A Cosmética e os Seus Principios Activos

Principios activos, o que são, quem são e onde os podemos encontrar. Conheça as nossas sugestões de cosmeticos anti idade com principios activos para deixa-la com uma pele super rejuvenescida.

Até há pouco tempo, a cosmética apenas tratava a superficie da pele. Hoje, é cada vez mais interventiva graças aos principios ativos incluidos nas suas formulações. Penetram na pele e são responsaveis pelos efeitos que cada produto produz na pele. Com a ajuda de uma vasta pesquisa nós apresentamos-lhe os cosmeticos anti idade mais eficazes.

Muitos cosméticos incorporam frutos vermelhos pela sua riqueza em vitamina c

MINERAIS PRECIOSOS

OS OLIGOELEMENTOS
são minerais vitais para manter as células em funcionamento. Encontram-se em determinados alimentos e, também, nas águas minerais e marinhas, nas argilas e nas algas, que são muito ricas neles.

BROMO – tem propriedades calmantes e anti-sépticas.

CALCIO – Reforça a membrana celular, estimulando a resistência cutâneA às agressões, além de que intervém na formaçâo de lipidos, pelo que é útil na luta contra as rugas, a flacidez e a secura da pele

COBRE – Favorece a síntese da queratina – principal componente da epiderme, cabelo e unhas -, assim como a síntese do colagénio. Actua cantra a oxidação.

ENXOFRE – Favorece uma correcta pigmentação da pele. Pode ter um efeito esfoliante. Funciona como anti-séptico e cicatrizante.

FERRO – Oxigena a pele dando-lhe energia e uma boa tonalidade. Indispensável para a renovação celular.

IODO – Dá vitalidade às células e ajuda a manter uma hidratação equilibrada.

MAGNÉSIO – Ajuda a mantêr a pele hidratada e assegura a coesão das moléculas. Tem um papel primordial nas reacções energéticas:
estimula o metabolismo das células e aumenta a síntese proteica.

MANGANÉSIO – Tem um papel fundamental na protecção anti-radicalar.

POTÁSSIO – Mantém a hidratação e estimula o desenvolvimento das células, dando-lhes energia.

SELÉNIO – É um excelente antioxidante que potencia a acção da vitamina E para proteger as membranas
celulares.

SÓDIO – Em conjunto com o potássio, facilita a entrada de nutrientes e a expulsão das toxinas das células.

ZINCO – É imprescindível para a síntese de colagénio e elastina. Ajuda na cicatrização e na reparação dos tecidos. É, também, antioxidante e, como regulador da reprodução celular, alivia infecções descamativas (caspa, psoríase…).

SILÍCIO – Serve para fabricar fibras de sustentação e evitar as estrias e as rugas. Tem um papel importante na coesão da junção dermoepidérmica.

GORDURAS BOAS

CERAMIDAS
O que são ceramidas ? Ceramidas são Lípidos (esfingolípidos), compostos de colesterol (esfingosina) e ácidos gordos, que fazem parte
da barreira hidrolipídica que protege a nossa pele, assim como do cimento intercelular que mantém as células unidas.
Utilizam-se para Nutrir e regenerar a pele e os cabelos secos, estragados ou envelhecidos, e evitar a descamação. Antigamente eram utilizadas as ceramidas de origem animal (como, por exemplo, as provenientes da lanolina, a gordura que protege a lã), mas actualmente
usam-se cada vez mais as sintéticas e as vegetais.

ESPECIALISTA EM HIDRATAÇÃO

ÁCIDO HIALURÓNICO
O que é o acido hialuronico? É uma substância gelatinosa (glucosaminoglicano) que se encontra naturalmente na pele – o acido hialuronico é produzido pelos fibroplastos e pelos queratinócitos da pele – e nas articulações. Tem uma grande capacidade de reter água, contribuindo para a hidratação dos tecidos, e para dar volume à pele. A concentração de acido hialuronico diminui o envelhecimento cutâneo. Utiliza-se para Tratamentos hidratantes e reconstituintes para todo o tipo de peles, para além de que protege das intempéries. Também é utilizado nos cuidados para prevenir e atenuar rugas.
É tambem um excelente protector das fibras de colagénio.

PODEROSOS ANTIOXIDANTES

VITAMINA C e VITAMINA E
O que são? A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é fundamental na síntese de colagénio, para além de ter um efeito branqueador e anti-inflamatório; a vitamina E, também conhecida como tocoferol, promove a oxigenação do organismo. Ambas neutralizam eficazmente os radicais livres e intervêm nos processos de cicatrização. A vitamina C capta as espécies reactivas, e a vitamina E capta radicais livres lipídicos.

Estas vitaminas Utilizam-se em Cosméticos antienvelhecimento graças às suas propriedades anti-radicais, assim como para regenerar peles estragadas pelo sol, por uma esfoliação agressiva ou por certos tratamentos de laser. Para além disso, a vitamina C obtém bons
resultados no combate da flacidez e ajuda a atenuar as manchas escuras.
Tem havido dificuldade em obter cosméticos realmente eficazes com vitamina C, já que esta se degrada com muita facilidade. Como tem pouco poder de penetração, são aconselhadas as fórmulas que as incorporam em liposomas, sendo que muitas marcas optam pela vitamina C estabilizada, que se torna activa em contacto com as enzimas da superfície cutânea.

