11 Remédios Caseiros Para Tirar Sardas do Rosto Rapidamente e Naturalmente

Apesar de inofensivas, na maior parte das vezes, as sardas podem revelar-se verdadeiramente inestéticas para algumas pessoas, e por isso é importante encontrar alternativas que possam contribuir para que se veja livre delas permanentemente.

Estas pequenas manchas redondas de cor marrom/castanha, são inofensivas (não são dolorosas ou prejudiciais).

Porque aparecem?

Surgem tanto em homens como mulheres, e as causas para o seu desenvolvimento são, fatores genéticos (embora ninguém nasça com sardas), desequilíbrios hormonais, exposição excessiva ao sol, etc.

Explicação: A nossa pele contém células chamadas melanócitos, que produzem o pigmento melanina. A Melanina ajuda a proteger a pele dos raios ultravioletas do sol. A exposição ao sol estimula os melanócitos a produzir mais melanina. As sardas são então, um acúmulo de melanina na camada exterior da sua pele.

As pessoas de pele clara e mais sensíveis ao sol são as mais propensas a desenvolver sardas, embora qualquer um possa obtê-las

Mesmo que as pessoas de pele clara normalmente produzam menos melanina do que aquelas com a pele mais escura, os melanócitos das primeiras, produzem mais melanina durante a exposição ao sol.

E quando elas são tão evidentes na nossa pele? Que desastre não é! Vamos então conhecer alguns clareadores caseiros que realmente funcionam para tirar estas manchas tão incómodas da nossa pele.

Remédios Caseiros Para Eliminar Sardas

Remédios Caseiros Para Tirar Sardas Do Rosto Rapidamente E Naturalmente

Suco de limão

O suco de limão é conhecido como um agente de branqueamento natural bastante eficaz que pode ajudar a eliminar as manchas com o tempo.

As propriedades de clareamento naturais do suco de limão podem funcionar não só para clarear as sardas e removê-las completamente, como também para se livrar da pigmentação causada por estas.

Como aplicar: Esprema um limão para extrair o suco. Aplique o suco no rosto, nariz, etc (no local afetado pelas sardas), usando os dedos ou um cotonete de algodão, massageando suavemente.

Deixe descansar durante 10-15 minutos; o que vai dar tempo suficiente para o suco ser absorvido pela pele. Por fim, lave o local com água morna. Repita o tratamento duas vezes por dia.

Creme azedo

Creme Azedo, Sour Cream, Natas Azedas, Natas ácidas

O creme azedo (sour cream, natas azedas, natas ácidas) contém ácido lático, que atua como uma espécie de peeling, “descascando a camada superior da pele, e assim ajudar a eliminar as sardas ou qualquer tipo de pigmentação que possa ter sido causada ​​por estas.

Outro bônus de usar o creme azedo é que, simultaneamente, ele ilumina a pele e dá uma tonalidade uniforme, sem secar ou irritar.

Como aplicar: Aplique um pouco de creme azedo diretamente nas áreas afetadas e massaje com os dedos. Deixe atuar no local até secar. Para finalizar, limpe suavemente com um pano macio. Repita o método pelo menos uma vez por dia até as sardas desaparecerem totalmente.

Se não encontrar o creme, também pode usar iogurte ou leite, que embora não sejam igualmente eficazes, também oferecem resultados satisfatórios.

Mel

O mel é rico em açúcares como glicose e frutose. Estes são ácidos alfa-hidroxiácidos naturais que esfoliam a pele de forma suave, reduzindo assim o aparecimento de manchas na pele, deixando-a macia, e com uma tonalidade uniforme.

Além disso, o mel também contém peróxido de hidrogénio, que lhe confere algumas propriedades anti-microbianas bastante potentes.

O que Procura?
Gargarejos para Garganta Inflamada (água e sal, Camomila e Arnica)

Como fazer: Misture o mel (apenas a quantidade suficiente) com um pouco de água e aqueça a mistura ligeiramente. Aplique a mistura diretamente sobre as áreas afetadas e deixe secar. De seguida lave a pele com água morna.

Alternativamente, também pode fazer uma máscara facial de plantas, com mel ligeiramente aquecido e gérmen de trigo, farinha de grão-de-bico, ou iogurte.

Misture os ingredientes e aplique diretamente sobre as sardas. Depois de seco, lave a pele com água morna e de seguida com água fria.

Máscara facial de frutas (com casca)

Máscara Facial De Frutas

As frutas são um tesouro de vitaminas, minerais e nutrientes essenciais que, não só promovem a saúde em geral, como também mantêm a pele mais bonita e saudável. 

Além disso, as frutas são ricas em antioxidantes, que combatem os radicais livres e os danos oxidativos que de outra forma prejudicariam a nossa pele.

Quando misturadas, aplicadas e deixadas secar sobre a pele, a textura pastosa da casca das frutas ajuda a remover (após várias aplicações) a camada superior da pele onde foram originados os danos causados pelo sol e outros poluentes.

Método: Para esta máscara vamos precisar de dois morangos, um pequeno pedaço de mamão (papaia), algumas fatias de pepino, e uma banana madura.

Misture bem os frutos (com um pouco de iogurte, se preferir) até formar uma pasta. Aplique a mistura sobre as zonas do rosto afetadas e deixe secar completamente.

Depois de seco, retire suavemente a mistura e lave o rosto com água morna, lavando de seguida com água fria para ajudar a apertar e selar os poros. Realize a máscara uma vez por dia até as sardas desaparecerem.

Papaia (Mamão)

A Papaia contém papaína, uma enzima altamente eficaz no branqueamento da pele e na eliminação de manchas, pigmentação e sardas.

Como fazer: Esmague/triture um mamão maduro até formar uma pasta e aplique sobre as áreas afetadas. Depois de seco, lave o local com água fria. Repita a aplicação uma vez por dia até conseguir uma pele livre de sardas.

Cebola

Cebola Roxa

As Cebolas são uma fonte rica de enxofre, elemento químico conhecido pelas suas maravilhosas propriedades esfoliativas. Para melhores resultados, recomenda-se o uso de cebola roxa/vermelha.

Como aplicar: Corte uma cebola roxa em fatias grossas e esfregue delicadamente sobre as áreas da pele afetadas. Repita duas vezes, diariamente, até atingir os resultados pretendidos.

Outra opção será cortar uma cebola roxa e tritura-la até formar uma polpa. Extraia o suco desta polpa e aplique diretamente no local a clarear duas vezes, diariamente.

Para melhores resultados também pode adicionar uma colher de chá de vinagre ao suco de cebola.

Buttermilk (leitelho, leite de manteiga)

Buttermilk, Leitelho, Leite De Manteiga

Tal como o creme azedo e o leite, o leitelho tem também propriedades branqueadoras naturais que podem ajudar a clarear e tirar estas malditas pestinhas do rosto. Para além disso, o Buttermilk oferece ainda 3 benefícios extramantém a pele hidratada, suave e flexível/elástica.

Como aplicar: Aplique o leitelho diretamente no local. Deixe atuar durante 10 a 15 minutos, e em seguida enxague com água morna. Repita este processo duas vezes, diariamente, até atingir o seu abjetivo.

Para benefícios de clareamento adicionais, e se assim desejar, também pode misturar um pouco de suco de limão ao leitelho.

Óleo de rícino (óleo de mamona)

Óleo De Rícino, óleo De Mamona

O óleo de rícino é um antigo remédio caseiro usado para manter a pele saudável e livre de defeitos/manchas.

Os níveis elevados de ácidos gordos ómega-3 presentes no óleo perfuram o tecido cicatrizado ou danificado e combatem a pigmentação e as imperfeições.

Além disso, esses ácidos gordos também induzem no crescimento de pele nova e saudável.

Como aplicar: Aplique o óleo na área antes de ir para a cama. Na manhã seguinte, utilize um pano macio, limpe, e lave a pele com água morna.

O que Procura?
Receitas caseiras para fazer o cabelo crescer mais rápido

Repita a rotina diariamente até alcançar os resultados esperados. “Tente” optar sempre pela compra de óleo de rícino puro, orgânico, prensado a frio, que costuma ser insípido (sem sabor) e inodoro (sem cheiro).

