Pernas Tortas: 5 possíveis causas e tratamentos para a condição

O joelho é uma das áreas mais sensíveis e complexas do corpo humano. Qualquer trauma na região pode interferir no modo de caminhar e acarretar problemas mais sérios para o movimento do nosso corpo.

Pernas e pés tortos são condições que aparecem logo na infância e tendem a ser resolvidos naturalmente com o avançar da idade.

Se não tratadas a tempo, eles prejudicam as articulações da criança, ocasionando dores e dificuldades ao realizar atividades corriqueiras.

Pernas Tortas, 5 Possíveis Causas E Tratamentos Para A Condição

Nesse artigo, você ficará a par das possíveis causas e soluções para o distúrbio!

Pernas tortas: causas e tipos

A infância é um período importante na vida de todo ser humano. É por meio dela que se inicia nosso desenvolvimento afetivo, social, físico e psicológico.

As descobertas e experiências resultantes dessa fase são responsáveis por moldar todas as outras que se sucederão.

Fruto de desequilíbrios musculares de membros inferiores, o desalinhamento do joelho surge juntamente com os primeiros passos. Ele pode ser facilmente percebido devido ao afastamento ou proximidade do joelho, fugindo do padrão ao qual estamos acostumados. Existem dois tipos: o joelho valgo e o varo.

Joelho valgo ( joelhos em X, para dentro)

Joelho Valgo ( joelhos Em X, Para Dentro)

Pessoas com essa condição apresentam pernas em formato de ‘’X’’, em que os joelhos se direcionam para dentro, enquanto os pés se posicionam para fora.

Para que o diagnóstico seja feito, é necessário tomar como medida o diâmetro da bacia. Ao medir a distância de um joelho até o outro, deve-se comparar o resultado com o diâmetro da bacia. Caso a distância seja inferior a 80% do diâmetro, o indivíduo já pode ser considerado um portador da doença.

Por terem o quadril mais largo do que os homens, as mulheres são as que mais apresentam essa característica, que tende a ser neutralizada naturalmente ao longo dos anos – quando se inicia na juventude.

Negligenciada essa condição, a pessoa estará mais suscetível a desenvolver artrose, tendinite, bursite e a síndrome da dor femoropatelar (SDFP)

Joelho varo (Genu Varum, pernas arqueadas)

Joelho Varo (Genu Varum, Pernas Arqueadas)

Se já presenciou alguém andando a cavalo – ou montou em um – , possivelmente percebeu que as pernas do indivíduo se mantém arqueadas e sustentadas pelo estribo. Fazendo um paralelo com essa observação, pessoas afetadas pelo joelho varo também apresentam pernas arqueadas.

As causas mais comuns para o arqueamento das pernas são:

  • Doença de Blount
  • Falta de vitamina D
  • Raquitismo
  • Malformações congênitas
  • Traumas e lesões

Além das causas citadas, o processo de formação das pernas durante a gestação também é um fator decisivo para a manifestação da doença em recém nascidos.

Diagnóstico e tratamento das pernas tortas

Não sendo reflexo de malformações congênitas e doenças complexas – como a doença de Blount e o raquitismo – , o desalinhamento dos joelhos e os pés tortos tendem a ser corrigidos sozinhos.

Devido à posição em que os bebês se ajeitam dentro do útero durante a gestação, é normal que essas características se destaquem ao longo dos primeiros passos. Entretanto, é necessário ficar atento!

Corrigi-las logo nos primeiros meses facilitará o tratamento, bem como poupará possíveis incômodos à criança. Ao persistirem os sintomas, a visita ao médico é inadiável. Com o diagnóstico em mãos, o profissional analisará as medidas cabíveis para solucioná-los! São elas:

RPG

Base de todo o tratamento, a técnica de RPG – também conhecida como Reeducação Postural Global – é feita              por meio de terapia manual, capaz de auxiliar no fortalecimento dos músculos.

Fisioterapia

Recomendada por grande parte dos médicos, a fisioterapia proporciona ao paciente uma vida livre de dores e complicações. Buscando cumprir o que propõe, tal método facilita a lubrificação por entre as articulações. Se feita regularmente, os resultados não demorarão a aparecer.

Osteopatia

Considerada uma das vertentes da medicina alternativa, a osteopatia se carrega de recuperar o alinhamento natural do joelho. Sem intervenções medicamentosas e cirúrgicas, a técnica propicia a fluidez das articulações, atenuando a rigidez muscular.

Palmilhas ortopédicas

As palmilhas ortopédicas são acessórios indispensáveis na rotina de quem lida com a problemática em questão. Redutora de danos, elas contêm cunhas responsáveis por absorver — de maneira igual em ambos os lados — a pressão e a força exercida ao caminhar. Dessa forma, as pernas ficam mais alinhadas, enquanto o pisar torto se tornará menos frequente.

Exercícios

Sempre orientados por um profissional, os exercícios são prescritos de acordo com a especificidade do quadro.            Deve-se dar prioridade a exercícios que favoreçam os músculos dos glúteos e quadríceps.

Porém, o paciente deve se ponderar perante suas condições e atividades às quais é exposto. Agachamentos e exercícios voltados para o fortalecimento de músculos da coxa interna não são recomendáveis, pois podem amenizar o quadro clinico.

Infelizmente, nem sempre essas técnicas surtem efeito. Em casos extremos, nos quais o paciente deixa de realizar suas atividades diárias e perde sua capacidade motora, o médico recorre a intervenções cirúrgicas.

É possível curar as pernas arqueadas em casa?

Sim, a suplementação com vitaminas e cálcio, juntamente com alguns exercícios pode ajudar a tratar as pernas tortas em casa. Esta suplementação é especialmente importante porque a falta de vitamina D no corpo pode ser uma das causas.

A exposição à luz solar é uma excelente forma de fazer com que o corpo aumente a produção inata de vitamina D, mas em alguns casos é necessário tomar um suplemento multivitamínico.

Os exercícios precisam se concentrar no fortalecimento dos músculos das pernas, especialmente os da parte superior das coxas. Os exercícios que fortalecem as panturrilhas e os isquiotibiais são igualmente importantes.

Finalmente, os “estressores” também são importantes. Estes são exercícios que, uma vez que os músculos das pernas são fortalecidos o suficientemente, trabalham para endireitar a estrutura real da perna.

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *