijo, margarina e manteiga. O betacaroteno presente em frutas e legumes laranja, vermelhos, amarelos e verde-escuros – como melão, cenoura, abóbora, brócolis, damasco e manga – é transformado em vitamina A pelo organismo e protege contra o câncer de pele, além de outros tipos de câncer.

vitamina C, outro antioxidante, é crucial para a produção de colágeno. Ela se combina com nutrientes, como a rutina encontrada nas frutas cítricas, pimentões e no trigo-sarraceno, para fortalecer os minúsculos vasos sanguíneos existentes na superfície da pele. Também desempenha um papel importante na cicatrização. Frutas cítricas, morango, cassis, goiaba, kiwis e pimentão são boas fontes, mas como a vitamina C é facilmente eliminada durante o cozimento, uma boa ideia é ingeri-los crus.

vitamina E trabalha em conjunto com os ácidos graxos essenciais. Ela impede que as gorduras sejam oxidadas e produzam os danosos radicais livres. Você encontrará grandes quantidades dessa vitamina em sementes e óleos de sementes, margarina, abacate, nozes e castanhas, germe de trigo, pão integral, gema de ovo e cereais integrais.

AS VITAMINAS DO COMPLEXO B, especialmente a B12, são vitais para o crescimento e a divisão das células; elas promovem o crescimento dos cabelos e a substituição na pele de células mortas por novas células. Qualquer proteína animal contém muita vitamina B12 (uma porção de peixe branco ou um ovo satisfazem completamente as necessidades diárias de um adulto). Outras vitaminas do complexo B são encontradas em grãos integrais, levedo de cerveja, laticínios, lentilhas e outras leguminosas, fígado, verduras, frutos do mar, carnes magras, ovos, nozes e castanhas, sementes e frutas secas.

zinco é encontrado principalmente em mariscos – nas ostras, em especial –, além de em leguminosas, sementes de abóbora, pão integral e outros cereais integrais. Coma alimentos ricos em zinco para acelerar a cicatrização da pele e também para prevenir infecções cutâneas.

HIDRATE A SUA PELE

Quando o nível de água na epiderme cai, sua pele fica seca e rachada. Beba pelo menos oito copos de água por dia (tenha sempre uma garrafa sobre a mesa de trabalho, especialmente se você trabalha em uma sala com ar condicionado).

Dicas para Cabelos e uma pele saudavel

Nutra sua pele e seus cabelos com estas delícias simples e ricas em vitaminas.

Banquete de saladas – Delicie-se com pimentões na chapa regados com azeite; legumes e verduras crus mergulhados em guacamole; salada de folhas verdes temperada com suco de limão e óleo de nozes e salpicada com nozes; cenoura ralada com suco de limão.

Frutas douradas – Prepare uma salada de frutas de polpa amarela, como damascos, laranjas, pêssegos, melões e mangas.

Frutos do mar – Escolha mariscos ricos em zinco, como ostras e caranguejos, ou coma camarões e lagostas.

Bebidas para a pele – Beba pelo menos oito copos de água por dia; alterne com sucos de frutas, incluindo os de frutas cítricas, de maçã, de damasco e abacaxi; beba, também, sucos feitos com vegetais, especialmente de cenoura, tomate e aipo.

Lanches – Um abacate sem caroço, regado com azeite; de vez em quando, nozes, castanhas, amendoins e amêndoas.

Atualizado em 13 Janeiro 2018

2 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. então eu queria saber qual fruta faz bem para a pele não
    dar espinhas e cravos ?

  2. EU QUEMEI MINHA MÃO COM ENERGIA ,QUAIS SÃO UIS ALIMENTOS QUE DEVO COMER PARA SICATRIZAR MAIS RAPIDO .

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *