Remédio Caseiro contra Terçol

Remédio Caseiro contra Terçol (terçolho):

Na hora de acordar depois de uma boa noite de sono, encontramos, por vezes, à frente do espelho, surpresas um pouco desagradáveis. É o caso do terçol, ou conhecido como terçolho, um pequeno abscesso localizado nas pálperas do olhos, causado por uma inflamação e que é altamente contagioso.

O terçolho começa como uma infecção bateriana, provocada pelas glândulas sebáceas localizadas nas pálperas, que produzem diferentes microorganismos. Situações de maior stresse e onde a nutrição seja de pior qualidade, não limpar a pele maquilhada e o contacto com poeiras são factores que contribuem para o aparecimento do terçol.

Esta infecção pode-se manifestar de duas formas: externa ou internamente. O terçolho interno, vísivel a olho nu e bastante sensível. No centro, é formada uma espécie de espinha esbranquiçada, por onde o pus da infecção sai, nos últimos dias do terçolho (no total, demora perto de uma semana).

Até lá, o desconforto provocado pela sua presensa e o lacrimejar são constantes. O terçolho interno apresenta como características uma dor mais profunda e a criação do nódulo dentro da pálpera. Mesmo assim, o nódulo pode ser visível, tornando a visão mais desconfortável, como se tivesse um grão de areia sempre no seu olho. Tal como o externo, o terçolho interno também cria uma espinha por onde sai o pus.

Para alívio rápido do terçolho, experimente colocar compressas de água, várias vezes ao dia. Existem ainda diferentes dicas caseiras, como o uso de clara de ovo no tratamento da dor e do desconforto provocado pela infecção. Para preparar este remédio, basta bater uma clara de ovo em castelo. Coloque nos olhos uma gaze fina e aplique a clara batida na pálpera do olho e em toda a zona externa inerente. Deixe repousar a solução durante meia hora e retire-a, lavando os olhos com água fervida.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Última atualização da página em 13/01/18 por:

Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)

Licenciada em Medicina Geral e uma apaixonada por Medicina Alternativa, Aromaterapia e Fitoterapia.

Faça uma Pergunta ou Comentário
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 13/01/2018 às 5:20 horas por: Dra. Alice Wegmann (Clínica Geral)