REGENERADOR DE ENERGIA

COENZIMA 10
O que é a coenzima 10? Uma substância vitamínica, presente em todas as células do nosso corpo, essencial para produzir ATL, o principal combustível que é produzido nas suas funções vitais (dividir-se correctamente, criar fibras de sustentação…). Também actua como antioxidante (previne a peroxidação lipídica) e é necessária para que os músculos queimem gordura. A sua produção diminui com o stress e com a idade.

A coenzima 10 Utiliza-se em Tratamentos antienvelhecimento e regenerantes destinados a peles agredidas, já que potencia a regeneração celular, melhora a elasticidade e diminui as rugas e as linhas de expressão. A cenzina 10 está presente nas carnes, peixes gordos e na soja. Está provado que existe em quantidades diminutas na alimentação de pessoas obesas, e nas dietas muito severas. Também se vende como suplemento alimentar.

RESPONSÁVEIS PELA FIRMEZA

COLAGÉNIO E ELASTINA
O que são? Importantíssimos componentes da pele, são ambos capazes de formar fibras flexíveis, responsáveis pela firmeza e elasticidade cutâneas. Quando se degradam, ou a sua produção diminui devido à idade, a pele torna-se mais fina e flácida. O colagénio
e a elastina que incorporam os cosméticos podem ser de origem animal ou sintética (obtida em laboratório).

Utilizam-se em cremes de Cuidados refirmantes, tratamentos destinados à prevenção de estrias, anti-envelhecimento e regenerantes para a pele seca, frágil ou agredida. Já deve ter ouvido falar do “colagénio marinho’, que provém de organismos que vivem nos oceanos: algas, cartilagens de tubarão…

IMPULSIONADORES DA RENOVAÇÃO CELULAR

VITAMINA A E RETINOIDES
O que é? A vitamina A é muito utilizada em cosmética, pois estimula a regeneração das células e a elasticidade cutânea. Dos seus derivados – os retinóides – destacam-se o retinol (a forma mais pura e potente), assim como o ácido retinóico (a sua forma ácida). Ambos contam com o maior número de avais científicos na luta contra o envelhecimento, sobretudo o fotoenvelhecimento (induzido pela acção do sol). Para além de tudo, ambos exercem um efeito regulador sobre a actividade das glândulas sebáceas.

Os retinoides Utilizam-se para Combater as rugas e as manchas e aumentar a espessura da derme (camada intermédia da pele que sofre afinamento com o envelhecimento) em tratamentos rejuvenescedores. O ácido retinóico também é utilizado para realizar peelings
químicos. Mas Atenção: É necessário ter cuidado com o ácido retinóico, já que este causa irritação e é fotossensibilizante. Exige uma aplicação gradual no início do tratamento e é considerado um medicamento, querendo isto dizer que deve ser receitado e utilizado com supervisão médica de um dermatologista.

UMA SUBSTÂNCIA CALMANTE SEM IGUAL

BISABOLOL
O que é o bisabolol? O bisabolol é o principal componente activo da camomila, um álcool de propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, suavizantes e que funciona como um lenitivo, Diminui o edema e o inchaço.
Utiliza-se em Cosméticos, especialmente os dedicados às peles sensíveis, irritadas e reactivas, e para as zonas frágeis como o contorno dos olhos. Muitas linhas especialmente dedicadas aos cuidados cutâneos das crianças e bebés utilizam este valioso ingrediente devido à sua excelente tolerância.

CAPTADORES DE HUMIDADE

GLICERINA
O que é glicerina? A glicerina é um líquido espesso de natureza alcoólica, extraído da produção de velas ou sabão. Trata-se de uma substância humectante ou higroscópica, o que significa que é capaz de armazenar a humidade ambiental. Cumpre uma dupla função: como agente hidratante e emoliente, e como dissolvente para diversas fórmulas.
Utiliza-se em: É um dos componentes mais comuns nas loções e sabonetes para peles secas ou delicadas. A glicerina tem os mais diversos usos, inclusive o fabrico de explosivos mas, em si mesma é inofensiva, desde que não seja usada pura: absorve tanta humidade que uma simples gota na língua poderia causar uma bolha!

FENÓMENO ANTI-RETENÇÃO DE LIQUIDOS

CAFEINA
O que é a cafeina? É Um alcalóide que é extraído principalmente do café, da erva-mate e do guaraná. Quando aplicada topicamente estimula a microcirculação e ajuda a drenar os líquidos retidos nos tecidos. Também exerce uma importante actividade lipolítica: favorece a eliminação dos triglicerídeos que se encontram nos adipócitos.
Utiliza-se no corpo, para tratamentos anticelulíticos e drenantes; no rosto, como descongestionante do contorno dos olhos. O hábito de beber café tornou a cafeína no excitante mais consumido do mundo. Para quem tem celulite é necessário ter atenção, já que favorece o stress (é excitante), a desidratação (é diurética) e, como reduz o tamanho dos vasos sanguíneos (é vasoconstritora) piora a circulação. Neste caso, o ideal é não beber mais do que um ou dois cafés expresso por dia.

O café é a principal fonte de cafeina, mas não é aconcelhavel consumir muito se tiver celulite.

ESFOLIANTES PROGRESSIVOS

HIDROXIÁCIDOS
O que são hidroxiacidos? São ácidos suaves que favorecem a renovação celular e a síntese de colagénio mediante um processo de microesfoliação. Existem dois tipos:

1. Alfa-hidroxiácidos (AHAs), também conhecidos como ácidos de frutos, ainda que a sua proveniência seja diversa: frutos cítricos (ácido cítrico), leite azedo (láctico), maçã (málico), vinho (tartárico) e cana-de-açúcar (glicólico, que é de maior penetração).

2. Beta-hidroxiácidos, como o ácido salicílico, proveniente da casca de salgueiro, que é um regularizador da oleosidade e um anti-inflamatório.

Os hidroxiacidos Utilizam-se para combater as rugas finas e a desidratação próprias da secura e do envelhecimento, assim como as manchas, a acne e suas sequelas. O ácido salicílico é o único que mantém o seu poder esfoliante nas zonas com maior abundância de sebo, daí ser usual em tratamentos para peles oleosas, sendo um bom regulador da oleosidade e anti-inflamatório (em grandes
concentrações é utilizado para fazer peelings profissionais).

A sua grande vantagem é que apresenta um bom poder esfoliante e também uma acção hidratante, cuja característica principal é a capacidade de penetração nos poros, ajudando na remoção da camada queratinizada com uma acção irritante muito menor que os
outros ingredientes. Nos champôs, os hidroxiácidos purificam o couro cabeludo e combatem a caspa.
Têm efeitos semelhantes aos dos retinóides, porém menos potentes, têm a vantagem de, dependendo da sua concentração, serem melhor tolerados pela pele.

Conheça agora as nossas sugestões de cosmeticos com principios activos.

CREMES COM RETINOL

SÉRUM ANTI-ÂGE ABSOLUTE, DA MARCA – FILORGA – 64,25 EUROS, 30 ML – Restrutura a pele desde o interior através de uma tripla acção antienvelhecimento. A presença de retinol faz com que alise as rugas e uniformize a pele para além de estimular a síntese de colagenio. Graças á sua formula de afinidade biológica com a pele, os ingredientes activos atingem rapidamente as células. Á venda em farmacias.

CREME COM VITAMINA A e BISABOLOL
CELLULAR TREATMENT GOLD ILLUSION LINE FILLER, DA MARCA – LA PRAIRE, 134 EUROS, 30 ML – Faz desaparecer as rídulas e rugas para além de oferecer á pele um brilho sedutor. Tem ainda uma acção antioxidante, devido á presença de vitamina E, e propriedades anti-erritantes e suavizantes, conferidas pelo bisabolol. Contém um complexo celular exclusivo que estimula a renovação natural da pele e a hidrata. Á venda em perfumarias.

 

CREMES COM CERAMIDAS

COLLAGENIST V-LIFT NIGHT, DA MARCA – HELENA RUBINSTEIN, PREÇO – 107,62 EUROS, 50 ML – Creme de noite com uma formula exclusiva que associa péptidos a um derivado de ceramidas para deixar a pele mais tonificada e firme, redifinindo os contornos do rosto. Actua durante a noite para afinar a zona interior do rosto, pescoço e colo, permitindo uma drenagem natural dos tecidos. Á venda em perfumarias.CREMES COM ÁCIDO HIALURÓNICO

PREMIUM YEUX PREENCHIMENTO RUGAS, DA MARCA – LIERAC, 55 EUROS, 10 ML – Actua  no contorno ocular, apagando as rugas de expressão e combatendo as rugas profundas, as olheiras e os papos dos olhos. Na sua composição, contém, para além de outros ingredientes, acido hialuronico puro. Inspira-se nas melhores técnicas de injecção em dermatologia estética para combater as rugas na zona do contorno dos olhos. Á venda em farmácias.

CREME COM HIDROXIÁCIDOS

DC ANTI-RUGAS LIFTING PELE OLEOSA, DA MARCA – DERMOTECA COSMETICS, 70EUROS, 50ML – É um creme oil-free (sem oleo) que estimula a síntese do colagénio e da elastina para reduzir as rugas e dar luminosidade á pele. O complexo de hidroxiacidos, um dos seus componentes principais, exerce um peeling superficial. É indicado para pele oleosa que nem sempre reage bem a alguns dos ingredientes presentes nos cremes anti rugas. Á venda em farmácias.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 01/12/16 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Esta matéria tem 2 Comentários
  1. cajo Reply

    Alguem me sabe indicar se o creme dc anti-rugas contorno de olhos é mesmo bom?

  2. Rita Reply

    Olá, eu gostava de saber se o iodo com enxofre e glicerina são bons para a caspa.

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 1/12/2016 às 6:24 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)