Propriedades e Benefícios da Banana

Publicado por Equipe Editorial a 25 de julho de 2011 - Atualizado em 13 janeiro 2018

Conheça todas as propriedades medicinais e beneficios da banana para a nossa saúde.

Do ponto de vista nutricional, o seu elevado teor em hidratos de carbono (22%) faz com que a banana seja uma boa fonte de energia.

O seu nível de potássio é excelente (370-400mg/100g), o qual contribui para manter um teor equilibrado de água no corpo humano.

O potássio é também conhecido pela sua capacidade de manter a mente clara, especialmente nas pessoas mais idosas.

O potássio é essencial na dieta; a sua carência resulta em debilidade muscular, confusão mental e problemas de coração.

As bananas são uma boa fonte de vitamina C (10 mg/100 g, sendo a ingestão diária recomendada de aproximadamente 60 mg/dia), fibra, biotina (uma vitamina B), a qual reduz as proteínas e os níveis de gordura e ácido fólico.

De acordo com resultados de investigações recentes, a vitamina B6, existente nas bananas, é essencial para a divisão das proteínas que ajudam à formação de novos tecidos e de glóbulos vermelhos.

Esta vitamina também é necessária para os sistemas nervoso e imunológico, uma vez que ajuda a prevenir os sintomas de asma e a reduzir o risco de contrair doenças cardiovasculares.

O consumo de bananas é recomendado aos que sofrem de alcoolismo, aos que estão em tratamento de hemodiálise ou aos que sofrem de algum tipo de anemia crónica.

Tendo em conta que as bananas são uma boa fonte de fibra solúvel, o seu consumo ajuda a reduzir os níveis de colesterol e também previne a prisão de ventre e a diarreia.

Medicina natural

A banana é a fruta favorita das crianças, embora seja um alimento muito nutritivo e saudável para todos. Pelo seu teor em potássio, é recomendado nos casos de hipertensão.

Cerca de 74% do seu peso é água, mas é uma água muito rica em sais minerais que desintoxica o organismo e que é reposta rapidamente em casos de desidratação.

As bananas devem ser comidas bem maduras, pois desta maneira serão bem assimiladas. Se estão verdes, as bananas podem ser indigestas e provocar fermentações, dispepsia e prisão de ventre.

A banana é boa para a depressão, já que levanta o ânimo e ajuda a dormir.

Aumenta a energia muscular e por isso é recomendada aos desportistas.

No entanto, é má para a diabetes devido à grande quantidade de amido e de açúcares que contém, e pelo seu grande valor energético não se recomenda em caso de obesidade.

Conheça os Benefícios da Banana Saba (Musa Acuminata × Balbisiana)