Pele: conheça melhor a sua pele

Dúvidas sobre a pele:

Porque aparecem as estrias? O que é que determina as diferentes cores da pele? Esclareça as suas dúvidas sobre este órgão.

O que determina o nosso tipo de pele?

À partida, o tipo de pele é determinado por um factor hereditário, mas pode sofrer alterações que se devem ao ambiente externo a que se sujeita, alterações hormonais, stress, aos hábitos de vida, alimentação, idade e cuidados que se tem com ela.

De qualquer modo, o que mais determina o tipo de pele é a relação que existe entre o nível de água e o nível de gordura que existem ao nível do filme hidrolipídico, que resultam da influência dos factores anteriores.

Com que idade se define exactamente o tipo de pele que temos?

Durante o período da infância, praticamente todas as crianças têm um tipo de pele normal, com excepção para aquelas que, desde muito pequeninas, manifestam sinais de sensibilidade, geralmente relacionada com problemas alérgicos.

Por outro lado, é durante a adolescência que verificam grandes transformações ao nível interno, que se vão reflectir ao nível da pele e vão determinar, após a adolescência, o tipo que irá prevalecer.

A pele do rosto é toda igual?

Podemos dizer que o rosto tem quatro zonas em que a pele é realmente diferente. Ou seja, o rosto em geral, que inclui a testa, face e queixo, é coberto por um tipo de pele perfeitamente definido e que deve ser tratado de acordo com as suas características.

No entanto, existe uma pequena zona, os olhos, que são circundados por uma pele cerca de três vezes mais fina do que a pele do rosto, mais pobre em lípidos (substâncias gordas) e que, por isso, pede cuidados especiais com cremes específicos para os olhos.

Outra pequena região muito distinta, é a pele dos lábios que, tratando-se de uma mucosa, exige igualmente uma boa atenção, uma vez que é isenta de qualquer gordura e por isso requer protecção constante com batons nutritivos e hidratantes com substâncias adequadas para o tratamento dos lábios.

Finalmente e muitas vezes esquecido, é o pescoço cuja pele sofre constantemente com a movimentação da cabeça sem grande suporte muscular. Trata-se geralmente de uma pele fina, com pouca gordura e que fica flácida e enrugada com facilidade. Tal como nos casos anteriores, precisa de cuidados intensos, com cosméticos indicados para o pescoço.

A pele tem capacidade de crescer?

Devido à sua grande elasticidade, a pele cresce na medida do possível e quando é necessário. Isto significa que sendo um órgão vivo de revestimento do corpo, ela acompanha naturalmente o aumento de volume corporal conforme nos é demonstrado durante o período de gravidez ou de grande aumento de peso.

O que acontece à pele quando o volume corporal diminui?

Se for uma pele de boa qualidade, ou seja, com um bom capital hídrico e rica em colagénio e elastina, bem como em substâncias nutritivas, ela terá a capacidade de se reajustar novamente ao corpo menos volumoso conforme acontece às mulheres depois da gravidez ou àquelas que perdem peso gradualmente.

No entanto, se o aumento do volume do corpo foi excessivo, por vezes a pele não consegue esse aumento de volume, apesar do seu revestimento do corpo ser sempre garantido; ela pode, no entanto, «rasgar». Outro factor importante a considerar, é que quanto mais jovem for a pele mais capacidade tem de resistir às variações do volume corporal sem danos para a sua superfície, ajustando-se com mais facilidade.

O que Procura?
4 Remédios caseiros para eliminar Borbulhas em peles oleosas

Porque aparecem as estrias na pele?

As estrias surgem exactamente porque a pele «rasga» quando tenta acompanhar um aumento de volume do corpo importante ou demasiado rápido e não é uma pele elástica. As estrias são mais frequentes em peles secas e claras, sensíveis e pouco elásticas, independentemente da idade.

Por isso, podem acontecer em jovens adolescentes quando o seu crescimento em altura é muito rápido, em mulheres cujas barrigas são muito grandes durante a gravidez ou quando existe um excessivo e rápido aumento de peso.

Que acontece se a pele não retrair?

Quando o grande volume corporal permanece durante muito tempo, é mais difícil a pele retrair totalmente depois da perda desse volume, não se verificando, nesse caso, um reajuste adequado. Desta forma, o corpo pode tornar-se mais elegante, mas a pele acaba por ficar a mais, como que sobrando. Quando isto acontece, ela forma pregas e descai.

Existe solução para a pele que fica a sobrar?

Existe sempre uma solução cirúrgica através da qual o excesso de pele pode ser excisado, como é o caso do excesso de pele dos olhos (blefaroplastia), do rosto (lifting facial), dos seios (mastopexia ou mamoplastia de redução) e do abdómen (abdominoplastia), bem como das coxas na sua face interna e braços (braquioplastia). Apesar disso, esta excisão requer sempre uma incisão e consequente cicatriz, correcção esta que é feita em cirurgia plástica.

