Praga

Praga, a cidade dos cem campanários vai apaixoná-lo. Perca-se por entre labirintos de ruelas que o conduzem de pátio em pátio, visite o centro medieval e sonhe com outros tempos…

Locais a não perder em Praga

Esta é uma cidade que surpreende a cada passo. Passeie pelas ruas e ruelas. Deixe-se contagiar pela magia de um local que se apresenta com uma riqueza histórica impressionante.

Onde fica localizada Praga?

Praga fica situada a 100 quilómetros do centro geográfico do continente europeu. É a capital da República Checa e está, aos poucos, a reconquistar a posição de centro europeu que, ao longo dos séculos, ocupou de pleno direito. Qualidades não lhe faltam.

Historia de Praga

Depois da Segunda Guerra Mundial, a antiga Checoslováquia ficou subjugada à influência Soviética. Viveu anos de tormento sob o comunismo soviético, mas depois do colapso da autoridade da ex- URSS, em 1989, o país recuperou a sua liberdade. No entanto, em Janeiro de 1993, o país dividiu-se e formou duas componentes nacionais, a actual República Checa, cuja capital é Praga. Actualmente, a República Checa é membro da NATO e está totalmente integrada nos mercados económicos do mundo.

Cultura de Praga

Actualmente, Praga tem um clima de serenidade e uma alegria que a tornam uma das cidades mais agradáveis do continente. A sua perenidade ao longo dos tempos encontra-se gravada nos vários monumentos de extrema beleza espalhados pela cidade. O fim da Primeira Guerra Mundial, 1918, marca o início de uma série de vicissitudes que, impedindo o seu desenvolvimento, preservaram a arquitectura faustosa e o urbanismo antigo.

Mais de 20 museus, centenas de galerias, antiquários, alfarrabistas, pequenos mercadores de arte, e ainda constantes eventos musicais e artísticos fazem da capital checa um centro cultural dinâmico em constante ascensão.

A cidade é a soma de cinco antigas urbes, divididas ao meio pelo rio Vltava: o Castelo e o Bairro Pequeno (do lado esquerdo do rio), a Judiaria, a Cidade Velha e a Cidade Nova (do lado direito). Várias pontes atravessam o rio, sendo a mais famosa a ponte Carlos. Construída e emblemática no século XII, tem uma série de estátuas setecentistas que incluem um Santo António.

Em Praga, há sempre óperas, espectáculos de dança e peças de teatro da mais alta qualidade. Os festivais de música são também constantes e abrangentes, realizando-se importantes manifestações que vão desde o jazz à música sinfónica, com músicos oriundos de todos os pontos do planeta.

Faca & G arfo

Praga oferece uma gastronomia deliciosa a preços muito acessíveis. Não deixe de pedir os bolinhos de pão que acompanham as carnes (dumplings), sanduíches recheadas com uma mistura de creme de queijo e rabanete e uma grande variedade de salsichões. Como está perto de Viena, o strudel é igualmente um prato típico de Praga. A carne, o frango, o peixe, o repolho e as batatas, sem temperos fortes, fazem parte da culinária checa. Em ocasiões especiais, a carne de caça (cervo e javali) é servida como prato principal.

Como chegar á cidade de Praga

O aeroporto Ruzyne, em Praga, fica a 15 quilómetros do centro da cidade e acolhe os aviões provenientes das maiores cidades europeias. Os voos domésticos partem do aeroporto Pardubice, situado a 100 quilómetros da capital.

Sabia que

Na época de Carlos IV, imperador do sacro império Romano, Praga era maior do que Paris ou Londres, e teve a primeira universidade da Europa Central, em 1348. Foi também um dos centros preferidos dos Habsburgos, durante o império austrohúngaro.

Clima

Em Praga, entre Maio e Agosto, as temperaturas são agradáveis, rondando os 22ºC. De Setembro a Abril, as chuvas e a neve são uma constante. Escolha bem a viagem de acordo com as suas preferências climatéricas.Em Viena o clima é continental. No Inverno faz muito frio e há bastantes períodos de neve. No Verão, faz muito calor, mas também caem aguaceiros.

Moeda

A moeda checa é a coroa checa (Czech koruna). Mas em Portugal não há câmbio para esta moeda pelo que terá de optar por marcos ou dólares, para trocar em Praga.

Idioma

Na República Checa, a língua oficial é o checo.

Fuso Horário

Na República Checa é sempre uma hora mais tarde do que em Portugal Continental.

Documentos necessarios

Para viajar até Praga não é preciso visto, basta levar passaporte.

Fotos de Praga

Castelo de Praga acima do rio Vltava ao anoitecer.

 Casas em Praga.

Menino Jesus de Praga.

 Vista de uma das torres da ponte Charles Bridge.

Stiassny ‘s Jubileu sinagoga, construída em 1906 – é o maior em Praga

Pontes sobre o Rio Vltava Rio, visto de Letná.

Relógio Astronômico de Praga

Milunić and Gehry’s Dancing House

Praça Wenceslas e o Museu Nacional durante a noite.

Rudolfinum

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 3:16 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)