Prata Coloidal: Os 7 Principais Benefícios, Perigos e Efeitos Colaterais

O uso de prata coloidal tem sido uma fonte de debate e controvérsia há décadas. Sabendo isto, é importante entender completamente os riscos do seu uso, bem como os potenciais benefícios na saúde. Será realmente seguro para o uso diário?

Prata Coloidal, Os 7 Principais Benefícios, Perigos E Efeitos Colaterais

O Que É a Prata Coloidal?

A prata coloidal é um produto que contém flocos minúsculos de prata pura suspensos em líquido. É usado na medicina tradicional há muitas gerações.

É muitas vezes apontada como um agente antibacteriano e um curativo tópico. Algumas pessoas afirmam que pode curar o resfriado mais rápido, curar melhor o corpo e até mesmo tratar o câncer ou o HIV.

Existe alguma controvérsia, relatos contraditórios e estudos sobre a eficácia e uso do tratamento.

Antes de usar qualquer tipo de prata coloidal, é importante conhecer a variedade a usar. A prata coloidal verdadeira tem a maioria da sua prata na forma de nanopartículas, mais fáceis de serem absorvidas pelo corpo, enquanto a prata iônica normalmente tem menos de 10% de nanopartículas de prata.

No passado, era usada interna e topicamente, no entanto, o uso interno é cada vez mais desencorajado pela comunidade médica, exceto em doses muito pequenas e reguladas.

O uso tópico do produto é geralmente aceite como remédio eficaz para vários problemas de saúde. No entanto, como qualquer outro medicamento alternativo ou holístico, é necessário falar com o médico sobre quaisquer possíveis complicações, condições de saúde ou prescrições medicamentosas atuais.

É segura?

É um produto extrememente popular nos círculos holísticos da saúde. Em 1999 (e novamente 10 anos depois), a Food and Drug Administration (FDA) emitiu um comunicado de imprensa a afirmar que não existiam evidências que sugerissem benefícios claros da prata coloidal para a saúde.

Os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) advertem que as pessoas que tomam prata coloidal podem na verdade estar a arriscar a sua saúde a longo prazo por um produto que não melhora a imunidade nem promove a cura.

Estão em andamento alguns ensaios clínicos sobre o uso de prata coloidal, bem como o uso de “nanopartículas de prata com carga negativa “. Vamos ver se a comunidade médica reverte a sua opinião sobre o produto.

Benefícios

Prata Coloidal, O Que é E Por Que é Usada

Os principais benefícios da prata coloidal incluem a sua capacidade de proteger contra infecções bacterianas, melhorar a saúde da pele e fortalecer o sistema imunológico. Verificaram-se alguns benefícios com a da aplicação de pomadas de prata na pele. As alegações benéficas incluem:

  • propriedades antimicrobianas
  • ajudar a curar feridas na pele
  • possível tratamento para acne
  • ajuda no tratamento da conjuntivite em recém-nascidos

O produto também é reivindicado como promotor da cicatrização de feridas na pele. De acordo com um estudo realizado, curativos contendo prata são uma barreira mais eficaz contra infecções, que outros produtos que fazem alegações semelhantes. O NIH também apoia a ideia de que o composto pode ser realmente um curativo eficaz.

O produto é um ingrediente presente em alguns tratamentos cosméticos e de combate ao acne. É por vezes usado numa fórmula de colírio para prevenir a conjuntivite em recém-nascidos.

Quando usada topicamente e em pequenas quantidades, não representa um grande risco de argiria.

Antibacteriano

Vários estudos verificaram que o uso de prata coloidal pode fortalecer o sistema imunológico para se defender contra muitos patógenos bacterianos, incluindo superbactérias resistentes aos antibióticos.

Conjuntivite viral, bacteriana, alérgica

Embora o uso interno seja desencorajado, algumas pessoas com conjuntivite colocaram 1-2 gotas no olho e verificaram uma melhora rápida dos sintomas da condição.

Infecções no ouvido

Algumas gotas deste suplemento de prata no ouvido podem reduzir a dor e neutralizar a infecção subjacente causadora do desconforto.

Tratamento de feridas

Talvez o uso mais comum e confiável da prata coloidal seja a cicatrização de feridas cutâneas. A aplicação de algumas gotas em feridas, ajuda a proteger contra qualquer infecção e desenvolver uma barreira muito forte contra qualquer substância estranha ou indesejada no maior órgão do corpo, a pele.

Saúde da pele

Acne Antes E Depois Da Aplicação De Prata Coloidal No Rosto

As condições inflamatórias da pele são muito comuns, incluindo a psoríase, o eczema, a rosácea e o acne. As propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias deste elemento metálico fazem dele um remédio ideal para tais problemas tópicos.

No entanto, lembre-se de usar com moderação, pois mesmo pequenas quantidades são extrememente potentes.

Propriedades antiinflamatórias

Se sofre de artrite ou outra condição inflamatória, pode aplicar o suplemento de prata na área inflamada. Realizar este procedimento 2 a 3 vezes por dia pode aumentar a sua qualidade de vida e proporcionar o alívio da inflamação crônica, o que, por sua vez, reduz o risco de doenças crônicas.

Pneumonia

Para o tratamento de pneumonia, alguns médicos recomendaram a inalação natural de prata coloidal, através de um nebulizador para neutralizar os agentes patogénicos virais nos pulmões.

Atenção, antes de o fazer, é importante falar com o médico, especialmente se já estiver a tomar medicamentos para tratar esta infecção potencialmente fatal.

Dosagem

Para que vai iniciar o uso deste suplemento de prata, é fundamental usá-lo corretamente, e nas doses recomendadas.

Existe uma série de dosagens consideradas “seguras”, mas em geral, pode usar algumas gotas na maioria dos problemas tópicos e um conta-gotas para uso interno.

Consumir alguns antioxidantes, como vitamina E e selênio, também pode ajudar o corpo a processar o excesso de prata, para que não se acumule no corpo. Também recomenda-se beber muita água durante o uso da prata coloidal.

Efeitos Colaterais

Os possíveis efeitos colaterais do uso do suplemento incluem complicações na gravidez e amamentação, bem como argiria.

Gravidez: Como parte dessa prata pode potencialmente atravessar a placenta e afetar negativamente a saúde do bebê, não é recomendado o consumo por mulheres grávidas ou que amamentam.

Argiria: Este sintoma é caracterizado pelo envelhecimento da pele; Embora essa descoloração da pele não seja inerentemente perigosa, é causada pelo acúmulo excessivo de prata na pele. É extremamente difícil reverter a condição e, em alguns casos, a descoloração pode ser permanente.

Absorção de Nutrientes: Se possuir muita prata coloidal no corpo, será mais difícil para o corpo absorver outros nutrientes essenciais, o que pode levar a várias deficiências nutricionais.

Medicamentos: O suplemento interfere na absorção de alguns antibióticos e medicação para deficiência da tiróide.

Referências

1 https://pubs.acs.org/
2 https://pubs.acs.org/
3 https://www.magonlinelibrary.com/
4 http://www.tandfonline.com/
5 http://www.burnsjournal.com/
6 http://onlinelibrary.wiley.com/
7 https://www.sciencedirect.com/
8 https://www.sciencedirect.com/

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *