Posição correta para a Amamentação

Uma posição correta para a amamentação é algo bastante importante para que todo o processo de amamentação possa ser feito de forma correcta, e possa trazer benefícios tanto para o bebê como para a própria mãe.

Ainda mais, além de trazer benefícios, uma amamentação numa posição correcta elimina ainda a possibilidade da ocorrência de alguns problemas que estão directamente ligados com uma amamentação numa posição errada.

Para que a amamentação tenha sucesso, a mãe deverá encontrar-se numa posição correcta e o bebê deverá também abocanhar a mama de uma forma adequada, para evitar a já referida possibilidade de alguns problemas surgirem.

É importante que o bebê consiga abrir bem a sua boca para depois abocanhar a mama da mãe. Durante a amamentação, o bebê deverá pegar na parte mais inferior da auréola da mama da mãe e não tanto a parte superior.

As bochechas do bebê deverão ainda encontrar-se cheias e o seu queixo encostado à mama da mãe. É importante que o bebê não engula ar durante a amamentação, pois isso poderá provocar cólicas e refluxo gástrico.

Caso o bebê tenha a sua boca mais fechada do que aquilo que deveria, deverá procurar reposicioná-lo no sentido de continuar a amamentação de forma adequada.

Posições para amamentar

Para evitar alguns dos referidos problemas e conseguir dar ao seu bebê uma amamentação adequada, seguem-se algumas posições que deverá considerar adoptar que são positivas tanto para o bebê como para a própria mãe:

  • A mãe deverá encontrar-se sentada e o bebê deverá estar deitado em posição horizontal, sendo agarrado pelos braços da mãe;
  • A mãe deverá encontrar-se sentada e o bebê igualmente colocado sentado, com as pernas abertas numa das pernas da mãe;
  • A mãe deverá estar sentada e o bebê deverá ser colocado por baixo do seu braço;
  • A mãe deverá estar deitada em posição lateral, e o bebê deitado igualmente em posição lateral mas de frente para a mãe;
  • A mãe deverá estar de pé e segurar o bebê pelas suas pernas.

O bebê deverá mamar durante cerca de 20 minutos a cada amamentação, embora isso dependa do bebê e do seu ritmo de amamentação.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Faça uma Pergunta ou Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 15/01/2018 às 10:54 horas por: Diogo