Os 7 Fantásticos Benefícios do Reiki na Sua Saúde

Publicado por Equipe Editorial a 14 de março de 2017 - Atualizado em 22 outubro 2018

Desenvolvido há quase 100 anos atrás, o Reiki é um método pseudocientífico de cura natural que continua a ser muito popular em várias culturas e regiões do mundo.

Conheça Os Verdadeiros Benefícios E Poderes De Cura Naturais Do Reiki

O Que é e para que serve o Reiki?

O Reiki é uma forma de medicina alternativa que utiliza a cura manual ou a cura com a palma das mãos para canalizar ou direcionar o “qi”, a forma oriental da força vital.

O objetivo é melhorar a saúde e o bem-estar.

Embora poucas organizações reconhecidas ou especialistas confirmem a utilidade do Reiki como um remédio eficaz para os problemas de saúde, esta prática ganhou uma enorme popularidade durante o século passado.

Atualmente encontra-se disseminada muito além das suas raízes, no Japão, e é praticada por inúmeras pessoas espalhadas pelo mundo.

Este método de cura natural é, na verdade, uma combinação de massagens, acupuntura e intervenções psicológicas que interagem para compor tratamentos físicos e mentais que melhoram a saúde dos pacientes.

Dito isto, é de ressalvar que muito poucos profissionais de saúde aprovaram ou verificaram cientificamente a eficácia desta prática.

Por isso, deverá encará-la como uma terapia complementar a outras opções mais formais que respondam às suas necessidades de saúde.

Como é Que o Reiki Funciona?

Em teoria, o Reiki funciona melhor quando um praticante – alguém que foi treinado por um mestre – ajuda o seu corpo a restabelecer as vias de energia que atravessam certas partes do organismo.

O qi é a sua força vital, que viaja no interior do seu corpo em vias chamadas chakras ou meridianos.

Quando o fluxo fundamental de energia é interrompido, o praticante de Reiki conseguirá, supostamente, reajustar ou redirecionar a sua força vital para as partes do corpo que necessitam dela.

Esta prática é tremendamente espiritual e, por essa razão, é tão mental quanto física.

As pessoas que não acreditam no poder do Reiki tendem a não sentir qualquer benefício. Desta forma, poderá ser difícil defender ou contrariar este tipo de pseudociência.

A comunidade médica oficial considera esta terapia alternativa infundada, devido às questionáveis evidências que apoiam fortemente a sua eficácia no tratamento de vários problemas de saúde.

Como se Pratica o Reiki?

Existem diversas formas diferentes de Reiki que você poderá praticar, seja sob o olhar atento de um praticante ou de forma autónoma.

Aprender a praticar o método poderá demorar alguns anos, mas se quiser experimentar estas abordagens em si mesmo, há um conjunto de dicas e diretrizes que devem ser seguidas.

A coisa mais importante a reter é que o Reiki é uma prática intensiva, introspectiva e relaxante.

Algumas pessoas só necessitarão de uma ou duas sessões para sentirem os seus benefícios, enquanto outras poderão precisar de várias sessões regulares, durante longos meses.

Quando praticar em si mesmo, é aconselhável que limpe a sua mente através da meditação. Nesse processo, deverá concentrar-se nas diferentes partes do seu corpo, libertando lentamente a tensão.

O mais indicado será começar nos dedos dos pés e ir subindo ao longo do corpo. Uma sessão completa de terapia poderá durar várias horas e aprender as técnicas adequadas poderá demorar anos!

Benefícios do Reiki para a saúde

Os benefícios para a saúde que o Reiki lhe poderá proporcionar incluem a capacidade desta técnica para:

  • Fortalecer o sistema imunitário
  • Tratar a depressão
  • Curar infeções
  • Prevenir o câncer
  • Acelerar o processo de cicatrização
  • Melhorar a qualidade do sono
  • Intensificar o metabolismo

Os benefícios mais importantes desta prática relacionam-se com a promoção da harmonia e do equilíbrio com o seu corpo e com a sua mente. Isto poderá ajudá-lo a amenizar a depressão e a atenuar as mudanças de humor.

A intensificação do metabolismo é outra razão comum para as pessoas praticarem Reiki, incluindo as pessoas que têm um elevado risco de desenvolverem síndromes metabólicas, como é o caso dos que sofrem de hipertensão arterial, de obesidade ou de diabetes.

Embora grande parte dos estudos sobre os efeitos anticancerígenos desta prática ainda esteja em curso, algumas evidências apontam para a existência de vários efeitos antioxidantes que podem ser atribuídos a esta abordagem terapêutica física e mental.

Nas Relações 

O Reiki ajuda a fortalecer relações positivas e remove os relacionamentos negativos da sua vida, ajudando a cercar seu Eu com aqueles que o complementam e removendo aqueles que o derrubam.