Alternativamente, também pode usar azeite biológico ou óleo de vitamina E 100% natural.

Raiz-forte (armorácia, rábano silvestre)

Raiz Forte, Armorácia, Rábano Silvestre

A Raiz-forte (armoracia rusticana) é uma planta com níveis elevados de vitamina CA vitamina C é um excelente antioxidante que ajuda na eliminação destes manchinhas. 

Ela também tem propriedades anti-envelhecimento que estimulam o colágeno e a formação de novos tecidos, proporcionando-lhe uma pele saudável e de aparência mais jovem.

Como usar: Adicione o pó de Raiz-forte em pó a um copo de leite. Ferva a mistura e deixe arrefecer. Uma vez arrefecida, coe a mistura e aplique sobre o local a clarear.

Deixe-a atuar por 15 minutos antes de enxaguar com água morna. Repita a aplicação quatro a cinco vezes por semana até atingir os resultados esperados.

Em vez do leite, também pode misturar o pó da raiz da planta com suco de limão.

Berinjela

Berinjela

A Beringela é outra fonte rica de antioxidantes que ajuda a combater os danos provocados pelos radicais livres e as imperfeições na tonalidade da pele.

Como aplicar: Corte uma berinjela em fatias grossas e coloque-as sobre as áreas da pele afetadas.

Massageie suavemente o local com as fatias de beringela, em movimentos circulares, e deixe-as no rosto por 15 minutos. Repita a aplicação uma vez por dia até as sardas desaparecerem.

Máscara Facial de Pepino

Faça uma máscara facial caseira feita à base de pepino, que para além de económica e de fácil preparação, também se revelará extremamente eficaz na eliminação, não só de sardas, como também de manchas e sinais da pele causados pelo sol e idade.

Ingredientes: Pepino descascado; ½ copo de água; Azeite; Farinha Maizena

Como fazer:

Comece por colocar num liquidificador 1 pepino descascado, ½ copo de água e misture tudo até obter uma mistura totalmente homogénea.

De seguida, coe, e no final misture com 1 colher de chá de azeite e farinha Maizena. Antes de dormir, espalhe a máscara no rosto. Deixe atuar durante a noite, e remova-a logo de manhã com água fria.

Repita o procedimento ocasionalmente, e verá que rapidamente verificará uma redução significativa na visibilidade das suas sardas, o que ajudará a conferir um aspeto muito mais jovem e saudável à pele.

O pepino é rico em propriedades nutricionais que contribuirão imenso para clarear a pele, diminuindo assim a visibilidade destas manchinhas. Lembre-se que é importante evitar períodos de exposição prolongada ao sol para evitar o seu reaparecimento.

Nota: Os remédios caseiros descritos usam apenas ingredientes naturais. Eles funcionam de forma eficaz, no entanto, em alguns casos os resultados são mais demorados. Portanto, não fique desapontado/a se não atingir os resultados esperados logo no primeiro dia.

Geralmente, se seguir o processo com diligência todos os dias, leva cerca de duas a três semanas para atingir resultados visíveis. 

Mantenha a rotina durante alguns meses, e verá que a sua pele se tornará não só mais clara, como também mais saudável.

Além disso, tenha em mente que qualquer mudança no clima poderá causar novamente o reaparecimento das sardas.

O nosso conselho será você escolher um ou uma combinação de alguns dos tratamentos naturais mencionados acima e torná-los uma parte da sua rotina diária, mesmo depois das sardas desaparecerem.

Desta forma, não só vai prevenir a formação de sardas, como também irá ajudar a limpar e esfoliar a pele naturalmente para a manter sempre saudável.

O que Procura?
Tratamento caseiro para celulite

Protetor solar

Sardas Causadas Pela Exposição Solar

O Protetor solar não elimina as sardas existentes, mas ajuda, e muito, a prevenir novas manchas. Devemos usar protetor solar durante todo o ano, mesmo quando o tempo está nublado.

Academia Americana de Dermatologia oferece estas dicas:

  • O protetor solar deve ter um SPF de 30 ou superior.
  • Aplique o protetor solar pelo menos 15 minutos antes de sair para o exterior.
  • Reaplique o protetor a cada duas horas, e imediatamente após a natação ou transpiração excessiva.

