Queda de cabelo constante e excessiva, o que pode ser? - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Queda de cabelo constante e excessiva, o que pode ser?

Queda de cabelo constante e excessiva, o que pode ser?

O problema da queda de cabelo é muito mais comum do que se possa pensar, atingindo milhões de pessoas em todo o mundo e mesmo que pensem que afecta maioritariamente homens, as mulheres são igualmente atingidas e neste caso as consequências são muito mais elevadas, nomeadamente a nível de auto-estima.

foto de mulher com queda de cabelo

Em primeiro lugar, para que não haja qualquer tipo de confusões, é imprescindível que se faça a distinção entre queda de cabelo e calvície, pois muitas pessoas acreditam ser a mesma coisa e existem tantas diferenças.

A calvície é muito mais comum nos homens, havendo já referências ao problema no sexo feminino, sendo que neste caso é importante conhecer ao pormenor a causa do mesmo para lidar com o problema. Na maioria dos casos, principalmente nos homens, a calvície é aceite como algo inerente ao passar dos anos e nem procuram tratamentos.

Por outro lado, a queda de cabelo é mais frequente entre as mulheres e são raros os casos em que existe uma razão patológica, podendo ser apenas uma fase ou uma consequência de alguma acção e decisão mal tomada.

A queda de cabelo poderá ter diversas causas, como doenças não relacionadas com o sistema dermatológico, deficiências de ferro no sangue, entre outras possibilidades, sendo que são estas as causas que vão determinar se a quantidade de cabelo perdido é importante ou se não passa de um momento esporádico.

Causas da queda de cabelo

Antes de se falar sobre as possíveis causas para a queda de cabelo, é importante lembrar que apenas é considerado um problema quando a queda são mais do que 1000 cabelos por dia. Ou seja, é difícil contar a quantidade de cabelos que vão caindo ao longo do dia, mas quando essa queda se prolonga por mais de 2 semanas e a quantidade é maior do que alguma vez aconteceu, é importante recorrer a um profissional para determinar a causa e com isso chegar ao tratamento mais indicado.

Existem várias possíveis causas para o problema surgir, sendo os mais comuns:

Genética e fatores hormonais

Na genética, o problema passa de pais para filhos, sem existir uma doença associada. Em outros casos poderá surgir por problemas hormonais, como é o caso do momento de amamentação ou de alterações significativas na vida do paciente. O momento de pós parto poderá ser um dos desses casos, em que os momentos de stress e preocupação são mais constantes, poderá causar a queda do cabelo.

Uso de medicamentos

Em algumas situações o paciente poderá necessitar de usar medicamentos para tratar outros problemas de saúde, geralmente mais graves, surgindo assim os efeitos secundários e neste caso a queda de cabelo é causada pela ingestão desses fármacos.

Alguns medicamentos são impossíveis de alterar, devido às suas características e aos efeitos, porém em outros casos é possível trocar os mesmos e com isso o cabelo volta a crescer normalmente, não necessitando de outros tratamentos. Em todos os casos, aconselha-se o recurso a um especialista e ao seu médico de família para analisarem a medicação tomada.

Anemia

Um problema de saúde extremamente comum e que está cada vez mais presente na sociedade de hoje em dia, principalmente pela falta de cuidados na alimentação e nos hábitos saudáveis que o organismo necessita. A anemia é caracterizada pela falta de ferro e/ou ferritina no organismo, essencial para a sua saúde, resultando assim na queda de cabelo.

Uso de produtos químicos no cabelo

É muito normal, nos dias de hoje, o uso de produtos químicos no cabelo, seja para pintar, modelar ou alisar, principalmente no caso das mulheres que estão sempre à procura da melhor solução para se manterem o mais bonitas possível.

Associado a esses produtos químicos surgem também alguns aparelhos, como os alisadores ou frisadores, sendo que são também responsáveis por agredir os fios, os que estão em fase de crescimento e até mesmo o couro cabeludo, resultando em alguns casos na queda de cabelo.

Má alimentação

A má escolha alimentar altera um sem número de situações no organismo de qualquer pessoa, não ficando o cabelo esquecido, para além de outros problemas que podem surgir mais tarde. A falta de nutrientes poderá levar à queda de cabelo sem o mínimo aviso, já que o nosso organismo necessita destes para funcionar em pleno, é o cabelo o mais afectado com ela.

Leia também: Alimentos que Combatem a Queda de Cabelo.

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade