piratas das caraibas 4 (Por Estranhas Marés)
Fotos Antes e Depois

Piratas das caraibas 4 – Por Estranhas Marés (Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides

Atualizado em 13 Janeiro, 2018

O filme Piratas das Caraíbas: Por Estranhas Marés em título Inglês (Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides) é uma produção cinematográfica americana de 2011, e o quarto filme da série Pirates of the Caribbean, seguindo Pirates of the Caribbean: At World’s End. Anunciado há três anos (2008), o filme começou as suas filmagens em Junho de 2010, situando-se sobretudo no Havai (contrariamente aos filmes anteriores, filmados nas Caraíbas). Este é o primeiro filme da série a conter personagens históricas reais no seu enredo (Blackbeard, George II da Grã-Bretanha e Fernando VI da Espanha, entre outros).

Detalhes

Distribuidora: Walt Disney Pictures
Data de estreia 19 de Maio de 2011
Elenco: Johnny Depp, Geoffrey Rush, Penelope Cruz, Ian McShane, Kevin R. McNally, Astrid Berges-Frisbey, Judi Denche Sam Claflin
Realizado por: Rob Marshall
Produzido por: JerryBruckheimer
Argumento por: Ted Elliott, Terry Rossio
Site Oficial: http://www.disney.go.com/pirates/

Sinopse Oficial:

Produzido por Jerry Bruckheimer e realizado por Rob Marshal, Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides regressa com o divertimento, aventura e humor que iniciou o franchise – desta vez em 3D da Disney Digital. Johnny Depp regressa ao seu papel icónico de capitão Jack Sparrow nesta aventura cheia de acção. Cruzando caminho com a enigmática Angelica, ele não tem a certeza se é amor ou se ela é uma golpista sem escrúpulos que o está a usar para chegar à fabulada Fonte da Juventude. Quando ela o obriga a entrar no “Queen Anne’s Revenge”, o navio do lendário pirata Blackbeard, Jack vê-se numa aventura inesperada onde não sabe quem temer mais: Blackbeard ou Angelica, com quem partilha um passado misterioso. O elenco internacional faz regressar Geoffrey Rush como o vingativo CaptainBarbossa e Kevin R. McNally como o camarada de longa data de Sparrow, Gibbs.

Desenvolvimento

Pouco antes da estreia de At World’s End, Jerry Bruckheimer disse que era o fim da série, mas a ideia de um spin-off ainda não estava fora de hipótese. Após um fim-de-semana de estreia de sucesso, Dick Cook, ex-presidente da Walt Disney Studio Entertainment, disse que estava interessado em que existisse um quarto episódio da série. A 25 de setembro de 2008, durante um evento da Disney no Teatro Kodak, Cook e Johnny Depp, em pleno fato de Capitão Jack Sparrow, anunciou que um quarto filme dos Piratas estava em andamento. Em junho de 2009, Jerry Bruckheimer afirmou que a Disney preferia que a quarta parte de Piratas fosse lançada antes do filme The Lone Ranger, onde ele, Johnny Depp, Ted Elliott e Terry Rossio estavam a trabalhar. Bruckheimer também esperava que Gore Verbinski voltasse a realizar após a sua adaptação para o cinema de BioShockter sido colocada em stand-by. Posteriormente, Rob Marshall entrou em negociações para realiar em agosto de 2009, e foi finalmente confirmado como o realizadora 17 de novembro de 2009. A 11 de setembro de 2009, durante a convenção D23 da Disney, o título final foi anunciado como Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides.

Em setembro de 2009, Dick Cook demitiu-se depois de ter trabalhado para a Disney durante quase 40 anos. As circunstâncias da sua demissão são desconhecidas, mas a maioria das especulações aponta paratácticas de negócios que entravam em conflito com as do CEO Bob Iger, com o últimoà procura de novas formas de fazer negócios” e Cook a permanecer tradicionalista. Depois de Cook partir, a fé de Johnny Deppna produçãofoi um pouco abalada, com Depp, afirmando que havia uma fissura, uma quebra no seu entusiasmo no momento. Depp explicou ainda que Cook foi um dos poucos que aceitou o seu papel de Capitão Jack Sparrow, afirmando que “quando as coisas correram menos bem durante o primeiro Piratas e outras pessoas do estúdio ficaram pouco entusiasmadas com a minha interpretação do personagem, Dick defendeu-me desde o primeiro momento. Ele confiava em mim”.

Argumento

A 7 de outubro de 2009, o autor Tim Powers confirmou que a Disney comprou os direitos do seu romance, On Strange rTides em Abril de 2007. O argumento foi escrito por Ted Elliott e Terry Rossio, que escreveu a trilogia dos Piratas, e Rossio afirmou que usaram elementos do romance, especialmente relacionados com Black beard e com a Fonte da Juventude, devendo notar-se contudo que o filme não seria uma adaptação do romance.

Filmagens

Além do Havai, Londres e Los Angeles também foram locais de filmagens escolhidos pela equipa de produção de PiratesoftheCaribbean. De acordo com o Los Angeles Time, o orçamento do filme foi reduzido para 200 milhões de dólares, 100 milhões a menos do que o precedente At World’s End, por forma a haver cortes de custos desnecessários (sempre que possível foram preferidos cenários terrestres a marítimos, empregaram-se menos efeitos visuais e as filmagens duraram cerca de 90 dias). A 15 de Junho as primeiras imagens do navio Queen Anne’s Revenge foram publicadas, e em Outubro a segurança foi rompida por um homem vestido de Jack Sparrow que conseguiu ter acesso aos locais de filmagem em Londres no Old Royal Naval College.

 

Banda Sonora Original

A 25 de janeiro de 2011, o aclamado compositor Eric Whitacre afirmou no seu blog e página do Facebook que ele, Hans Zimmer, e a esposa Whitacre Hila Plitmann, colaborariam na banda sonora do filme. Zimmer, que já compôs para muitos filmes de destaque, foi o compositor do segundo e terceiro Piratas e contribuiu com algum material para o primeiro.

Marketing

Os primeiros vídeos do filme apareceram no Entertainment Tonight, a 4 de Dezembro de 2010. O primeiro trailer foi lançado nove dias depois, e também foi incluído na edição cinematográfica de Tron:Legacy. O ESPN 3D também lançou uma versão 3D do trailer a 17 de Dezembro durante um jogo da NBA. Um anúncio de televisão para o filme estreou durante o SuperBowl XLV na Fox, incluindo uma versão estendida do spot de televisão que mais tarde foi lançado online. Um segundo e último trailer foi lançado em 21 de marco de 2011. O Grupo Lego também produziu séries de brinquedos para o franchise dos Piratas das Caraíbas, incluindo um jogo de vídeo. De 20 de maio a 22 de junho de 2011, o El Capitan Theatre oferecerá bolsas comemorativas contendo “Pieces of Eight”, réplicas de moedas do filme para quem assistir ao filme.

Atualizado em 13 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *