Quando Tirar a Fralda do Bebê

O processo de tirar a fralda do bebê deve respeitar o ritmo de cada bebê e por isso não existe nenhuma fórmula mágica que garanta um sucesso rápido nesta tarefa.

Por norma, os bebês estão prontos para iniciar este processo por volta dos 2 anos de idade, mas há situações em que isto só se consegue quando eles completam os 3 anos.

A idade certa para tirar a fralda vai depender exclusivamente do bebê. Sempre que há irmãos mais velhos que não usam fralda existe a tendência de acelerar este processo, porque o bebê quer ser como os irmãos.

Pelo contrário, sempre que há irmãos mais novos a tendência é que este processo seja mais lento e demorado.

Como saber se o bebê está pronto para tirar a fralda

Todos os bebês passam por uma fase em que avisam quando têm a fralda suja, porque se sentem incomodados e querem ser limpos de imediato. Isto é um sinal claro de que o bebê já não gosta da sensação da fralda suja e é uma grande evidência de que está pronto para começar a tirar a fralda.

Também há muitos bebês que avisam quando estão a fazer xixi ou cocó. Isto ignifica que eles já controlam a bexiga e intestino e poderão começar a usar o penico a qualquer momento.

A curiosidade dos bebês em relação ao que os pais ou irmãos fazem na casa-de-banho também deve ser vista como um sinal positivo para tirar a fralda. Principalmente quando eles começam a avisar que querem fazer xixi ou cocó.

Durante a noite, é normal que o bebê tenha mais dificuldade em controlar a bexiga e o intestino, por isso a fralda da noite deve ser retirada apenas quando o bebê acordar alguns dias seguidos com a fralda limpa.

Como tirar a fralda ao bebê

Nos primeiros dias em que se retira a fralda ao bebê é normal que ele se descuide várias vezes. Quando isso acontece, muitas vezes os pais sentem vontade de voltar a colocar a fralda da bebê para não terem de preocupar-se mais com o assunto, mas essa é uma decisão errada que deve ser completamente evitada.

Antes de retirar a fralda ao bebê, pode optar-se por vestir as cuecas de algodão por baixo da fralda, assim o bebê começa a sentir o algodão a tocar no seu corpo e não a fralda e percebe que há algo diferente.

O penico também deve ser apresentado ao bebê como sendo uma coisa de “crescidos”, o que deverá constituir um motivo extra para o bebê utilizá-lo. Pode-se colocar o penico junto dos brinquedos do bebê e deixá-lo brincar com ele.

Os bebês que estão a retirar as fraldas são muito curiosos e por isso é necessário explicar o que os pais e irmãos maiores fazem. Deixar sempre a porta da casa-de-banho aberta para que ele possa entrar e espeitar pode ser importante nesta fase. Assim, ele vai perceber como se faz xixi e cocó sem fralda.

Sempre que o bebê esteja sem fralda e se descuide é importante que os pais demonstrem algum descontentamento mas nunca de uma forma excessiva. Se o bebê fizer cocó na roupa pode-se colocar esse cocó no penico para que ele perceba para que serve o penico.

A fralda da noite é a mais complicada de retirar, mas também há alguns truques que podem ajudar a simplificar essa tarefa, como por exemplo, evitar dar muita água à noite ao bebê e leva-lo a fazer xixi antes de dormir.

Todo o processo de tirar a fralda do bebê pode durar cerca de 5 a 6 meses e é importante que os pais mantenham a criança motivada durante todo o tempo.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 01/10/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 1/10/2018 às 12:22 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)