Planeta Mercúrio - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Planeta Mercúrio

Atualizado em 13 Janeiro, 2018

Na mitologia romana, Mercúrio era um mensageiro e deus do comércio, da viagem e do roubo, tendo como equivalente grego o deus Hermes, também mensageiro dos deuses. A associação do nome Mercúrio ao primeiro planeta a contar do Sol terá então a ver com a velocidade a que este se move em torno da estrela central do sistema. Mercúrio é conhecido pelo menos desde o tempo dos Sumérios (que datam até três milénios AC). Por vezes, o planeta adoptou nomes separados pelas aparições como “estrela da manhã” e “estrela da noite”.

Os astrónomos gregos sabiam, contudo, que ambos os nomes se referiam ao mesmo corpo. É rochoso e é o planeta mais próximo do Sol, o segundo mais pequeno e com a segunda órbita mais excêntrica (o anão Plutão tem maior excentricidade e menor dimensão) e aquele que efectua mais rapidamente uma volta completa à estrela: 88 dias. No que respeita à rotação sobre si mesmo, Mercúrio efectua-a em cerca de 59 dias. Apesar de o ano Mercuriano ser bastante curto, os dias e as noites não o são. De facto, o planeta roda tão vagarosamente no seu eixo que o seu ano é composto por apenas um dia e meio. As temperaturas das noites intermináveis podem atingir os – 175 ºC e de dia podem subir até aos 430 ºC. Como se encontra mais perto do Sol do que a Terra, a iluminação de Mercúrio varia quando vista da nossa perspectiva, a partir de um telescópio.

Em muitos aspectos, o planeta Mercúrio é semelhante à Lua: a sua superfície está cheia de crateras e é muito antiga não contendo tectónica de placas. Por outro lado, Mercúrio é muito mais denso, sendo mesmo o segundo corpo mais denso do sistema solar, depois da Terra, cuja densidade se deve, em grande parte, às forças gravitacionais. O núcleo denso de ferro de Mercúrio é relativamente maior que o da Terra, compreendendo a maioria do planeta. Desta forma, o planeta tem um manto e uma crosta relativamente finos.

Isto sugere que, provavelmente noutra altura, Mercúrio foi consideravelmente maior, mas tendo sido atingido por um objecto grande, grande parte da sua casca rochosa ter-se-á perdido no espaço. Todavia, esta não é a única cicatriz visível do planeta: a Bacia Caloris é uma das maiores crateras conhecidas no sistema solar, com cerca de 1550 km de diâmetro. O impacto terá sido tão forte que provocou depressões no lado oposto do planeta. Em adição aos terrenos com crateras, Mercúrio também tem várias regiões com terreno relativamente plano, o que poderá ter sido resultado de actividade vulcânica no início da vida do planeta.

Um visitante ao planeta também poderia assistir a um dos mais curiosos pores-do-sol do sistema solar já que por vezes o movimento rápido do planeta à volta do sol ultrapassa a sua rotação sobre si mesmo. No caso de este fenómeno acontecer na altura do pôr-do-sol, o Sol pôr-se-á no horizonte para surgir de novo logo a seguir durante alguns dias até se pôr de novo numa noite longa e gelada.

Apesar de não podermos ter certeza, admitimos que possa existir gelo nos pólos do planeta, uma vez que o eixo de rotação do mesmo tem uma inclinação de 0,5º apenas, o que significa que os pólos quase não vêm luz solar. Mercúrio tem uma atmosfera muito fina e constituída por átomos que são arrancados da sua superfície por ventos solares. Por causa das altas temperaturas do planeta, os átomos escapam-se rapidamente para o espaço.

Em contraste com a Terra, o planeta Mercúrio tem uma atmosfera instável e que se reajusta constantemente, todavia, podemos dizer que contém pequenas quantidades de hidrogénio, hélio e oxigénio e ainda mais pequenas de sódio, potássio, cálcio e magnésio. Tem um campo magnético pequeno cuja força equivale a cerca de 1% do da Terra. O planeta também não possui satélites (conhecidos). Apesar de estar próximo, Mercúrio é um dos planetas mais difíceis de ver uma vez que o brilho do Sol o ofusca. O planeta só se torna visível em ocasiões raras durante o ano terrestre.

Planetas do Sistema Solar:

Planeta Vénus
Planeta Terra
Planeta Marte
Planeta Júpiter
Planeta Saturno
Planeta Úrano
Planeta Neptuno
Planeta Plutão

Atualizado em 13 Janeiro 2018

One Comment

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. quero saber com muita urgentíssima qual é a distancia de cada planeta ate´ o sol?

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *