Prepúcio: O que é, Cuidados a Ter

Revisado por Equipe Editorial a 22 outubro 2018 - Publicado a 3 de fevereiro de 2011

Criança – O que saber sobre o Prepúcio, e O que é?

foto-de-prepucio

A extremidade arredondada do pénis é designada por glande. O prepúcio é a pele que recobre a glande.

Antes do nascimento, a glande e o prepúcio desenvolvem-se como um pedaço de pele único.

Com o tempo, esta pele começa, lentamente, a separar-se da glande. Por volta dos dez anos, a pele já está totalmente separada da glande (cabeça do pênis).

Pode, então, ser puxado para trás, na direcção contrária à da glande, isto é, em direcção à barriga. A isto se chama retracção do prepúcio.

Por vezes, esta pele retrai-se por si própria com as erecções normais. Acresce ainda o facto de as crianças também explorarem habitualmente os seus órgãos sexuais.

Quando isto acontece, é natural que o seu filho retraia a pele por si próprio. Não se preocupe se o prepúcio do seu filho não se retrair fácil e rapidamente. Alguns rapazes não conseguem retrair totalmente a pele antes da adolescência.

Tratamento

Não é necessário nenhum tratamento especial para o prepúcio. Dê banho ao seu filho diariamente, incluindo os genitais (órgãos sexuais).

Alguns médicos são de opinião que a pele não deve ser retraída, mas é possível que o seu médico lhe solicite que o faça, mas sempre em crianças com mais de 12 meses.

O que deve e não deve fazer

Não force o prepúcio para trás, pois este poderá ficar bloqueado. Se o seu filho tiver dores ou chorar enquanto puxa a pele para trás, é porque está a empregar uma força excessiva.

Ensine-o, se ele estiver em idade escolar, a retrair o a pele e a limpar a zona que fica por baixo dela. Tal ensiná-lo-á a adquirir bons hábitos de higiene e ajudará a evitar infecções.

Referências

https://en.wikipedia.org/wiki/Foreskin