Tratamento a laser

Tratamento A Laser YAG Q Switched Nd

O tratamento a laser usa uma luz focada e intensa para atingir as áreas danificadas da pele. Existem diferentes tipos de lasers no mercado dermatológico.

De acordo com um estudo realizado em 2015, verificou-se que o Laser YAG Q-Switched Nd com um comprimento de onda de 1064-nm é eficaz para tratar as sardas. Os resultados do estudo mostraram que o tratamento com este laser clareou mais de 50 por cento das sardas em 62 por cento dos participantes.

Tratamento a laser geralmente é seguro. O risco de formação de cicatrizes é bastante baixo. No entanto, podem ocorrer outros efeitos secundários, que incluem:

  • coceira
  • inchaço
  • vermelhidão
  • dureza
  • descamação
  • infecção
  • alterações na cor da pele

Para quem tem histórico de herpes oral, pode haver a necessidade de tomar um medicamento antiviral antes de realizar o tratamento. Isso porque o laser pode estimular um surto de herpes ao redor da boca.

Normalmente são necessárias várias sessões do tratamento para o indíviduo alcançar os resultados desejados.

Criocirurgia

A criocirurgia (crioterapia) utiliza a aplicação de frio extremo sob a forma de nitrogênio líquido para congelar e destruir as células anormais da pele.

Geralmente é um procedimento seguro e não requer anestesia ou grande tempo de recuperação. Alguns efeitos colaterais são hipopigmentação, sangramento e formação de bolhas. Raramente provoca cicatrizes.

Cremes Clareadores

Cremes Clareadores Antes E Depois

Os cremes clareadores estão disponíveis sem a necessidade de receita médica, embora existam algumas soluções mais fortes que exijam receita. Muitos destes cremes contêm hidroquinona, um ingrediente pensado para suprimir a produção de melanina e clarear as áreas escuras da pele.

Os cremes tópicos com hidroquinona podem causar:

  • inflamação
  • secura
  • ardor
  • formação de bolhas
  • descoloração da pele

Em 1982, a Food and Drug Administration (FDA) considerou os produtos branqueadores com até 2 por cento hidroquinona como seguros e eficazes.

Em 2006, novas evidências sobre a substância indicam que esta pode causar câncer e resultar no escurecimento e imperfeições da pele (estudo realizado em ratos).

Ácido retinóico (uso tópico)

O ácido retinoico (retinol) é um composto da vitamina A. É usado para melhorar a pele danificada pelo sol. De acordo com uma avaliação realizada em 2014, os retinóides podem oferecer fotoproteção através da absorção da radiação ultravioleta B. Este benefício pode ajudar a prevenir a formação de novas sardas.

Os cremes de ácido retinóico estão disponíveis com ou sem receita médica. Alguns efeitos colaterais comuns são:

  • vermelhidão
  • pele seca
  • Irritação na pele
  • descamação
  • sensibilidade

Peeling químico

Sardas Antes E Depois Do Peeling Químico

O peeling químico utiliza uma solução química para esfoliar e descascar as áreas da pele danificadas. Para estas manchinhas, normalmente realiza-se um procedimento superficial ou médio contendo ácido glicólico ou ácido tricloroacético, de forma a estes penetrarem nas camadas médias da pele. Uma vez que a pele danificada é removida, será gerada uma nova pele.

Os peelings químicos podem causar temporariamente:

  • ardor
  • descamação
  • vermelhidão
  • irritação
  • crostas
  • inchaço

De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia Dermatológica, após o procedimento a pele pode levar até duas semanas para cicatrizar totalmente.

» Conheça 6 remédios caseiros para manchas

02. setembro 2012 by admin

4 Comentários no Fórum

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *


  1. Olá, isso realmente funciona?

  2. funciona de verdade

  3. Tenho muitas sardas espero mesmo que isso funsione de verdade

  4. tenho muitas sardinhas e espero que osso funcione

Participe no Forum. Deixe a Sua Dúvida ou Comentário

Campos de Preenchimento Obrigatório marcados com *