Posições para Amamentar - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Posições para Amamentar

As posições para amamentar são algo que desempenha um papel muito importante em todo o processo de amamentação no geral.

A posição escolhida para amamentar poderá fazer a diferença entre uma amamentação saudável e boa para a mãe ou para o bebê, ou uma amamentação que não forneça prazer à mãe e ao bebê e que possa mesmo gerar alguma sensação de desconforto.

Nomeadamente, algumas das posições geralmente mais adoptadas para amamentar são as seguintes, por parte da mãe:

  • Deitada em posição lateral na cama: a mãe deverá estar deitada em posição lateral numa cama e deverá dar de mamar ao bebê a mama que está mais próxima do colchão;
  • Sentada: o bebê deverá ser colocado numa posição horizontal e a barriga da mãe deverá ser encostada na barriga do bebê, sendo este segurado pela mãe com os dois braços. Alternativamente, nesta posição o bebê poderá ser colocado por baixo de um dos braços da mãe, mamando depois na mama que se encontrar mais perto desse braço;
  • Sentada, com o bebê em “posição de cavalinho”: a mãe deverá estar sentada, e o bebê deverá estar apoiado numa das coxas da mãe em posição vertical, mamando na mama mais perto da perna onde o bebê está apoiado;
  • De pé: esta posição é geralmente das mais desconfortáveis. A mãe deverá estar de pé, e o bebê deverá amamentar sendo pegado ao colo.

Para além das posições como um factor preponderante e importante para o sucesso da amamentação, é ainda importante a forma como o bebê abocanha o mamilo da mãe.

Devemos certificar-nos que o bebê tem a sua boca bem aberta e abocanha a aréola da mãe na sua totalidade ou quase totalidade. Devemos ainda verificar se o bebê tem os seus lábios para fora, as bochechas cheiras e o queixo encostado à mama da mãe.

Variar entre posições pode ser benéfico para a mãe e para o bebê, pois não torna a amamentação como algo tão monótono.

Atualizado em 15 Janeiro 2018

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade

Isensão de Responsabilidade: A nossa plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o acesso a informação de valor "Ciência com Saúde", baseada em estudos científicos. Tudo o que publicamos tem uma base científica. No entanto, nenhuma das publicações têm o objetivo de servir como diagnóstico, sendo sempre indicada consulta médica. O mesmo se refere a tratamentos, clínicas, suplementos e medicamentos indicados. A indicação, dosagem, e forma de uso é apenas ilustrativa, não estando indicada a automedicação ou suplementação sem antes haver indicação médica profissional. O mesmo se refere aos preços dos produtos por vezes indicados. Esses valores são baseados no ano de 2018 e servem apenas como informação auxiliar, não estando a nossa plataforma de nenhuma forma a ligada a essas empresas.