Pereira (árvore da pêra)

A pereira é uma árvore que pode alcançar os 20 metros de altura e viver uns 65 anos, embora em plantações comerciais estes valores se reduzam consideravelmente. É uma árvore piramidal com a casca cinzenta. As folhas são ovais e as flores são brancas, que se agrupam e formam corimbos de 9 a 11 flores.

A pereira pertence à família das Rosáceas e o seu nome científico é Pyrus communis. É uma árvore piramidal, que vive uma média de 65 anos, arredondada enquanto nova e pode alcançar os 20 metros de altura, embora as variedades modernas sejam árvores de pequeno porte, para facilitar as práticas culturais e a colheita. Tem o tronco alto, grosso e de cor cinzenta, com a casca fendilhada. Possui uma raiz profunda. A pereira abrolha antes da macieira e a floração começa a meio de Março, sendo muito sensível às geadas primaveris, mas suporta temperaturas de –20ºC durante o Inverno. Prefere solos limosos, sãos, arejados e profundos.

As folhas são ovais, inteiras ou em alguns casos finamente dentadas. As flores podem ser brancas e em alguns casos rosadas, agrupam-se formando corimbos de 9 a 11 flores e são hermafroditas, ou seja, cada flor tem os dois sexos. O fruto é denominado pomo, tem forma e cor variável, embora seja normalmente alongado e de epiderme de cor verde ou amarela, com poucas sementes que são negras e pequenas.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Esta matéria tem 3 Comentários
  1. Conceição hirt Reply

    Boa tarde .por favor me diga que adubo color no meu pé de pera ela tar com flores mais não firma o que posso faser pra que firme as frutas.obrigado

  2. jose carlos dos santos Reply

    Tem uma muda e já deu flores mas não segura os frutos.
    Gostaria de saber se tem um fertilizante para ajudar a segurar a produção das mesmas.

  3. Thereza Cunha Reply

    Fiz uma muda de pera para plantar aqui em casa. Gostaria de saber se as raízes crescem para baixo ou para os lados (como mangueira, abacateiro etc.), ou seja, se eu plantar próximo 1,5m da minha casa, as raízes podem dar problema na estrutura da casa? Ficarei muito grata se me responderem com brevidade, haja vista que a muda já está com uns 60cm de altura e preciso plantá-la logo.
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:06 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)