Radicchio: O Vegetal com+ de 30 Benefícios Incríveis na Saúde - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

Radicchio: O Vegetal com+ de 30 Benefícios Incríveis na Saúde

Às vezes, tudo o que um prato precisa para elevar o seu “fator uau” é um toque de cor. Um vegetal que faz esse trabalho é o radicchio (Cichorium intybus L.), cultivado pela primeira vez na região italiana de Veneto, durante o século XV.

No entanto, o radicchio é muito mais do que um simples legume para desfrutar em receitas italianas. Com uma riqueza imensa de benefícios para a saúde, o vegetal folhoso é definitivamente a adição que precisa na sua dieta.

Radicchio, 9 Benefícios Incríveis Na Saúde

O Que É o Radicchio?

O Radicchio é uma variedade perene e amplamente cultivada de chicória, com folhas, frequentemente referida como chicória italiana. Na verdade, é um legume consumido em todo o mundo e nomeado para as várias regiões da Itália, onde o cultivo se originou.

Cientificamente, é conhecido como Cichorium intybus. Fisicamente falando, o radicchio varia em tamanho, mas geralmente é do tamanho de uma toranja, coberto de folhas vermelhas ou marrons, muitas vezes revestidas de veias brancas, os talos.

Ao contrário de muitos outros vegetais folhosos, o radicchio é normalmente comido cru, pois tem alguns componentes de sabor amargo e picantes bastante apreciados.

Quando cozidas a vapor ou grelhadas, as folhas libertam grande parte desse sabor amargo, deixando um sabor agradável que complementa bem pratos de peixe e massas. Dito isto, existe uma grande abundância de usos para estas folhas em salada, especialmente se regada com um vinagrete ácido que mascare o seu sabor forte.

Informação Nutricional

Informação Nutricional Do Radicchio

Quando se trata de nutrientes, este vegetal folhoso fornece grandes quantidades de vitamina K, bem como quantidades moderadas de cobre, ácido fólicovitamina E, fibra alimentar, proteína, e vitamina C.

O legume também fornece vários sesquiterpenos e outros antioxidantes, muitos dos quais com efeitos significativos na saúde em geral. O vegetal é pobre em calorias, açúcares e carboidratos, mas contém alguns ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.

Benefícios do Radicchio Para A Saúde

Benefícios Do Radicchio Para A Saúde

Os principais benefícios do radicchio para a saúde incluem estimular o sistema imunológico, desintoxicar o organismo, regular a pressão arterial, perder peso, melhorar a digestão e reduzir o risco de câncer, entre outros.

Para começar, o vegetal fornece vitaminas importantes, tais como:

Vitaminas B B1 (tiamina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 ​​(piridoxina) e B9 (ácido fólico): ajudam a repor o corpo e a metabolizar gordura, proteína e carboidratos.

Vitamina C: 6 O radicchio é abundante em vitamina C e é conhecido por:

  • Melhora a saúde do sistema imunológico
  • Promove a cura das células do corpo
  • Ajuda na desintoxicação do corpo
  • Contribui para o suprimento de colágeno do corpo
  • Apoia o desenvolvimento de boas bactérias intestinais
  • Evita o endurecimento das artérias
  • Neutraliza as toxinas ambientais
  • Combate doenças
  • Ajuda a diminuir os níveis de colesterol do corpo

Vitamina K: Aumenta a atividade osteotrófica do corpo (ligada à formação e fortalecimento dos ossos), melhora a saúde dos ossos e limita os danos neuronais ao cérebro quando os níveis de vitamina K são bem mantidos.

Radicchio é o lar de minerais como o cobre, ferro e zinco. Além disso, o manganês presente no radicchio é utilizado como co-fator para uma enzima antioxidante chamada superóxido dismutase, enquanto o potássio auxilia na neutralização dos efeitos hipertensivos do sódio.

Além disso, é um vegetal rico em fibras que pode:

  • Ajudar a incentivar a digestão e a limpeza dos dois pontos
  • Combater vermes e parasitas intestinais
  • Induzir a saciedade para fazer senti-lo mais cheio
  • Incentiva a perda de peso
  • Auxilia na manutenção do metabolismo do corpo

Outros compostos saudáveis encontrados no radicchio:

Lactucopicrina (inbrinina): Além de ser responsável pelo sabor amargo do radicchio, a lactucopicrina pode ser eficaz como um agente anti-malária, possui efeitos sedativos e analgésicos e pode até diminuir as dores de fome.

Compostos fenólicos, flavonoides e antioxidantes como a zeaxantina e luteína: Estes carotenóides protegem os olhos da degeneração macular relacionada com a idade, filtrando os raios ultravioletas prejudiciais.

Fitonutrientes, licopeno, ácido elágico e quercetina: Os fitonutrientes auxiliam na regulação da pressão arterial e na redução das quantidades de lipoproteínas de baixa densidade que podem causar câncer.

Inulina: Esta substância pode ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue do corpo e reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como derrames e / ou ataques cardíacos.

Além disso, a combinação de inulina e alguns polissacarídeos pode estimular o crescimento de bactérias benéficas do intestino, como a Lactobacillus e Bifidobacteria (Bifidobacterium), e potencialmente prevenir o crescimento de bactérias nocivas.

A inulina também é conhecida por motivar a descarga de sucos pancreáticos, o que poderia ajudar na digestão de alimentos e no controle do nível de glicose no sangue.

Também promove a produção de bílis que suporta níveis normais de colesterol e ajuda a melhorar a saúde do coração e a saúde do fígado.

Conheça outros usos na saúde:

Sistema imunológico

Dado os níveis elevados de vitamina C encontrados no legume, há muito que é considerado um impulsionador do sistema imunológico. Além disso, graças à presença de luteína, zeaxantina e outros compostos polifenólicos, o radicchio pode ainda aliviar a tensão no sistema imunológico, reduzindo a inflamação crônica.

Desintoxica o corpo

Vários estudos descobriram que comer este vegetal de folhas pode ajudar a estimular a função do fígado, acelerando o processo de eliminação de toxinas e resíduos do corpo e mantendo o sangue limpo.

Perda de peso

Devido à contagem extremamente baixa em calorias, o vegetal fornece um caminho fácil de saciar o apetite sem comprometer a perda de peso e os objetivos calóricos. Em alguns casos, semelhante ao aipo, comer este legume queima mais calorias do que aumenta.

Regula a Pressão sanguínea

Com quantidades moderadas de potássio e outros antioxidantes, este vegetal pode ajudar a reduzir a pressão cardiovascular e baixar a pressão sanguínea para níveis normais.

Melhora a Saúde óssea

A vitamina K desempenha um papel fundamental em tudo, desde a densidade mineral óssea até a coagulação do sangue e processos de reparo. Com mais de 100% da necessidade diária desta vitamina em cada porção, o radicchio é uma excelente forma de proteger o corpo contra a osteoporose.

Câncer

Com compostos polifenólicos, luteína e zeaxantina, o estresse oxidativo pode ser reduzido em todo o corpo, o que diminui o risco de mutação celular e o desenvolvimento de câncer.

Melhora a Visão

A luteína e a zeaxantina têm sido largamente pesquisadas pelos seus efeitos na saúde da visão, principalmente na prevenção da degeneração macular e no desenvolvimento de catarata.

Digestão

Com níveis moderados de fibras, consumir regularmente o vegetal pode facilitar a digestão ao acelerar o movimento peristáltico e aliviar os sintomas de intestino preso, inchaçoflatulência.

Doença de Alzheimer

Os antioxidantes são capazes de reduzir a quantidade de inflamação no sistema neurológico e retardar a deposição de placas de beta amilóide. Este benefício pode retardar o início ou até mesmo ajudar a prevenir a doença de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.

Os Melhores Substitutos

Se a receita exige radicchio mas encontra a geladeira vazia, não desespere, existem alguns substitutos viáveis que incluem:

  • Endívia belga (Chicorium endivia)
  • Endívia frisada
  • Agrião
  • Rúcula

Qualquer um destes vegetais tende a ser rico em antioxidantes e baixo em calorias, e da mesma forma, fornecem um sabor picante, e a terra, ideal para muitos pratos.

Como Usar?

Para os que pretendem usar o vegetal de forma mais frequentemente na dieta, os melhores usos incluem, saladas, sucos vegetais, salteados, salgar as folhas ou combiná-las com ingredientes mais doces.

Saladas:  Como o repolho, esta verdura folhosa também adiciona um sabor picante e incomum a qualquer salada, especialmente aquelas com molho à base de limão para combater o sabor levemente amargo.

Suco de Legumes:  Misturar estas folhas com aipo, espinafre, couve, cenoura e maçã, pode originar uma bebida extremamente deliciosa e nutritiva que o irá manter cheio todo o dia!

Salteados:  Ao saltear as folhas, o composto amargo (lactucopicrina) do vegetal é neutralizado, o que melhora o sabor, e torna as folhas mais versáteis em outras receitas.

Salga: Salgar as folhas ou combiná-las com alcaparras, picles ou limões pode ajudar a minimizar o sabor forte.

Adoçante: Algumas pessoas gostam de combinar as folhas com doces de frutas ou açúcar para equilibrar os gostos.

Como Escolher E Armazenar?

Antes de armazenar o vegetal, deve saber como escolhe-lo na hora da compra!

  • Deve escolher cabeças firmes que pareçam nítidas e totalmente hidratadas.
  • Evite os legumes de aparência murcha ou amarelos nas pontas.
  • Evite os que pareçam muito leves para o seu tamanho

Para armazenar, basta envolvê-lo num toalhete de papel e selá-lo num saco plástico. Deve ser mantido na geladeira durante 3 a 4 dias.

Referências

1 https://www.sciencedirect.com/
2 https://www.sciencedirect.com/
3 https://www.researchgate.net/
4 https://www.hindawi.com/
5 https://www.sciencedirect.com/
6 https://www.sciencedirect.com/
7 https://www.researchgate.net/
8 http://jrms.mui.ac.ir/
9 http://www.tandfonline.com/
10 https://www.sciencedirect.com/

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade