Pilates – técnica possibilita equilibrar corpo e mente

Pilates é uma técnica que possibilita equilibrar corpo e mente

Capaz de proporcionar condicionamento físico e mental, o Pilates foi inventado pelo alemão Joseph H. Pilates e permitiu aplicar a prática no corpo todo na execução do exercício. Durante a Primeira Guerra Mundial, ele trabalhou como enfermeiro ajudando soldados acamados a conseguir mover o corpo. O aprendizado dessa época foi a base para a criação dos aparelhos usados nos dias de hoje nas aulas de Pilates.

Para a fisioterapeuta e proprietária de uma clínica de fisioterapia e Pilates, Mara Renata Fernandes Pimentel, essa prática proporciona integração entre corpo e mente, pois é preciso coordenar a respiração com os exercícios e, para isso, é necessário concentração.

Os ‘fujões’ das academias
O método não tem contra-indicações e qualquer pessoa pode praticar, seja para fins estéticos ou tratamentos de reabilitação.

Uma das principais diferenças do Pilates vs musculação, aponta Mara, está no sistema de molas usado nos exercícios, e não em pesos, como nas academias. “A mola pode facilitar ou ‘dificultar’ a execução. No segundo caso, o objetivo é aumentar a resistência. Uma das grandes diferenças entre as modalidades, é que no Pilates você ganha tônus e enrijecimento muscular, sem o ganho de volume de músculos como ocorre com a prática da musculação”, compara.

As aulas são ministradas a partir de séries pequenas e com uma grande variação de exercícios.

”Durante a prática você se exercita, ganhando consciência corporal, postura e definição muscular, sem sair da aula exausto”, ressalta Mara.

Assim como em qualquer atividade, é preciso usar roupas confortáveis e se alimentar de maneira saudável. Para iniciar, procure instrutores e professores qualificados.

Atividade física para se livrar do ronco
Que praticar exercícios faz bem a saúde, todo mundo sabe. Porém, as aulas de Pilates vão além e seus métodos podem prevenir inclusive o ronco. “Elas têm ajudado inúmeras pessoas com patologias respiratórias diversas, tanto que pneumologistas estão encaminhando esses pacientes para a prática dessa atividade. Os princípios da técnica se baseiam em priorizar uma boa respiração, condicionando o corpo e a mente, reduzindo o nível de estresse e ansiedade, melhorando assim a qualidade do sono”, explica a fisioterapeuta Yara Moraes.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Esta matéria tem 2 Comentários
  1. gabriel Reply

    Gostaria de saber mais a fundo sobre referida técnica e endereços de locais onde foncionam, desde já obrigado.

  2. Denise Silva Reply

    Faço Pilates no Buddha Spa e recomendo. Hoje tenho mais disposição pra tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 2:50 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)