Queda de cabelo na Mulher

Apesar de não ser um processo visível, a queda de cabelo é um fenómeno natural, caindo por dia entre 60 e 100 fios de cabelo. Cada fio de cabelo tem um ciclo de crescimento, e como tal, ele nasce, desenvolve-se e por fim, envelhece e cai.

queda de cabelo na mulher antes e depois

É algo natural e que ocorre em todas as pessoas, de todas as idades. Contudo, quando o cabelo cai de uma forma excessiva e notória, isso significa que existe algum problema.

E se no homem a queda de cabelo é geralmente bem aceite, no caso das mulheres, este problema torna-se mais complicado, especialmente pelo seu efeito muito inestético no visual feminino.

A queda de cabelo feminino, um problema denominado de alopecia, pode ter várias causas, sendo por isso essencial identificar qual a que está a provocar a queda do seu cabelo, de modo a definir o melhor tratamento possível. Confira de seguida as várias causas para a queda de cabelo na mulher, e ainda, quais as opções de tratamento e que dicas seguir para amenizar o problema. Confira.

Causas da queda de cabelo feminino

Existem inúmeras causas que podem levar à queda de cabelo feminino. Assim, antes de começar qualquer tratamento para a alopecia, deve consultar um médico dermatologista de modo a identificar qual a causa responsável, para assim depois, definir o tratamento mais adequado. Confira de seguida as várias causas para a queda de cabelo feminino:

  • fatores genéticos;
  • anemia;
  • stress;
  • hábito de fumar;
  • inflamação do couro cabeludo;
  • abuso ou utilização de tratamentos capilares de fraca qualidade como permanentes, alisamentos ou colorações;
  • toma de determinados medicamentos (exemplos: acitretina, lítio, propiltiouracila, carbimazol, colchicina, anfetaminas, vitamina A, isotretinoína, varfarina, heparina, betabloqueadores e medicamentos para o câncer);
  • utilização constante de penteados muito tensos e que puxem em demasia a raiz dos cabelos;
  • alterações hormonais;
  • amamentação (o corpo materno utiliza o máximo de nutrientes possíveis na produção de leite, podendo levar ao aparecimento de carências nutricionais na mãe).

Como tratar a queda de cabelo na mulher

O tratamento para a queda de cabelo feminino depende muito da causa responsável. No entanto, seja qual for a sua origem, há vários tratamentos que podem ser utilizados, individualmente ou em conjunto.

Medicação, produtos específicos para a queda de cabelo, tratamentos estéticos como a carboxiterapia capilar ou a mesoterapia, vitaminas, e até, a adoção de uma alimentação mais adequada, com o reforço de alimentos ricos em nutrientes essenciais para a saúde do couro cabeludo.

A alimentação não é um tratamento, mas é um complemento fundamental a qualquer terapia definida para o seu problema.

De seguida poderá conhecer medicamentos específicos, alguns dos melhores exemplos de produtos contra a queda de cabelo feminino, e por fim, algumas dicas de alimentos úteis no combate a este problema e vitaminas nutritivas para o seu couro cabeludo.

Medicação para a queda de cabelo na mulher

Existem vários medicamentos específicos para a queda de cabelo, atuando em vários pontos do couro cabeludo, procurando estimular o crescimento do fio e a manutenção da sua saúde e integridade estrutural.

Um dos melhores medicamentos para a queda de cabelo feminino é o Minoxidil. Este remédio irá promover a microcirculação sanguínea no couro cabeludo, facilitando assim a chegada de oxigénio e nutrientes aos fios.

No entanto, apesar de ser bastante útil, o Minoxidil é mais eficaz quando em conjugação com outros medicamentos. De seguida deixamos uma lista dos vários remédios específicos para a queda de cabelo na mulher:

  • 17 Alfa Estradiol;
  • Auxina Tricógena;
  • Finasterida;
  • Follicusan;
  • Gel Transdérmico FF (Finasterida e Flutamida em gel);
  • Revivogen;
  • Zymo HSOR.

Todos estes medicamentos são eficazes no combate à alopecia. Contudo, apenas devem ser utilizados após prescrição e sob orientação de um médico dermatologista.

Produtos capilares para a queda de cabelo na mulher

Existem no mercado vários produtos para a queda de cabelo feminino, com resultados comprovados, que ajudam a diminuir a frequência da queda até níveis normais. Entre os vários produtos existentes, destacamos os seguintes:

  • Kérastase Especifique Intervenção Anti Queda com aminexil;
  • Kerium anti queda – Tratamento Anti Queda Intensivo de La Roche-Posay;
  • Tônico fortificante Amend Anti Queda
  • Tratamento Anti Queda Dercos aminexil da Vichy.

Existem ainda outros produtos que complementam o tratamento da queda de cabelo feminino, como por exemplo, shampoos específicos para pessoas com este problema.

Alimentação para queda de cabelo na mulher

Uma das causas mais comuns para a queda de cabelo está relacionada com a carência nutricional. O couro cabeludo necessita de ser devidamente nutrido para conseguir dar todas as condições para os fios crescerem e se manterem fortes durante o seu ciclo de vida.

Como tal, o segredo para combater a queda de cabelo está numa dieta rica em alimentos com nutrientes importantes para a saúde do fio.

Nutrientes como proteínas, vitaminas A e do complexo B, biotina, minerais como o zinco, o ferro ou o selênio, ácidos graxos, entre outros, são essenciais para manter a saúde do fio e prevenir a sua queda.

Confira de seguida vários alimentos que pode integrar regularmente na sua dieta, e que vão ajudar a combater a queda de cabelo feminino.

– Abacate: O abacate é um alimento cuja composição o torna especialmente útil para a saúde dos cabelos. O abacate contém assim cobre, gorduras saudáveis, vitaminas E, C e do complexo B, e ainda, antioxidantes como o betacaroteno.

– Castanha-do-pará: Rica em selênio, a castanha-do-pará é um excelente alimento para a queda de cabelo feminino. Contudo, como a ingestão excessiva de selênio pode ser prejudicial, não consuma mais que uma castanha-do-pará por dia. Além de selênio, a castanha-do-pará contém ainda vitamina E, cálcio, cobre e zinco.

– Feijão: além de fornecerem quantidades importantes de ferro, zinco e biotina, o feijão é ainda rico em proteína magra, essencial para o crescimento e saúde do fio.

– Grãos integrais: Os grãos integrais são alimentos com uma composição bastante benéfica para a saúde dos fios, e que inclui ferro, zinco e vitaminas do complexo B.

– Mariscos: Alimentos como a lagosta, ostra, caranguejo, camarão ou frutos do mar são ricos em variados nutrientes, importantes para a saúde do cabelo. Estes incluem vitamina D e B12, ferro, zinco, selênio e ácidos graxos.

– Nozes: As nozes, tal como outros frutos secos, são alimentos ricos em ácidos graxos como o ômega 3. Além disso, as nozes são também uma fonte de selênio e biotina.

– Ovos: Os ovos são uma fonte riquíssima de proteínas, contendo também uma grande quantidade de nutrientes importantes, entre os quais vitaminas A, B12, D e E, Biotina, cálcio, ferro e vários aminoácidos essenciais.

– Passas: As passas, uvas secas, são alimentos ricos em vitamina C e ferro.

– Vegetais de folhas verdes: Alimentos como a couve, o espinafre ou a acelga são fonte de nutrientes como biotina, ferro, cálcio, e ainda, vitaminas A e C.

Vitamina caseira contra queda de cabelo na mulher

Uma nutrição completa e rica em nutrientes essenciais para a saúde dos fios é fundamental para combater a queda de cabelo feminino. De seguida apresentamos uma excelente vitamina caseira, que tomada regularmente, ajudará a prevenir a queda dos fios.

Ingredientes:

  • meio limão com casca;
  • uma colher de chá com gérmen de trigo;
  • uma folha de couve;
  • uma castanha-do-pará;
  • água (200 ml).

Como preparar:

Para fazer este tratamento caseiro tem apenas de colocar todos os ingredientes num liquidificador e bater tudo muito bem até obter uma mistura homogénea. Esta deve ser ingerida logo de seguida.

Esta vitamina caseira é rica em vários minerais e vitaminas essenciais para a saúde do couro cabeludo e dos fios, devendo ser tomada todos os dias, durante 3 meses.

No final desse período, deve então avaliar os resultados. Caso não sinta quaisquer diferenças, deve consultar um médico para se descobrir qual a origem do problema.

Há ainda soluções de vitaminas no mercado, com composições ricas em vitaminas, minerais e outras substâncias essenciais para a nutrição e saúde do fio. Entre os vários produtos, destacamos os seguintes: Innéov nutricare, Imecap Hair, FDC Hair e Pantogar.

O que Procura?

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *