Pílula Contraceptiva

A pílula contraceptiva (PC) é uma das muitas formas de evitar uma gravidez. As pílulas contraceptivas também podem ser denominadas contraceptivos orais ou simplesmente pílula. A pílula inibe a ovulação e também faz com que o revestimento do útero fique mais fino. A ovulação ocorre periodicamente quando um ovário liberta um óvulo para ser fertilizado por esperma masculino. Uma mulher pode engravidar se não usar a pílula contraceptiva e tiver relações sexuais durante ou próximo da altura da ovulação. A pílula não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Use um preservativo em látex (borracha) sempre que tiver relações sexuais, para evitar transmissão de infecções.

Qual é a constituição das pílulas contraceptivas?

As pílulas contraceptivas são constituídas por hormonas femininas: estrogéneo e progesterona. As hormonas são químicos especiais produzidos pelo organismo humano. A função das hormonas é controlar a forma como as diferentes partes do organismo funcionam. Estas duas hormonas femininas comandam o ciclo menstrual da mulher.

Como é que funcionam as pílulas contraceptivas?

A quantidade de estrogénio e de progesterona no seu organismo aumenta quando toma a pílula. Isto evita a libertação de um óvulo por parte do ovário. Quando termina a embalagem da pílula, os níveis hormonais no seu organismo descem ocorrendo uma menstruação. Deverá tomar uma PC todos os dias, durante 21 dias seguidos, para evitar uma gravidez.

Onde é que posso obter as pílulas contraceptivas?

Qualquer mulher deve submeter-se a uma consulta geral antes de poder começar a tomar pilulas contraceptivas. Terá de medir a pressão arterial, avaliar determinados órgãos (fígado) e realizar algumas análises. Também irá ser necessário o seu médico efectuar um exame mamário e pélvico (“interno”). Durante o exame pélvico o médico pode efectuar uma colpocitologia ou teste de Papanicolau. Este é um teste para rastrear o cancro do colo (parte inferior do útero). Irá ser necessário consultar anualmente o seu médico enquanto estiver a tomar a pílula.

TRATAMENTO:

Peça informações ao seu médico relativamente ao seu medicamento. Se estiver a tomar antibióticos, informe o seu médico que está tomar pílulas contraceptivas. Tome os antibióticos até ao fim, mesmo se se sentir melhor. Diga ao seu médico se está a tomar outros medicamentos antes de começar a tomar a pílula. As pílulas contraceptivas podem alterar o mecanismo de acção de alguns medicamentos (e vice-versa).

Pode começar a tomar a pílula de uma das seguintes formas:

Comece a tomar a pílula no primeiro Domingo após o início do período menstrual. Pode continuar a ter o período menstrual quando tomar a pílula. Utilize outro tipo de contraceptivo se tiver relações sexuais nos primeiros 7 dias depois de começar a pílula. A espuma e os preservativos em simultâneo são um bom contraceptivo de segurança para utilizar durante este período. Estará protegida contra uma gravidez depois de tomar as primeiras 7 pílulas contraceptivas. Tente tomar a pílula todos os dias à mesma hora. Escolha uma altura do dia em que terá maiores probabilidades de se lembrar de tomar a pílula. Pode ser mais fácil tomar a pílula logo de manhã.

Também pode começar a tomar a primeira PC no primeiro dia do período menstrual. Não tem de utilizar um contraceptivo de segurança se tiver relações sexuais durante este período. As PCs são normalmente fornecidas em embalagens de 21 comprimidos. Se tiver uma embalagem de 21 dias, tome uma pílula diariamente durante 21 dias. Após terminar, não tomará quaisquer PCs durante 7 dias. Durante os 7 dias em que não toma a pílula, aparecerá o período menstrual. No 8º dia (após ter parado) comece a nova embalagem de PCs.

No caso de se esquecer de tomar uma PC, deverá tomá-la assim que se lembre. Também deverá tomar a pílula desse dia. No caso de se esquecer de tomar duas PCs, tome ambas assim que se lembre. Também deverá tomar a pílula normal para esse dia. Utilize espuma e preservativos durante o resto do mês, até aparecer a menstruação.
Telefone ao seu médico no caso de se ter esquecido de tomar três PCs.

Deverá utilizar espuma e preservativos em simultâneo durante 2 semanas se tiver dúvidas sobre quantas pílulas é que se esqueceu de tomar. Se não tomar uma ou mais PCs e tiver relações sexuais pode engravidar. Enquanto tomar a pílula pode notar uma redução do seu fluxo menstrual. Pode ter menos cãibras abdominais (barriga) durante a menstruação. A pílula ajuda-a a saber quando irá ter o período menstrual a cada mês, uma vez que regulariza o ciclo. Durante os primeiros meses depois de começar a tomar PCs pode sentir uma ligeira dor nos seios.

CONTACTE O SEU MÉDICO ASSISTENTE SE:

Tiver esquecido de tomar três pílulas contraceptivas.
Não se tiver esquecido de qualquer PC, mas não tiver tido o período menstrual.
Sentir náusea e vómitos.
Sentir alterações de humor, como por exemplo uma depressão.
Palpar um nódulo na mama.
Sentir dores abdominais (barriga).
Tiver questões ou dúvidas relativamente às PCs.

PROCURE IMEDIATAMENTE AJUDA SE:

Sentir dificuldades respiratórias.
Tiver alterações de visão.
Sentir dores de cabeça intensas.
Tiver inchaço numa ou em ambas as pernas.
Tiver esquecido de tomar a pílula e tiver relações sexuais. O seu médico pode dar-lhe um medicamento para evitar a gravidez se o contactar nas 72 horas seguintes à relação sexual (contracepção de emergência).

O que Procura?

Esta matéria tem 2 Comentários
  1. Raffa Reply

    Boa tarde, eu gostava de tirar uma duvida que é: Eu terminei a toma da pilula no sábado, estou agora na pausa dos 7 dias, ora teria de tomar no domingo (passado 8 dias), no entanto para alterar o meu ciclo iniciei hoje quinta feira a toma. Há risco de gravidez com esta alteração?

  2. Narima Calu Reply

    Pilulas tambem atenuam as colicas para quem tem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *