10 Remédios Caseiros para Combater a Artrite Reumatoide - Fotos Antes e Depois
Fotos Antes e Depois

10 Remédios Caseiros para Combater a Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide é uma condição reumatológica crônica. No entanto, as almofadas de aquecimento, os duches quentes, os banhos de parafina e as pomada à base de capsaicina podem aliviar a dor.

Seguir uma dieta mediterrânica e incorporar o óleo de peixe (anti-inflamatório), óleo de borragem, prímula, gengibre, chá verde e o açafrão-da-terra na dieta, juntamente com práticas como o Tai chi e o yoga, pode fazer toda a diferença!

10 Remédios Caseiros Para Combater A Artrite Reumatoide

Uma condição inflamatória crônica, a artrite reumatoide, pode causar rigidez, dor, inchaço, calor e vermelhidão nas articulações, mais frequentemente nas articulações dos punhos, mãos e pés.

Esta doença auto-imune, que afeta o movimento, mobilidade e até mesmo a qualidade de vida, é o resultado do sistema imunológico inadvertidamente (por engano) atacando as células que revestem as articulações.

Pode eventualmente fazer com que as articulações afetadas fiquem danificadas, desalinhadas e deformadas. Mas não se restringe apenas às articulações. Também pode afetar a cartilagem, ossos e tecidos e resultar em problemas em órgãos como o coração, pulmões ou olhos.

O tratamento médico envolve medicação e terapia de apoio, como terapia ocupacional e fisioterapia para ajudar na mobilidade. Em alguns casos, é necessária cirurgia para corrigir problemas nas articulações.

Abaixo listamos alguns remédios caseiros, validados pela ciência como boas alternativas naturais para aliviar os sintomas da condição.

1. Tente a Terapia com Calor

Terapia De Calor Para Artrite Reumatoide

O calor relaxa os músculos e melhora a tolerância à dor, sendo por isso recomendado muitas vezes por fisioterapeutas para o alivio das dores causadas pela artrite reumatoide. O bom da terapia com calo é que pode ser realizada em casa:

Use uma almofada de aquecimento: As almofadas de aquecimento estão disponíveis em muitas lojas, e podem ajudar a aliviar os sintomas da artrite reumatoide, mas também pode usar o método caseiro indicado abaixo.

Nestes casos o calor úmido funciona melhor que o calor seco. Aqueça uma toalha úmida no microondas a uma temperatura confortavelmente quente (o que pode demorar cerca de 20 a 60 segundos, dependendo da espessura da toalha).

Enrole a toalha úmida aquecida a um pano fino seco e aplique localmnte para aliviar as articulações doloridas. Certifique-se da toalha não estar muito quente antes de usar.

Tome um banho quente, duche ou banheira: As banheiras com jatos de água funcionam quase como as banheiras de hidromassagem usadas por terapeutas para fornecer uma massagem de água quente.

Um banho de água morna de 15 a 20 minutos pode ajudar os músculos a relaxar e aliviar a rigidez.

Experimente um banho de parafina: Para realizar um banho de parafina, mergulhe os pés ou as mãos na cera derretida (em aparelho próprio para o efeito). Retire as mãos, pés, da cera derretida e deixe esta ficar dura. De seguida envolva um cobertor ou folha de plástico para reter o calor durante cerca de 20 minutos.

Após este período remova a cera. Fale com o fisioterapeuta para lhe recomendar um kit de banho de parafina adequado que possa ser usado em casa.

Conheça os Melhores Óleos Essenciais para Artrite, Dores e Rigidez nas Articulações

2. Tome óleo de peixe

O óleo de peixe contém ácidos graxos ômega 3 extremamente benéficos que pode ajudar a combater a artrite reumatoide. Um estudo realizado descobriu que as pessoas que tomaram suplementos de óleo de peixe experimentavam uma redução significativa na duração da rigidez matinal, no número de articulações doloridas e na dor.

Na verdade, o estudo verificou que algumas pessoas que tomaram suplementos de óleo de peixe foram até capazes de parar de usar anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs).

Os efeitos benéficos do óleo de peixe podem ser devidos à sua capacidade em diminuir significativamente os níveis de interleucina-1 beta, uma proteína presente no corpo que tem um papel importante na erosão óssea e cartilaginosa em pessoas com artrite reumatoide.

3. Óleo de borragem ou suplementos de óleo de prímula

Flores E Folhas De Borragem

O óleo de borragem contém ácido gama-linolênico (GLA), um ácido gordo insaturado descoberto como eficaz na redução da inflamação das articulações em pessoas com artrite reumatoide.

De acordo com um estudo, a ingestão de suplementos de GLA durante 6 meses diminuiu não apenas o número de articulações doloridas e inchadas, como também a duração da rigidez matinal e da dor naqueles com a condição.

O GLA pode ser benéfico porque é parcialmente convertido em prostaglandina E1 no organismo, uma substância semelhante a um hormônio com propriedades anti-inflamatórias.

Consulte um fitoterapeuta experiente sobre dosagem ideal.

Também pode experimentar o óleo de prímula ou o óleo de semente de groselha preta para os mesmos benefícios.

Descubra os benefícios do Chá de Borragem

4. Aplique Pomada de capsaicina

Capsaicina

A capsaicina, um composto encontrado na pimenta (ex: pimenta de caiena), pode aliviar a dor provocada pela artrite reumatoide. Acredita-se que este composto deplete as reservas da substância P, um neuropeptídeo que ajuda na transmissão de sinais de dor ao cérebro, implicado na dor e na inflamação relacionadas à artrite.

Um estudo descobriu que pessoas com artrite reumatoide que aplicaram um creme contendo capsaicina a 0,025% por 4 vezes ao dia durante 4 semanas tiveram uma redução média da dor de 57%.

Quando usada pela primeira, a pomada de capsaicina tende a causar alguma sensação de queimação, que se dissipa em poucos minutos e tende a diminuir nas aplicações seguintes. Tome cuidado para não usar uma almofada de aquecimento na pele onde aplicou capsaicina. Não use pomadas de capsaicina na pele irritada ou ferida.

Descubra os Benefícios Incríveis da Capsaicina

5. Consuma gengibre

Gengibre Em Pó

O gengibre foi usado tradicionalmente pelos sistemas de saúde sino-japoneses e ayurvédicos durante séculos para tratar condições reumáticas e inflamatórias. Os estudos indicam que o consumo de gengibre pode aliviar a dor e o inchaço associados à artrite reumatoide.

O gengibre pode inibir a biossíntese de leucotrienos e prostaglandinas – ambos compostos que desempenham um papel importante na inflamação.

Incorporar este tempero tão benéfico aos seus pratos não apenas melhora o sabor, como também oferece poderes de cura aos restantes alimentos! Também pode preparar um chá de gengibre e beber duas vezes por dia.

Conheça os Efeitos Positivos do Óleo Essencial de Gengibre no Organismo

6. Beba Chá Verde

Chá Verde

O chá verde é conhecido pelos seus extraordinários efeitos anti-inflamatórios e pode ajudar a combater a artrite reumatoide também.

As pesquisas indicam que o fitoquímico conhecido como epigalocatequina-3-galato (EGCG) presente no chá verde pode inibir uma “proteína sinalizadora” conhecida como TAK1, que desempenha um papel importante na destruição do tecido e inflamação observada na condição.

Sabendo todos estes benefícios, o que espera? Prepare uma boa xícara de chá verde e beba regularmente!

Descubra se O Chá Verde Queima mesmo Gordura Corporal

7. Incorpore a cúrcuma na sua dieta

A cúrcuma (açafrão-da-terra, turmérico, açafrão-da-índia) tem sido usada na Índia de forma tradicional para lidar com condições associadas à inflamação, como esta. A curcumina, um composto presente na especiaria, é conhecida pelas suas propriedades anti-inflamatórias e responsável pelos seus efeitos benéficos.

Um estudo descobriu que quando os pacientes com artrite reumatoide receberam curcumina, mostraram uma melhora significativa na condição e tiveram uma redução no inchaço e sensibilidade das articulações.

Curiosamente, a curcumina foi mais eficaz que a medicação usada no tratamento da doença. Sabendo isto, acrescente o açafrão-da-terra aos seus pratos favoritos ou bba um -> chá Anti-inflamatório de açafrão-da-terra para experimentar os seus efeitos curativos. Também pode consultar o médico sobre uma possível inclusão de suplementos de curcumina na sua dieta.

Saiba mais sobre a Curcumina

8. Siga uma dieta mediterrânica

A dieta mediterrânea está notoriamente ligada a muitos benefícios na saúde, como um menor risco de morrer de câncer ou doenças cardíacas.

Estudos mostraram que seguir esta dieta pode melhorar a função física e reduzir o estado de dor em pessoas com a condição, combatendo a inflamação.

Então, quais são os principais elementos da dieta mediterrânea? É tipicamente rica em nozes, legumes, grãos integrais, peixe e frutos do mar, pequenas porções de carne magra e frango, e quantidades limitadas de carne vermelha, ovos, manteiga e doces.

É uma dieta naturalmente rica em fibras e inclui mais frutas e vegetais que por exemplo a dieta típica americana.

9. Explore alguns tratamentos ayurvédicos

A Ayurveda também oferece regimes estruturados que podem ajudar a aliviar a artrite reumatoide. Os médicos ayurvédicos geralmente realizam a terapia individualizada, sendo que o tratamento pode diferir de pessoa para pessoa com base na sua constituição individual.

Inclui tomar medicamentos fitoterápicos, terapias de purificação, como o enema medicamentoso (vasto), a purgação terapêutica (virechana), a aplicação de pastas à base de ervas (lepa), os óleos medicinais, bem como mudanças na dieta e estilo de vida.

Um estudo realizado que analisou 290 pacientes que submetidos a tratamento ayurvédico por períodos que variaram de um mês a seis meses relataram melhora em aspectos como o número de articulações inchadas e doloridas, força de preensão, melhora no tempo de caminhada etc, após o tratamento.

10. Pratique o Tai Chi ou Ioga

Tai Chi Exercícios

Algumas práticas antigas da mente e do corpo, como o tai chi e a ioga, podem ser benéficas em pessoas com artrite reumatoide. O tai chi coordena movimentos suaves e lentos com a respiração, o foco mental e a meditação, enquanto o yoga combina posturas físicas poderosas com exercícios de respiração e meditação.

As pesquisas indicam que o tai chi pode melhorar a condição física e o equilíbrio, bem como reduzir a dor. No entanto, pode não é capaz de abordar aspectos como o inchaço das articulações e a dor específica da artrite reumatoide.

Enquanto isso, a ioga pode reduzir o número de articulações inchadas e sensíveis e também melhorar a função física.

Procure a orientação de profissionais experientes para ajudá-lo/a a projetar e praticar alguma destas disciplinas. Por exemplo, o professor de yoga pode modificar a postura do yoga para minimizar o estresse nas articulações ou aconselhar o uso de adereços para ajudar no equilíbrio.

Descubra os Poderes do Tai Chi e da Ioga

Referências do artigo

1 https://www.nhs.uk/
2 https://www.health.harvard.edu/
3 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
4 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
5 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
6 https://www.health.harvard.edu/
7 https://www.uofmhealth.org/
8 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
9 https://www.health.harvard.edu/
10 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
11 https://www.nhs.uk/
12 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
13 https://nccih.nih.gov/
14 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *



Seguir fotosantesedepois.com

Siga-nos na rede social Facebook e receba dicas sobre os temas de saúde mais atuais.

Facebook Fotos Antes e Depois
Receber Dicas de Saúde?

Se está interessado/a em receber no seu Email, dicas de saúde, remédios caseiros..., subscreva a nossa newsletter.

Contacte-nos

© 2018 Fotos Antes e Depois | Politica de Privacidade