Na Carreira

O método pode ajudá-lo/a a encontrar o seu verdadeiro caminho e propósito na vida e ajuda a orientá-lo para o que mais lhe agrada e complementa, enquanto atrai o sucesso e a abundância que realmente merece.

Nas Finanças

O Reiki ajuda a mostrar o caminho para a abundância, de forma a complementar e ajudar todos os que estão à sua volta. Com ele, será capaz de atrair uma vida melhor.

Estresse

Foi comprovado cientificamente como redutor da frequência cardíaca, pressão arterial e estresse, comprovados como redutores do risco de doenças coronárias, depressão, ansiedade e doenças relacionadas ao estresse.

Na Família

Quando alteramos e melhoramos a vibração do nosso próprio corpo, esta melhoria espalha-se naturalmente para os mais próximos e ajuda a melhorar o estado e a condição daqueles que mais amamos.

Amor

O Reiki ajuda-nos a entender realmente o que significa amar, que é o precursor de amar aqueles que podem entrar na nossa vida. Afinal, devemos primeiro entender o amor por nós próprios, antes de podermos dá-lo aos outros.

Saúde

O método ajuda automaticamente a melhorar a saúde, reduzindo as chances de contrair doenças, ajudando a equilibrar e harmonizar a mente, corpo e campo de energia.

Sucesso

Ajuda a remover os bloqueios de energia negativos que estão no caminho para alcançar a abundância, os amigos, o amor, a saúde, a paz, a prosperidade e o crescimento espiritual que você realmente merece.

Emocionalmente

Ajuda a curar o passado, liberando fardos e energias negativas presas associada a eles, ajudando a tornar-nos mais equilibrados e fortes emocionalmente.

Fisicamente

Se permitimos que o nosso campo de energia permaneça fora de equilíbrio durante longos períodos de tempo, ele pode ter um efeito negativo sobre a mente e o corpo e, neste caso, no nosso sistema imunológico, o que pode afetar a nossa capacidade de lutar contra doenças indesejadas, vírus e outros invasores.

Espiritualmente

Embora o método possa ser usado para curar é, no entanto, uma arte e uma prática espiritual que ajuda a descobrir o nosso verdadeiro eu interior.

Aprender Reiki é provavelmente uma das maneiras mais fáceis de começar a liberal o seu caminho espiritual. Com o tempo e com a prática contínua, a energia inteligente do Reiki guia-nos para onde realmente precisa-mos estar em cada ponto da nossa jornada.

No Relaxamento

Provou-se cientificamente que esta arte pode ajudar a relaxar o corpo e deixar a mente mais solta, ajudando a manter uma melhor qualidade de vida e ter a boa saúde para realmente apreciá-la.

Concentração

O Reiki também pode ajudar nos momentos que exigem um maior foco e concentração. A técnica pode relaxar um momento, ou energizar o próximo, é simplesmente uma questão de intenção e o que pretende-mos que o Reiki em nós.

Alívio da dor

Os Benefício Do Reiki Ni Alivio Da Dor

O NHS usa o Reiki atualmente em conjunto com o tratamento para o câncer antes e depois da cirurgia e é conhecido por ajudar a aliviar a dor associada a muitos tratamentos contra esta terrível doença, bem como muitas outras condições fisicamente dolorosas.

Energiza

Se está lutando contra a falta de energia ou tendo problemas para se motivar, saiba que esta solução lhe oferece as ferramentas que precisa para se energizar, ótimo durante períodos de resistência física ou mental.

Melhora o sono

No outro extremo do mesmo espectro, se está tendo problemas para dormir à noite, saiba que o método também pode ser usado com sucesso para acalmar a mente, relaxar os músculos, diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial, colocando-o num estado de paz extremamente relaxante.

Efeitos Colaterais

Apesar dos muitos benefícios, também existem alguns potenciais efeitos colaterais da prática de Reiki que deverão ser devidamente ponderados, sobretudo:

Diarreia

Uma vez que esta terapêutica tem como objetivo ajudar a desintoxicar o organismo, poderá ser a causa de dor abdominal. Isto acontece porque vários desses compostos indesejados são lançados no intestino para serem excretados.

Resfriado e febre

Algumas pessoas também se queixam de que, logo após um tratamento, ficam mais suscetíveis a infeções e a resfriados.

Cansaço

O poderoso relaxamento que provoca também tende a fazer as pessoas se sentirem lentas ou exaustas, após realizarem uma sessão.

Referências

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
http://www.jpsmjournal.com/
http://online.liebertpub.com/
https://www.csicop.org/
http://journals.sagepub.com/
http://online.liebertpub.com/
https://reikiinmedicine.org/