Remédio Caseiro para Angina

A angina, mais conhecida geralmente por angina de peito, é uma dor que ocorre na zona do peito, e que se deve a uma reposição deficiente de oxigénio no coração (músculo cardíaco).

Poderá haver várias causas que levem ao aparecimento deste problema, como obstrução das artérias, por exemplo.

É preciso ter uma atenção especial com este problema, já que os seus sintomas podem ser confundidos ou evoluir para um enfarte do miocárdio.

Os sintomas da angina de peito são geralmente um desconforto na zona do peito, acompanhado de um sentimento de pressão ou aperto.

Existem fatores de risco que podem propiciar especialmente esta situação, como é o caso do tabaco, hipertensão, obesidade, sedentarismo e diabetes.

Ao nível do tratamento, os tratamentos existentes centram-se geralmente no alívio dos sintomas e na diminuição da progressão da doença. Por outro lado, é importante que as pessoas que sofram deste problema sejam acompanhadas regularmente por um médico e realizem exames no sentido de prevenir complicações.

Para além dos tratamentos e acompanhamento médico, existem ainda remédios caseiros que podemos preparar para atenuar este problema.

Nomeadamente, existe um remédio baseado na alface, que ajuda a combater o colesterol, que é um dos fatores de obstrução das artérias.

alface

Vejamos então os ingredientes, modo de preparo e posologia deste remédio.

Ingredientes

  • 1 L de água;
  • 60 g de alface (talos de alface).

Modo de Preparo

Deverá juntar os ingredientes indicados numa panela, fervendo-a a de seguida durante alguns minutos. Depois, deverá tapar a panela, deixar repousar um pouco, e no final coar a mistura preparada.

Posologia

Ao nível da posologia, recomenda-se que beba uma chávena do preparado logo a seguir a este ser confecionado. Durante o dia, deve beber no total 4 chávenas deste remédio.

Para além do remédio caseiro aqui referido, existem ainda outros remédios, chás, frutos, ervas e raízes, que poderão ser utilizados nestas situações. Nomeadamente:

  • Sabugueiro, amalaki e mirtilo;
  • Sementes de uva preta;
  • Gengibre;
  • Tília, angélica chinesa e alcaçuz.

Todas estas plantas ou frutos são ricos em elementos que possuem propriedades antioxidantes, o que irá ajudar a evitar lesões nas artérias e irão baixar o colesterol, tal como a alface.

Logicamente, e conforme já foi referido, a angina de peito está também associada a muitos fatores de risco. Assim sendo, existem algumas outras práticas e dicas que deveremos ter em conta para evitar a angina de peito e reduzir o seu impacto. Nomeadamente, devemos:

  • Evitar doces e refrigerantes, que possuem grandes quantidades de açúcar;
  • Consumir boas quantidades de fruta;
  • Consumir alimentos ricos em fibras;
  • Evitar alimentos muito ricos em gorduras, e especialmente em gorduras saturadas;
  • Substituir, na cozinha, óleo por azeite, quando possível.

Estas dicas devem ser sempre seguidas no dia a a dia, porque para além de evitarem o problema da angina de peito, evitarão também outros tipos de doenças relacionados com hábitos de vida menos saudáveis.

Informações que lhe podem ser Úteis:

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Última atualização da página: 15/01/2018 às 10:39 horas por: Diogo