Relactação

Revisado por Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética) a 8 novembro 2018 - Publicado a 2 de setembro de 2014

Relactação é o nome que é dado a uma técnica em que o bebê mama com o auxílio de uma sonda geralmente ligada a um biberão ou a outro tipo de recipiente com leite.

Esta técnica é utilizada geralmente quando a mãe não consegue produzir uma quantidade de leite suficiente para as necessidades do bebê, sendo que nestes casos o leite deverá ser proveniente de outras fontes de leite previamente armazenado ou artificial.

Igualmente se o bebê for um bebê prematuro, a sua alimentação poderá ter que ser complementada com leite artificial.

A relactação poderá ser igualmente utilizada no caso das mães que tenham problemas com os mamilos, nomeadamente para mães que tenham o problema dos mamilos invertidos, dado que esta técnica poderá ajudar a estimular a resolução do problema.

A técnica da relactação é uma técnica que funciona e que efectivamente apresenta resultados. No entanto, esses resultados não são geralmente imediatos, pois será necessário que haja estimulação suficiente para aumentar a produção de leite.

Essa estimulação deverá ser feita durante pelo menos duas semanas para que se comecem a notar os primeiros efeitos da relactação.

Durante o período de aplicação da técnica recomenda-se que o bebê não beba leite do biberão, bebendo-o apenas através da sonda da técnica de relactação.

Relactação passo a passo

Para conseguir realizar a relactação na sua casa utilizando uma sonda, deverá começar por:

  • Adquirir uma sonda nasogástrica pediátrica (número 4 ou número 5), dependendo da indicação que lhe for dada na farmácia;
  • Colocar leite em pó ou leite previamente extraído no biberão, num copo, numa seringa, ou em algum recipiente que permita a sua conservação;
  • Colocar a ponta da sonda num recipiente escolhido para armazenar o leite e a outra ponta na zona do mamilo da mãe, presa com algo como fita adesiva.

Assim sendo, depois de feito o procedimento descrito, o bebê poderá abocanhar o mamilo da mãe e sugar o leite da sonda com o leite que vem do recipiente. Isto fornece ainda ao bebê a sensação de estar a mamar na mama da sua mãe.

Existem técnicas que permitem tornar este processo o mais natural possível, e a forma aqui descrita certamente será um excelente primeiro passo para o conseguir.

Existem ainda alguns kits já preparados para realizar a técnica da relactação, que incluem já todas as peças necessárias para realizar o processo aqui descrito.

Existe ainda uma outra técnica que é a translação. No entanto, esta técnica é a variação da relactação em que se utiliza efectivamente apenas leite materno e não qualquer outro tipo de leites artificiais ou leites em pó.

Esta última referida técnica será sempre preferível, já que o leite materno tem benefícios que os leites artificiais dificilmente conseguirão cobrir de uma forma suficientemente eficaz.