Rapel

O rapel ou em Francês (rappel), é um desporto de laser que permite o contacto direto com a Natureza ao mesmo tempo que descarrega litros de adrenalina no sangue. Mas antes de ser visto apenas como uma diversão, o rapel foi (é) uma técnica de montanhismo que surgiu nos Alpes e que permitia descer as montanhas mais escarpadas, o que de outra forma não seria possível.

Se quiser experimentar o rappel, fique a saber que este se pode praticar em diferentes locais (montanhas, pontes e até prédios) e alturas. Mas não pense que é só chegar e descer… há que ter um mínimo de formação.

Se for um local baixo basta uma pequena explicação de como funcionam os equipamentos, mas não ouse fazer isso sozinho. O controlo de um monitor é indispensável para manter a segurança e ajuda-lo no caso de haver algum problema.

Quando for experiente, a indicação de estar sempre com mais alguém continua a valer. É imprudente praticar qualquer desporto radical sem companhia. Nunca se sabe o que pode acontecer.

Se seguir todas as indicações vai ver que o rapel pode ser muito divertido. Lembre-se apenas de levar roupa confortável, se possível justa para não prender e atrapalhar na descida. Convém ter também uns ténis ou botas com sola aderente.

Equipamento de Rappel

OK, já está a preparar a mochila. Decidiu juntar um grupo de amigos e vai finalmente experimentar a sensação de fazer rapel. Não se esqueça de juntar ao resto da sua (leve) bagagem uma roupa confortável, se possível justa para não prender e atrapalhar na descida. Convém ter também uns ténis ou botas com sola aderente.

Se seguir todas as indicações dos monitores (até saber bem, claro), irá ver que o rappel pode ser muito divertido. E até aprender a mexer no equipamento poderá ser muito útil no futuro (basta ver um mitico filme do Stallone, Van Damme ou qualquer outro “super-herói” para se chegar a essa conclusão).

Esse equipamento é composto por:

corda – como é óbvio!

arnês – a “cadeirinha” – são tiras de nylon (confortável na medida do possível) que seguram o rappeleiro e se prendem ao mosquetão

mosquetão – anel de metal que prende a cadeirinha à corda

capacete

luvas

Depois vêm algumas técnicas específicas e questões de segurança, mas não vêm escritas aqui. Não queremos correr o risco de te ver a descer de um prédio ou de um penhasco agarrado a uma corda sem teres tido explicações de um instrutor credenciado.

Vai e diverte-te!

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 4:38 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)