Receita – Arroz da Horta

Receita – Arroz da Horta

Ingredientes

300 g de arroz, 150 g de feijão-verde, 100 g de cogumelos, 3 dentes de alho, 2 cenouras, 1 cebola, 1 alho-francês, 1 pimento, 1 molho pequeno de espargos verdes, 4 colheres de sopa de polpa de tomate, 4 copos de caldo de legumes (caseiro e sem sal) ou água, 1 colher de chá de orégãos secos, 1 colher de chá de açafrão-da-Índia em pó, 1 dl de azeite, 1 ramo de salsa.

4 Pessoas

Confecção

Descasque a cebola, os alhos, as cenouras e o alho-francês e corte-os miudamente. Abra o pimento ao meio, limpe-o de sementes e corte-o em tiras grossas. Arranje os espargos e corte-os em pequenos pedaços, eliminando os troncos mais rijos. Retire as pontas do feijão-verde e corte-o em pedaços. Lave bem os cogumelos e lamine-os. Num tacho com o azeite, leve ao lume a cebola e o alho, antes que fiquem louros acrescente os legumes previamente arranjados, a polpa de tomate e um copo de caldo de legumes ou de água e deixe cozer entre 8 a 10 minutos. Quando as verduras se apresentarem quase cozidas, acrescente o arroz, os orégãos, a salsa picada, o açafrão e o restante caldo. Deixe cozer por mais 15 minutos em lume moderado e retire do lume. Tape o tacho e aguarde 5 minutos antes de servir.

Informação nutricional

A preparação dos caldos (sejam eles de carne, peixe ou legumes) envolvem regras básicas alimentares. Porém, nunca é demais referir que, deve evitar a adição de sal de forma a poder usar o caldo nestas receitas. Outra regra básica que convém ter sempre presente é que os caldos devem ser desengordurados antes de serem utilizados.

Tome Nota

O arroz é rico em hidratos de carbono, proteínas e vitaminas e é pobre em gorduras e em sódio, sendo por estas razões considerado um alimento de primeira escolha num regime alimentar equilibrado. Os vegetais que compõem esta receita são ricos em fibras e vitaminas.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 19/10/16 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça um Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 19/10/2016 às 1:31 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)