Porque ficam cicatrizes na pele?

Sempre que exista uma pequena lesão que atinja apenas a epiderme, esta nunca deixará cicatriz. Para além de ser pouco vascularizada, a epiderme tem uma excelente capacidade de se regenerar e por isso vai substituindo gradualmente a sua superfície, acabando por fazer desaparecer qualquer marca que tenha sido consequência de uma lesão a esse nível.

Já ao nível da derme isso não acontece, ou seja, sempre que haja uma lesão que atravesse a epiderme e atinja a derme, ficará sempre uma cicatriz já que a derme não tem capacidade regenerativa. Em conclusão, sempre que a derme é atingida, ficará uma cicatriz para sempre.

Apesar disso, qualquer cicatriz que seja recente tem sempre a possibilidade de ficar com melhor aparência, se for bem tratada o mais rapidamente possível.

Porque temos cores de pele diferentes?

Em todos os organismos existe o mesmo número de melanócitos, células que produzem o pigmento através de uma substância; a melanina. No entanto, a quantidade de melanina que é produzida pode ser maior ou menor em cada pessoa, bem como a sua quantidade.

Dependendo de cada raça, a cor da pele pode variar desde o negro até à pele albina – onde não existe qualquer produção de melanina.

Acidez da pele

É na camada mais superficial da pele que devem começar todos os cuidados. Conheça a importância do pH. Sabemos que a primeira camada de pele que reveste todo o nosso corpo é a epiderme, mas também nesta existem várias camadas, sendo a mais superficial de todas a camada hidrolipídica, também conhecida por filme hidrolipídico.

Filme hidrolipídico

Trata-se de uma finíssima película de superfície onde, conforme sugere o termo, existe naturalmente uma certa quantidade de água e de gordura que, em termos gerais, é o que vai definir o tipo de pele de cada indivíduo. O seu nível de água está obviamente condicionado pela quantidade de gordura existente no filme hidrolipídico.

À partida, essa água mantém-se por mais tempo na pele quanto maior for a quantidade de gordura aí existente e vice-versa.

O que Procura?
Ácido retinóico envelhece a pele?

Por outro lado, assim se compreende porque as peles secas (com muito menor quantidade de gordura no seu filme hidrolipídico) tendem a desidratar com mais facilidade, sendo por isso mais sujeitas ao aparecimento de rugas.

Mas é esta camada gorda ácida que, existindo na superfície da epiderme, vai determinar o seu grau de acidez, ou seja, o seu pH.

O que é o pH?

O filme hidrolipídico é coberto por uma película líquida que, em condições fisiológicas normais, reveste, em maior ou menor quantidade, as diversas zonas da pele do corpo, podendo variar o seu grau de acidez (pH) entre os valores 5 e 6.

Esta acidez, própria da pele, deriva do suor que fica depositado na superfície da epiderme, substância que vai impedir a reprodução de germes patogénicos e outras bactérias na pele, contribuindo, desta forma, para a defesa e protecção da mesma contra infecções e inflamações cutâneas devidas aos agentes nocivos do exterior.

É, portanto, de extrema importância que este grau de acidez possa existir, sem o qual o nosso revestimento natural estaria sujeito ao mais variado número de problemas de saúde.

Por esse motivo se compreende agora porque não devemos usar sabões inadequados para a limpeza da pele uma vez que, se tiverem uma forte acção detergente ou uma forte acção alcalina, irão eliminar grande percentagem do pH cutâneo, favorecendo desta forma toda a espécie de infecções cutâneas.

Convencionou-se chamar pH à combinação de substâncias ácidas e alcalinas que possam existir em qualquer produto bem como na pele. Considerando que o grau de acidez cutâneo ideal será o neutro, ou seja, nível 7, sabemos que as peles secas têm um pH inferior a este valor e que corresponde, sensivelmente, ao grau 5, enquanto que uma pele oleosa tem naturalmente um pH superior a 7.

Para manter o pH cutâneo equilibrado é preciso ter em consideração um produto de limpeza e tratamento que seja perfeitamente adaptado a cada tipo de pele, que não altere nem comprometa o seu pH e mantenha o nível de acidez equilibrado. Desta forma, sempre que decidir comprar um produto (em especial os de limpeza – desmaquilhante e tónico) leia atentamente a descrição na sua embalagem, onde já é frequente vir descrito o pH que contêm.

Beleza concentrada

O efeito é hidratante, revitalizante ou calmante. Conheça o tratamento de choque da beleza. Os anos passam e deixam marcas. Juntando ainda a poluição, o stress e a falta de tempo, o resultado é uma pele que precisa urgentemente de cuidados. Faça uma máscara de beleza concentrada. Denominadas de «tratamento de choque», as máscaras de beleza são fórmulas mais concentradas que respondem a necessidades específicas da pele. Não devem ser feitas apenas em casos de emergência, pois apesar de eficazes não fazem milagres.

Faça-as regularmente e consiga os melhores resultados. Aproveite para desfrutar de um momento de plena descontracção e dedique-se a cuidar de si. Para isso escolha uma música relaxante e um local calmo da sua casa para deixar a máscara actuar.

Ingredientes:

  1. Exfoliante
  2. Leite de limpeza especifico para o seu tipo de pele
  3. Máscara de beleza indicada para a sua pele
  4. Creme hidratante

Passo a passo

  1. Comece por lavar o rosto e a região do pescoço com água morna e um sabão específico para este fim.
  2. Faça uma limpeza da sua pele com o exfoliante (este produto ajuda na remoção das células mortas da pele, sendo a melhor forma de limpar a sua pele em profundidade).
  3. Faça um banho de vapor para abrir os poros, desta forma a máscara penetrará melhor na pele.
  4. Limpe o rosto com uma toalha macia, sem esfregar.
  5. Aplique a máscara, espalhando-a uniformemente sobre a pele.
  6. Enquanto espera que a máscara actue (tempo de actuação indicado na embalagem), coloque 2 compressas de algodão embebidas em chá de camomila sobre os olhos.
  7. Retire a máscara com uma esponja e água morna.
  8. Volte a lavar o rosto com água e sabão indicado para o seu tipo de pele.
  9. De seguida, aplique o leite de limpeza e o creme hidratante.

O que Procura?
Espinhas (acne): um dos problemas de pele mais comuns na adolescência

Sugestões de Leitura:

Rejuvenescimento da Pele
Pele Seca e Desidratada.
Pele Oleosa – Exfoliação, Limpeza, Borbulhas, Pontos Negros e Pontos Brancos
Perfume na Pele
Rejuvenescimento facial
Peeling
Máscara Facial
Pele de Galinha
Hidratação da Pele
Rugas no Rosto, Testa, ao Redor da Boca e Olhos
Feridas Infectadas
Segurança Doméstica
Creme Baba de Caracol
Pele Bonita – Como ter uma Pele Bonita

O Que Fazer em Caso de Queimadura
Queimadura de Frio
Queimadura nos Olhos
Queimadura Elétrica
Queimaduras em Crianças – Prevenção
Queimadura de Sol

Pele que respira

Limpa e protegida do ambiente exterior, é à noite que a pele está mais receptiva aos cuidados de beleza. Ajude-a a respirar. O rosto é o nosso cartão de apresentação. Através dele é-nos dado a conhecer o estado físico e psíquico de qualquer ser humano, o que constitui motivação suficiente para cuidarmos dela e o protegermos.

Os cuidados devem ser diários, de manhã e à noite, mas existem alturas do dia em que a eficácia dos produtos aplicados produz melhores resultados. A noite é sem dúvida a hora ideal para mimá-la, pois é o único momento em que a pele pode respirar verdadeiramente.

Limpa e protegida do meio ambiente exterior, é nessa fase do dia que a pele está mais receptiva aos cuidados prolongados. Está no máximo da sua actividade. Por isso, aproveite para lhe dar toda a energia que precisa. Não importa se o cansaço ou a preguiça tentam falar mais alto. Dormir com a pele limpa é um passo essencial para conquistar uma pele saudável por mais tempo.

Para limpar…

Para limpar a pele em casa, combine a acção do calor com as propriedades calmantes da camomila ou da menta. Coloque folhas de camomila ou de menta na água e deixe ferver. Molhe uma toalha na infusão preparada, torça e coloque sobre o rosto, tendo o cuidado de não tapar a área dos olhos e da boca. O calor associado à camomila amacia a pele e facilita a libertação das impurezas. Este tipo de limpeza é muito profundo e, por isso, basta fazê-lo uma vez por mês.

Nos restantes dias pode optar por uma das seguintes receitas.

Loções para remover a maquilhagem

Infusão de calêndula

Ingredientes

– 50 g de flores de calêndula e 1 litro de água. Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as flores de calêndula. Deixe infundir, ou seja, ferver durante 15 minutos. Coe e utilize.

Leite de pepino

Ingredientes

400 g de pepino (cortado em pedaços com casca), 1 litro de água e 30 g de óleo essencial de amêndoas doces. Coloque o pepino num recipiente de inox ou de esmalte que contenha um litro de água e leve a lume brando deixando, de seguida, ferver durante 15 minutos. Reduza com a ajuda da varinha mágica até ficar em polpa e adicione 30 g de óleo de amêndoas doces.

Não pense que estas loções são direccionadas apenas para as pessoas que se maquilham. Quer se maquilhe ou não é imprescindível limpar e tonificar o rosto, a fim de eliminar todas as impurezas e sujidade que se acumulam ao longo do dia.

Continuação » 11 Cuidados com Pele Negra

03. maio 2011 by admin

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *